Energia solar industrial: veja os principais segmentos que utilizam a tecnologia

Energia solar industrial: veja os principais segmentos que utilizam a tecnologia

Tempo de leitura: 

4 minutos

Cada vez mais se procura por fontes renováveis de energia, e essa procura se dá por vários motivos. Entre eles, além da própria preocupação com o meio ambiente, há o constante aumento de preços de materiais como o petróleo e o carvão — grandes responsáveis pela produção de energia hoje.

Dentre tais fontes renováveis, uma que merece destaque é a energia solar industrial, segmento importante da energia solar.

Utilizada pelas indústrias e empresas, ela tem a capacidade de reduzir drasticamente os seus custos, garantindo maior independência e segurança a esse setor da economia que tanto depende de grandes quantidades de energia para funcionar.

Neste post, veremos com mais detalhes quais são os objetivos da energia solar industrial, sua importância e impactos ao meio ambiente. Posteriormente, veremos cinco segmentos que a utilizam e quais benefícios eles tiram desse uso. Interessado? Continue lendo e confira!

O que é a energia solar industrial?

Como o próprio nome sugere, a energia solar industrial é, basicamente, a energia solar adequada ao contexto das indústrias — especialmente por uma questão de diminuição de custos e maior independência perante as distribuidoras de energia elétrica.

A sua relevância hoje se dá porque a energia no Brasil é muito dependente de hidrelétricas, uma energia limpa, mas que causa grande impacto ambiental no local em que é implantada. Além disso, sua eficiência varia de acordo com a vazão dos rios.

A energia solar, por outro lado, além de ajudar na diminuição dos custos, como dissemos, torna as indústrias menos vulneráveis a externalidades e é importante para um desenvolvimento sustentável.

Quais segmentos podem se beneficiar dessa fonte de energia?

Por tudo o que vimos até aqui, a inserção da energia solar industrial oferece vários efeitos e benefícios, tanto aos proprietários das indústrias quanto à população, em geral, e a todo o meio ambiente.

Para ilustrar isso, veremos a seguir os cinco principais segmentos das indústrias que utilizam a energia solar industrial, dando exemplos de aplicação em cada uma delas.

1. Indústria mecânica

A indústria mecânica é caracterizada por produzir bens intermediários, como carros, tratores, caminhões, barcos e outros. Nesse caso, a energia solar é de muito bom proveito.

Isso porque as máquinas utilizadas nesse setor exigem uma grande quantidade de energia para poder funcionar. Logo, quanto mais desse recurso for produzido de forma independente, menor será o gasto da indústria com ele, diminuindo os custos e aumentando o faturamento.

2. Indústria farmacêutica

Para produzir medicamentos e outros produtos necessários para a área da saúde, a indústria farmacêutica possui grandes laboratórios e precisa armazenar, de forma segura, uma quantidade considerável de remédios e produtos químicos.

Isso torna decisiva a demanda desse segmento industrial por energia, pois faz-se necessária a utilização de várias máquinas e instrumentos para viabilizar a produção e o armazenamento. Além disso, é preciso ter em vista que a interrupção dessa energia diminui a qualidade dos produtos, podendo até estragá-los e comprometer produções inteiras.

Nesse sentido, além da economia com a produção energética independente, a indústria se beneficia com o armazenamento da energia solar em grandes baterias, para que seja utilizada quando houver qualquer imprevisto ou queda de luz, preservando os remédios e evitando prejuízos.

3. Indústria moveleira

Essa indústria está relacionada à produção de bens duráveis, como computadores, por exemplo. Assim, a inserção da energia solar industrial também reduz em muito o seu consumo de energia e ajuda a manter a produção em épocas de apagões.

Além disso, com o dinheiro poupado a fábrica pode investir na própria atualização do seu maquinário, na automatização e em outras medidas para otimizar ainda mais a sua produção e eficiência energética.

4. Indústria do vestuário

Esse segmento industrial foi apontado diversas vezes ao longo da história como um vilão do meio ambiente. Atualmente, no entanto, várias indústrias têm adotado medidas para desmanchar essa impressão.

Entre elas, está a adoção de um modelo de produção mais sustentável — o que, além de ajudar o meio ambiente, cria o marketing verde para a empresa. Justamente por isso, e pela redução de custos de que já falamos, a energia solar industrial tem sido empregada nesse setor.

5. Indústria alimentícia

Esse é outro exemplo de uma importante indústria que necessita bastante da energia elétrica para que tudo ocorra bem. Isso porque ela depende equipamentos robustos para a preparação, a refrigeração e o armazenamento de sua produção.

Caso a energia falte, sua produtividade cai e os alimentos correm o risco de estragar. Além disso, obviamente, há de se considerar a economia na conta de energia e o emprego de medidas sustentáveis para a manutenção da qualidade dos produtos.

Por fim, outra vantagem do uso da energia solar industrial em qualquer segmento é a possibilidade de monitorar de perto a produção de energia e a quantidade de irradiação solar captada — o que contribui para que sempre sejam tomadas as medidas necessárias para o aperfeiçoamento do sistema.

Qual é a importância de contratar profissionais especializados nessa área?

Por ser uma área bastante técnica e específica, a captação da energia solar industrial requer o trabalho de profissionais competentes e com experiência, que saibam daquilo que estão tratando.

Considerando todas as qualidades e vantagens citadas até aqui, é fácil afirmarmos que os custos de contratar um profissional para realizar essas tarefas é pouco — na verdade, deve ser visto como um investimento.

Por isso, não tenha receio em procurar profissionais e empresas experientes! Do contrário, ao tentar montar tudo sozinho ou com ajuda de profissionais não especializados, o projeto pode acabar se tornando o famoso “barato que sai caro”.

Enfim, como vimos, a energia solar industrial se mostra uma boa pedida para se tornar um diferencial em vários segmentos industriais existentes. Seus benefícios são vários, mas seu uso requer cuidados e atenção, além da consultoria de profissionais especializados na área, para que não ocorram surpresas desagradáveis e prejuízos.

Então, gostou deste texto? Que tal entrar em contato com a nossa empresa e receber mais informações sobre o assunto? Temos profissionais capacitados para atender você e tirar todas as suas dúvidas!