Energias renováveis: um novo panorama para o século 21

Energias renováveis: um novo panorama para o século 21

Tempo de leitura: 

2 minutos

A energia do século 20 foi gerada, basicamente, a partir de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás). Mesmo no século 21, estes combustíveis ainda representam 80% da energia produzida no mundo. Mas este panorama vem mudando e, cada vez mais, as energias renováveis vão assumindo um papel importante na matriz energética mundial.

O gráfico abaixo apresenta um panorama da produção de energia e suas diversas fontes.

Fonte: José Goldemberg (Biomassa e Energia)

Fonte: José Goldemberg (Biomassa e Energia)

Nossa atual sociedade depende muito das energias de combustíveis fósseis. A parcela de energias renováveis são praticamente insignificantes e as novas fontes renováveis representam 3,4%. A biomassa tradicional aparece com uma determinada representação. Nesse caso ela é utilizada de forma primitiva, pelas populações mais necessitadas, que fazem da lenha uma maneira para obter aquecimento.

No século 19 a biomassa tradicional representava 85% da energia produzida no mundo. Com a revolução industrial, o petróleo e o gás tomaram conta da matriz energética mundial e fundamentalmente essa fonte estabeleceu-se como o principal em função do transporte e da facilidade da extração, principalmente por que a biomassa tradicional requeria muito impacto ambiental e degradação ao solo.

No entanto, a matriz energética passou e ainda está passando por uma grande modificação. Os próximos 80 anos, tornarão as energias renováveis predominantes no mundo, com uma diminuição significativa dos combustíveis fósseis que possuem limitações físicas e agridem muito o meio-ambiente.

Fonte: World Energy Assessment

Fonte: World Energy Assessment – WEA. 2004; Energy and the challenge of sustainability. United Nations Development Programme: Overview 2004 update.

Com a diminuição das fontes como o petróleo, gás e carvão a tendência é um crescimento significativo da energia solar e também da energia da biomassa.

O sol é uma fonte inesgotável de energia e, atualmente, as formas de obter energia através da radiação solar estão sendo pesquisadas de maneira ampla, sendo que atualmente a geração de energia elétrica através do efeito voltaico já é mais barato que muitas fontes convencionais de geração de energia elétrica, revolucionando a forma de pensar a energia elétrica e também de contribuir com uma sociedade sustentável.

A biomassa moderna também possui um potencial gigantesco, fundamentalmente aliada a energia do sol que atinge os 1,5 bilhões de hectares de plantações existentes no mundo. Esse potencial poderia abastecer até 3 vezes o volume de energia produzido no mundo atualmente._