Entenda como a energia solar interfere na valorização do imóvel

Entenda como a energia solar interfere na valorização do imóvel

Tempo de leitura: 

5 minutos

Um imóvel considerado sustentável pode ser valorizado em até 30%, de acordo com a Green Build Council Brasil. A valorização do imóvel se dá devido ao crescimento da procura pelas casas que contribuam positivamente com o meio ambiente. Isso está fortemente relacionado às previsões dos impactos ambientais para os próximos anos, com significativas alterações no clima, extinção de diferentes espécies e os estragos na camada de ozônio.

É pertinente que a sociedade esteja alerta sobre essas mudanças e busque se harmonizar mais com a natureza. Por isso, a ideia de preservação ambiental e ecologia se tornou uma tendência por meio do incremento de produtos sustentáveis. Ainda que o custo de instalação de um sistema que aproveita a energia solar possa ser elevado, esse valor é compensado ao longo dos anos, devido às suas vantagens. E são elas as responsáveis pelas interferências positivas na valorização do imóvel.

Por isso, entenda, a seguir, porque a energia solar é um investimento lucrativo para o seu imóvel. Continue a leitura e confira!

Redução considerável dos gastos com energia elétrica

Considerando o valor alto das tarifas de energia elétrica, o investimento em um sistema de energia fotovoltaica oferece um bom custo-benefício. Quem acredita no sistema de energia solar e conhece os benefícios com as tarifas se dispõe a pagar mais caro pelo imóvel, tendo por meta a obtenção de incrível economia futura.

A energia solar pode ser aproveitada, mesmo longe das redes de distribuição. Porém, se os painéis fotovoltaicos forem instalados de forma integrada ao sistema elétrico de uma empresa, a energia gerada e não consumida pode ser aproveitada e convertida em créditos. Na conta de energia seguinte, esse crédito serve para reduzir o valor cobrado. Tudo de acordo com a regulamentação nº 482/2012 da ANEEL.

Instalação de um sistema ecologicamente sustentável

A sustentabilidade por si só deveria ser razão suficiente para justificar esse investimento. É a consciência dos cidadãos que fará com que os problemas ambientais enfrentados pelo planeta sejam, se possível, amenizados. É isso o que devemos fazer em prol das futuras gerações. Portanto, instalar um sistema ecologicamente sustável significa valorizar a perpetuação dos seres humanos e do próprio planeta.

A energia solar é limpa, não agride o meio ambiente e não estimula o aquecimento global. Afinal, não emite gases de efeito estufa, nem gera resíduos poluentes. A energia solar é completamente reciclável e eficaz. Em comparação com a energia elétrica proveniente das usinas hidrelétricas, a energia solar é mais abundante, pois não fica sujeita ao regime de chuvas. Com a tecnologia atual, mesmo em dias nublados ou chuvosos, o sistema de energia solar funciona muito bem.

Adesão ao selo verde

Aderir ao selo verde significa comunicar suas ações de responsabilidade ambiental para as outras pessoas. Para as empresas, essa atitude funciona até mesmo como uma ação de marketing para seus clientes e fornecedores.

Trata-se de uma forma de posicionar o seu imóvel como pioneiro ou uma boa referência em sustentabilidade — o que com certeza aumenta a valorização do negócio. Essa é uma sinalização ao mercado de que a empresa tem uma conduta benéfica de longo prazo.

Facilidade de manutenção

O sistema é simples e. apesar do processo de instalação ser complexo, ele não interfere na natureza e oferece incrível facilidade de manutenção. A limpeza dos painéis e equipamentos só precisa ser feita, normalmente, a cada ano. Isso porque a chuva pode fazer um excelente trabalho de limpeza nos seus painéis.

Se no local do seu imóvel não chover muito, a manutenção é indicada a cada seis meses, devido à maior influência da poluição, poeira, folhas e outros resíduos. A limpeza direta das placas solares é fácil de ser cumprida, não se esquecendo de seguir os procedimentos de segurança indicados. Por isso, é interessante contratar uma equipe profissional para realizá-la.

Sistema de alta durabilidade

A vida útil de um sistema fotovoltaico é de cerca de 30 anos. Um número bastante superior ao tempo de retorno do investimento, que no Brasil costuma ser de 5 a 10 anos, de acordo com a quantidade de energia gerada pelo sistema e tarifas de energia elétrica cobradas no lugar. Logo, o período de benefício é 4 vezes maior do que o valor que será investido no equipamento.

Importância do sistema de energia solar

O sistema de energia solar é uma forma de incentivar as práticas sustentáveis. A sociedade, a cada ano, demanda mais abastecimento energético. O sistema de energia solar apresenta-se como uma alternativa promissora: além de inesgotável, não é agressiva para o planeta e sua atmosfera.

Devemos considerar que a energia solar é uma fonte de energia abundante e acessível em grande parte do Brasil. A localização geográfica do nosso país, somada às suas características naturais, o posiciona com a possibilidade de se tornar uma grande potência na produção de energia fotovoltaica. O índice de insolação em todo o nosso território é elevado e fornece mais de 1GW de fonte de energia solar.

Implementação correta para conquistar a valorização do imóvel

O processo de instalação do sistema no seu imóvel requer uma equipe técnica especializada. Fazer um painel fotovoltaico caseiro oferece uma série de riscos, como choques e mal posicionamento, além da redução na eficácia do sistema. É imprescindível solicitar um projeto a uma empresa especializada em energia solar, visto que só ela poderá dimensioná-lo de forma correta.

É o engenheiro responsável pelo projeto quem identifica o consumo energético do seu imóvel e poderá estimar o tamanho e o tipo de equipamento (relacionados à frequência, potência e à tensão). Em seguida, é preciso solicitar o acesso à rede distribuidora de energia elétrica na região para que essa realize uma vistoria no sistema depois que tudo estiver instalado. Assim, após o cumprimento de todos os testes, o sistema é liberado para operação.

A instalação interfere muito pouco no sistema elétrico do seu imóvel e pode ser totalmente personalizada, de acordo com as necessidades dos moradores. Um número determinado de painéis pode ser instalado inicialmente e, caso seja necessário, outros podem ser instalados e integrados ao sistema mais tarde, sem quaisquer problemas.

Você pode alimentar sua casa ou empresa com um sistema benéfico para o meio ambiente, usando uma energia limpa e ainda garantir economia das tarifas de energia e a valorização do imóvel. E isso já é uma realidade. Se essa opção será cada vez mais usada no futuro, então por que não ser um dos pioneiros no seu aproveitamento?

Agora que você entende a relação dos benefícios da instalação de um sistema fotovoltaico com a valorização do imóvel, entenda como funciona a energia solar. Até a próxima!