Financiamento de energia solar: conheça as linhas de crédito do BNDES para energia renovável

Financiamento de energia solar: conheça as linhas de crédito do BNDES para energia renovável

A RES. 482 da ANEEL entrou em vigor em 2012, permitindo o sistema de compensação de energia e como consequência a viabilização técnica da geração distribuída. Dentro desse novo modelo, no qual o consumidor é um participante ativo do sistema, a difusão da geração distribuída foi muito lenta, principalmente nos primeiros anos, também devido à dificuldade de financiamento de energia solar.

Nos últimos 2 anos passamos a ter um crescimento muito grande, principalmente com a energia solar fotovoltaica. Na minha visão, três fatores contribuíram para essa aceleração:

  • Aumento no preço da eletricidade;
  • Queda no preço da solução;
  • Aumento das opções de crédito;

Dentro desse contexto a expansão se deu principalmente em projetos residenciais e pequenos comércios, até por que a viabilidade financeira se apresentava mais promissora nesses cenários.

Entretanto, o anúncio recente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) de linhas de crédito para energia renovável foi um grande marco para a expansão da energia solar no Brasil, principalmente na indústria, comércio e agronegócio. Agora há possibilidade de financiamento de energia solar, financiando 100% dos equipamentos em prazos longos (até 10 anos).

Essa modalidade realmente vai impulsionar a penetração da energia solar nesses outros setores, onde até o momento a adesão era pequena.

 

Linhas de crédito do BNDES para energia renovável

São várias as linhas de crédito do BNDES para energia renovável. Mas, existem alguns critérios para poder usufruir dessas linhas. Em resumo o BNDES, financia equipamentos nacionais e soluções com código FINAME. Dentro disso, existem inúmeras variações, para atender diversos públicos.

Quer saber quais as linhas de crédito estão disponíveis? Continue lendo e veja qual mais se encaixa no seu negócio!

 

BNDES Renovável

Financia sistemas até 375kWp com código FINAME e que estão habilitados na Relação dos Bens, Máquinas e Equipamentos Habilitados

Juros – TLP (6,84%) + 5,05% = 12,28% a.ano

Prazo total de 120 meses com até 24 meses de carência, sendo que no período da carência o cliente paga somente os juros.

Nessa modalidade pode ser agregado até 30% de capital de giro nas mesmas condições do equipamento.

Público: Indústrias e Comércios de todos os portes.

 

FUNGETUR

Financia até 100% da operação, para clientes cadastrados no Cadastrur. As taxas de juros são próximas de 10% a.ano, com carência de 12 meses e um parcelamento em até 60 meses

Público: Empresas associadas ao turismo.

 

Fundo Clima

Financia até 80% do projeto, com juros de 4,5% A.Ano, com carência de até 24 meses e operação em 144 meses.

Público: Empresas dos diversos segmentos

 

INOVAGRO

Financia até 100% do projeto. Nessa modalidade tanto o Produtor Rural Pessoa física pode acessar a linha, assim como empresas que trabalham com o agronegócio. A taxa é de 6% a.ano com 2 anos de carência e até 120 meses para fazer o pagamento.

Público: Empresas do Agronegócios e Produtores Rurais

Todas essas opções de financiamento abrem um leque de opções para que a energia solar se difunda com maior força em nosso país. Além disso, valoriza a indústria local dos módulos e demais componentes que nesse cenário começa a crescer e tornar a solução cada vez mais acessível.

Outro mito que se estabeleceu nesses primeiros anos de mercado de energia solar, é que a solução com produtos nacionais era bem mais caras que as soluções com equipamentos importados. Essa realidade vem mudando muito, principalmente com a consolidação das fábricas aqui no Brasil. Hoje a diferença é mínima, permitindo portanto que o arranjo financeiro do projeto com a linha da BNDES seja mais viável para muitos clientes.

O apoio do BNDES vai certamente difundir ainda mais a tecnologia e tenho certeza que vários projetos vão começar a ser viabilizados em 2019.

Quer saber mais sobre as linhas de financiamento de energia solar e instalar um sistema usufruindo de todos esses benefícios? Entre em contato conosco, pois somos fornecedores do BNDES e podemos te ajudar!

POSTS RELACIONADOS