Franquia de energia solar é um bom negócio? Saiba tudo aqui!

Franquia de energia solar é um bom negócio? Saiba tudo aqui!

Tempo de leitura: 

5 minutos

Caso você esteja pensando em investir em uma franquia de energia solar, saiba que este mercado vem se desenvolvendo no Brasil — apesar de ainda ser um mercado relativamente pouco explorado quando comparado ao segmento em países europeus e nos Estados Unidos.

A ANEEL revelou que, desde 2013, a quantidade de conexões de microgeração de energia teve um aumento considerável: de 23 para 30.900 (99% desse total equivale a energia solar). Isso acontece porque muitos consumidores veem nos sistemas fotovoltaicos uma saída para os altos custos com a energia elétrica tradicional no Brasil. Além disso, devido ao clima tropical, a geração de energia solar no país apresenta um campo vasto.

Nesse contexto, investir nesse segmento como forma de gerar lucros pode ser um bom negócio. A franquia de energia solar é uma boa opção. Saiba mais sobre o assunto lendo o artigo!

Modelos de franquia de energia solar

A franquia de energia solar funciona basicamente como qualquer outra franquia. Ela apresenta dois modelos de negócio:

  • modelo pocket;
  • modelo loja.

O modelo pocket foi desenvolvido para um espaço que não apresente fachada, como as salas comerciais, coworkings e escritórios.

O segundo modelo é completo, apresentando todos os elementos, como a fachada e a instalação do espaço físico.

Vantagens de investir em uma franquia de energia solar

A franquia de energia solar oferece muitas vantagens ao investidor. Conheça algumas abaixo.

Confiabilidade dos projetos

Com a ajuda de uma ferramenta específica, a empresa franqueadora faz o orçamento preciso dos projetos de microgeração de energia solar.

Equipe de engenheiros

A empresa que franqueia conta com uma equipe técnica altamente qualificada, composta por engenheiros que dão suporte contínuo aos franqueados na negociação e na instalação do sistema.

Assistência técnica especializada

A empresa dispõe de parceria que oferece assistência em inversores e também tem sua própria equipe especializada para prestar atendimento pós-venda ao cliente.

Expertise comercial

A experiência no mercado é um importante diferencial para quem deseja iniciar em qualquer segmento. O know-how do franqueador é um fator que favorece o franqueado, mesmo que ele disponha de pouca experiência e conhecimentos no setor de geração de energia solar.

Segurança financeira

A empresa oferece ao cliente a segurança financeira de que precisa, compartilhando com ele o sucesso e estabilidade de suas próprias operações de venda.

Melhoria anual do retorno do investimento

A cada ano, os custos com energia elétrica tradicional ficam mais altos. Dessa forma, o tempo de retorno sobre o investimento (payback) em um sistema de energia fotovoltaica fica menor.

Até o ano de 2020, 75% das contas de luz domiciliares alcançarão um patamar em que o payback do sistema fotovoltaico será, no máximo, de 4 anos.

Tamanho do mercado

O mercado de energia solar em nosso país está calculado em um total superior a R$ 500 bilhões até 2050.

Melhor forma de entrar no mercado de franquia

Para se tornar um fraqueado, é importante seguir alguns passos. Vale a pena fazer um curso de energia solar. Pode ser um curso mais geral com uma empresa que atue no mercado. Depois, podem ser feitos cursos técnicos.

Quanto mais você aprender sobre energia solar, mais fácil será ingressar em uma franquia, pois terá mais conhecimentos sobre o assunto, ou seja, estará mais capacitado.

Outra dica é fazer uma pesquisa de campo para saber como é o mercado consumidor na região em que mora. Se o sistema fotovoltaico já é muito usado, se existe muita oferta (inclusive na forma de franquias), como é o nível de conscientização do público a respeito do assunto.

A busca por parcerias consolidadas é outro passo importante. Você deve encontrar empresas especializadas que ofereçam soluções confiáveis. As condições de negócio oferecidas pelo franqueador devem ser satisfatórias para as duas partes. As marcas mais conhecidas e com boa reputação devem ser as preferidas, já que oferecem melhores garantias e condições.

Tome cuidado com valores baixos demais, pois nem sempre são a melhor opção. Podem ser baixos, mas não oferecem atendimento/suporte de boa qualidade, não contam com profissionais mais capacitados, não oferecem total confiabilidade.

Sem dinheiro, você nunca conseguirá começar negócio nenhum. Por isso, é importante economizar capital para dar início ao seu empreendimento. Os valores de franquia, geralmente, implicam em menos gastos que os de um negócio próprio, oferecendo um melhor custo-benefício.

Gastos com franquia envolvem as taxas de franquia e royalties, bem como com os equipamentos. É importante se atualizar sobre valores para ter uma noção do quanto será necessário economizar.

Defina o percentual de lucratividade. Não entre em um negócio sem avaliar as despesas e o potencial de receita. Afinal de contas, todos precisam ganhar e um negócio vantajoso é o que oferece boas perspectivas de venda e de expansão.

Dicas para escolher uma boa franquia

Já falamos o quanto é importante fazer uma boa parceria, escolhendo uma empresa idônea para a franquia de energia solar. Daremos outras dicas para escolher bem seu franqueador.

Avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento fornecido pela empresa em que estão descritas todas as condições de uso e de operação do negócio. Um advogado poderá ajudar a analisar a COF antes de você assinar o contrato.

Outra dica é conversar com algum franqueado, alguma pessoa que já seja cliente da empresa franqueadora. Ela poderá detalhar os pontos fortes e fracos da parceria.

Outro fator relevante é que a empresa integre a ABF, Associação Brasileira de Franchising. É a comprovação de que ela pratica a modalidade de negócio conforme determina a legislação brasileira.

Avalie o plano de negócio proposto pelo franqueador com um contador de sua confiança. Observe se o total do faturamento médio é realista e se o payback é satisfatório (geralmente, o tempo de retorno em franquias é entre 3 a 5 anos).

Fique atento aos custos trabalhistas e fiscais, considerando todas os encargos e taxas. A não observância desses pontos pode gerar problemas, como multas e outras penalidades. A indisposição com os órgãos do governo acaba levando o negócio à falência.

A franquia de energia solar é uma boa opção para quem deseja empreender visando negócios lucrativos, cuja tendência é o crescimento ao longo dos anos.

Está interessado em começar uma franquia no segmento da energia solar, com sistemas fotovoltaicos? Seja um franqueado da HCC Engenharia e invista no setor energético que mais tem crescido nos últimos anos.