Guia prático para ser um empreendedor de sucesso!

Ser empreendedor de sucesso no Brasil é uma tarefa que exige muita dedicação e o emprego de estratégias corretas para se diferenciar no mercado e tornar o negócio próprio rentável e lucrativo. Apesar de todos os desafios que essa carreira apresenta, ela é o sonho de várias pessoas que objetivam gerar recursos trabalhando para si próprias.

Ser dono do seu próprio negócio significa ter mais liberdade e autonomia no processo decisório, escolher o ramo de mercado no qual pretende atuar e colocar em prática todas as ideias e planejamentos para se diferenciar da concorrência e agradar os clientes.

Ficou interessado em saber como ser um empreendedor de sucesso no Brasil, a importância dessa iniciativa e que táticas podem ser utilizadas para conseguir êxito nessa carreira? Então, continue a leitura que preparamos um guia completo para esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

 

1. O que é ser um empreendedor?

A maioria das pessoas associa a imagem de um empreendedor a um indivíduo sonhador, que teve coragem e ousadia para colocar em prática os seus planos de dar início a um estabelecimento empresarial e busca modificar a realidade na qual está inserido.

Essa realmente é a realidade da maioria das pessoas que iniciam um negócio próprio e ingressam no mercado escolhido. No entanto, muitas pessoas veem apenas os resultados que foram alcançados pelo empreendedor de sucesso, ignorando que toda a prosperidade e êxito foram conquistados com base em esforço, dedicação, noites em claro e muito estudo.

Nesse sentido, podemos conceituar o empreendedor como aquele indivíduo determinado e focado nos seus objetivos que, por meio de exaustivos estudos e análises de mercado, definiu um setor mercadológico para atuar e desenvolveu estratégias para conquistar clientes e colocar os seus produtos ou serviços em evidência.

Alertamos ainda que o empreendedor de sucesso é aquele que se define como um eterno aprendiz. Todos os dias, ele busca se fortalecer com as novas experiências e passa a aplicar todo o seu conhecimento de forma diferente. Essa é uma das características daqueles que, mesmo diante do reconhecimento, mantêm a humildade e tendem a alcançar lugares cada vez mais altos no mundo empresarial.

 

2. Qual é a importância de ser empreendedor?

Em um mundo onde as crises financeiras são constantes e o desemprego atinge patamares assustadores, o empreendedorismo mostra-se essencial para mover a economia do país e garantir que todas as pessoas possam ter acesso a um trabalho digno para garantir o sustento das suas famílias.

Ser empreendedor é fundamental para a geração de riquezas de um país. Essa atitude faz com que a nação cresça no cenário econômico mundial e promove um fluxo de capital muito interessante para alavancar vários setores. Além disso, há a melhora na condição de vida das pessoas, com a geração de emprego e melhora no poder de consumo.

É por esse motivo que se diz que, quando um empreendedor inicia o seu ofício, ele passa a ser responsável não só por si mesmo, mas também pela quantidade de pessoas que passa a empregar e até mesmo a inspirar. Esses fatores tornam a profissão de empreendedor ainda mais desafiadora e deixam os resultados positivos ainda mais satisfatórios.

Outro fator fundamental é que o empreendedor inicie a atividade depois de muito estudo e análises muito bem fundamentadas no mercado. Essa iniciativa garante aprimorar os conceitos de diferencial competitivo e formas de conquistar clientes e fidelizá-los aos ideais da empresa. Portanto, além de todos os ganhos que o novo empresário observará para si próprio, ele detém também uma grande responsabilidade consistente no desenvolvimento social.

Além de todos os pontos apresentados, atualmente vem à tona a necessidade de que os donos de empresas também estejam atentos a questões ligadas ao meio ambiente e ao uso consciente de recursos naturais.

É o chamado empreendedorismo sustentável, que leva várias pessoas a ingressarem em ramos do mercado que não agridam o meio ambiente, pensando nas gerações futuras. Como exemplo, podemos citar o investimento em energia solar, que vem crescendo muito e leva várias pessoas a se tornarem franqueados nessa iniciativa.

Além dos benefícios já citados, como a geração de renda e melhora na economia nacional, esse novo conceito de empreendedorismo promove uma imagem mais responsável de novos negócios que vão surgindo. Além do mais, essa preocupação com o desenvolvimento sustentável e emprego de processos que não agridam a natureza geram diferencial competitivo e maximização dos lucros.

 

3. Quais são os principais empreendedores de sucesso para se inspirar?

Agora que conhecemos o conceito de empreendedor e a importância que esse ofício tem na economia e na vida das pessoas, vamos fazer uma análise da vida de alguns empreendedores de sucesso. Saber como eles iniciaram as suas atividades e de que forma a trajetória deles foi traçada é essencial para evitar alguns erros e se inspirar em algumas ações.

Além de tudo, conhecer a história de pessoas de sucesso faz muito bem para que elas sirvam de referência e reconhecer que elas também enfrentaram dificuldades. Desse modo, se verifica que as conquistas são fruto dos esforços diários, plantados com muito suor e dedicação.

 

3.1. Abílio Diniz

Para começar nossa relação de empreendedores de sucesso que podem inspirar você, vamos a um dos maiores empresários do nosso país. O dono do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, é um dos grandes pioneiros do empreendedorismo no Brasil. Suas ideias foram postas em prática em meados das décadas de 70 e 80 e permanecem em vigor, com muito sucesso, até hoje.

Entre as características que identificam esse empresário, verifica-se a humildade e a tolerância em resolver e enfrentar problemas. Além disso, Abílio é um eterno estudioso e está constantemente se aprimorando com as novas técnicas de mercado e com as experiências do dia a dia. Essa é outra atitude que demonstra que, independentemente do sucesso alcançado, um empreendedor deve estar sempre se aprimorando.

 

3.2. Bill Gates

Apesar de não serem brasileiros, há empreendedores de sucesso que não podem deixar de constar em listas de referências na profissão. O americano Bill Gates é uma dessas pessoas. O dono do grupo Microsoft tornou-se uma das pessoas mais conhecidas e bem-sucedidas no mundo. Sua ousadia em investir no ramo da computação e desenvolvimento de softwares já lhe garantiu algumas vezes o prêmio de homem mais rico do mundo.

Porém, mesmo com todo o sucesso, fama e reconhecimento, Gates nunca perdeu a sua humildade e vontade de ajudar os mais necessitados. Há vários projetos sociais ao redor do mundo que são patrocinados por ele, o que o torna ainda mais admirado por todos os seus fãs.

 

3.3. Mark Zuckerberg

O nome de Mark Zuckerberg certamente é um dos mais famosos em todo o planeta. Esse empreendedor de sucesso atingiu níveis de prosperidade fora do comum ao desenvolver a rede social mais famosa da atualidade, o Facebook.

Persistente e muito obstinado, ele é reconhecido por proporcionar aos seus colaboradores um ambiente ímpar para trabalharem e desenvolverem a sua carreira nos quadros da empresa. Mais um aprendizado que podemos ter é que a valorização daqueles que trabalham com você é essencial para que o negócio próprio consiga êxito.

 

3.4. Luiza Helena Trajano

É impossível falar em empreendedores de sucesso e não citar figuras femininas. As mulheres também se destacam quando o assunto é desenvolver negócios próprios. Uma das referências nacionais entre empresárias é a paulista Luiza Helena Trajano, fundadora do conjunto de lojas de varejo Magazine Luiza (e empresas integradas).

Entre as várias qualidades dessa empreendedora de sucesso, estão a sua reconhecida humildade na lida com os colaboradores da empresa e uma capacidade incomum de encontrar soluções para os mais diversos tipos de problemas.

Luiza Helena também se destaca pela capacidade altruística. Lidera vários grupos de mulheres ao redor do Brasil, dando dicas e proporcionando ensinamentos de como se destacar em um ramo que já foi tão dominado por homens.

 

4. Quais as características de um empreendedor de sucesso?

Quando nos deparamos com uma lista de nomes de empreendedores de sucesso, percebemos que cada uma das suas histórias têm particularidades. No entanto, constatamos também que algumas características acompanham todos eles, e que esses atributos positivos devem ser desenvolvidos por uma pessoa que deseja obter êxito no mundo empresarial.

Vamos observar agora algumas características marcantes em empreendedores de sucesso.

 

4.1. Ousadia

Não poderíamos iniciar a lista de características de empreendedores de sucesso sem falar na ousadia que esse tipo de carreira requer. Essa característica está muito ligada ao não comodismo e a acreditar que é possível chegar ao topo, independentemente da opinião das outras pessoas.

Você acha que, quando Bill Gates disse para as pessoas próximas que desenvolveria sistemas relacionados a computação, todos apoiaram a ideia, sobretudo em uma época que o computador tinha menos importância na vida das pessoas? Pois bem, ele ousou, foi inovador e hoje colhe os frutos da sua capacidade de visão!

Por isso, um empreendedor de sucesso deve ser mais que um visionário, ele deve ter a ousadia necessária para colocar os seus planos em prática e trabalhar incansavelmente para que o êxito seja alcançado. Desse modo, ele aproveita as oportunidades de modo favorável e, certamente, atinge os resultados esperados na sua carreira.

 

4.2. Determinação

Pessoas acomodadas dificilmente alcançarão sucesso em qualquer ramo que seja. No mundo empresarial, muito menos. Esse segmento está cheio de pessoas capacitadas, e é preciso se diferenciar de alguma maneira. Essa maneira é o esforço e o trabalho incessante.

Um empreendedor de sucesso é uma pessoa determinada que confia totalmente nos seus objetivos. Para isso, ela acorda cedo e dorme tarde, se for preciso, todos os dias. O empresário de destaque é aquele que confia no seu potencial e se esforça para realizar todos os seus planos. O sucesso virá em pouco tempo e será a consequência de todas as ações diárias.

 

4.3. Capacidade de planejamento

Outra virtude de um empreendedor de sucesso deve ser a sua capacidade de planejar suas ações. Um dos primeiros ensinamentos para qualquer pessoa que deseja ingressar no mundo empresarial por meio de um negócio próprio é sempre estar cercado de estratégias e táticas para ter controle sobre os acontecimentos.

Quando o empreendedor se planeja, ele tem a noção exata de todos os rumos que o seu negócio deve tomar. Desse modo, ele consegue acompanhar os resultados e traçar novas medidas a serem implementadas. Por isso, um empresário deve ser uma pessoa com uma capacidade de planejamento aguçada e, além disso, deve direcionar os seus passos de acordo com aquilo que foi traçado.

 

4.4. Liderança

Certamente você já deve ter ouvido falar das diferenças existentes entre ser um líder e ser um chefe. Esses conceitos se confundem, mas saber distingui-los é essencial para definir um empreendedor de sucesso.

O chefe é aquele que está em uma posição de comando na empresa e determina que os colaboradores executem alguma atividade. Esse profissional geralmente não é bem quisto nos quadros empresariais e não participa dos resultados positivos da empresa. Ele é uma pessoa que dá ordens e recebe os frutos financeiros das ações de outras pessoas.

O líder, por sua vez, também está na posição de comando dentro de uma empresa; no entanto, ao invés de ser apenas um mero direcionador de ações, ele é um incentivador de pessoas. O líder é aquele que serve de exemplo para todo o quadro de colaboradores, que direciona as suas ações, mostra como fazer e, algumas vezes, até as executa acompanhado do seu time.

Para um empreendedor de sucesso, compreender o conceito de liderança é essencial. Com essa atitude, toda a equipe se mantém engajada, e os lucros da empresa são maiores. É um atributo positivo fundamental para todo empresário que deseja obter êxito na sua atividade.

 

4.5. Perseverança

Desistir deve ser uma palavra banida do dicionário de todo empreendedor de sucesso. Todas as pessoas que ingressam no mundo empresarial têm dificuldades, e alguns desses obstáculos desanimam bastante, colocando em xeque a continuidade do empreendimento. No entanto, o que separa as pessoas que têm êxito das que não têm é a perseverança.

Cheque as histórias dos empresários que são referência para você; com certeza, eles enfrentaram várias dificuldades e pensaram em desistir. Se tivessem feito essa escolha, jamais chegariam onde estão e seriam apenas mais uma pessoa que empreendeu, mas não teve a determinação necessária para prosseguir com o seu sonho.

Portanto, persevere! Os obstáculos aparecem para todos que iniciam no mundo dos negócios. Mantenha-se firme nos seus objetivos e confie no planejamento traçado. Desse modo, você se diferencia dos demais e certamente terá sucesso no seu segmento mercadológico.

 

5. Quais as dicas para ser um empreendedor de sucesso?

Agora que sabemos a importância de ser um empreendedor e quais as características positivas as pessoas que têm sucesso nessa carreira ostentam, vamos analisar algumas dicas práticas para prosperar nessa atividade e se diferenciar dos concorrentes.

 

5.1. Faça análises de mercado

Como dissemos, é essencial que o empreendedor sempre pesquise antes de iniciar em qualquer segmento do mercado. Só assim ele passa a entender como funciona o setor em que está ingressando e traça as suas estratégias de atuação.

Por exemplo, você pode verificar se há espaço para as suas ideias entre os consumidores daquele tipo de produto, se já alguma saturação daquele modo de serviço, se estratégias como as suas já foram implementadas e não deram certo, etc.

Por isso, analise o mercado, trace perfis de clientes que você precisa agradar, veja possibilidades de fornecedores, desenvolva uma planilha de lucros e gastos e, principalmente, veja como os seus concorrentes em potencial atuam. Desse modo, fica fazer um planejamento e elaborar estratégias de atuação direcionadas a ser um empreendedor de sucesso.

Se o seu interesse é empreender no setor de energia solar, a imagem abaixo leva a um vídeo que apresenta um panorama do setor. Não deixe de assistir!

 

 

5.2. Ouça os seus clientes

Saber as necessidades da clientela é essencial para que um negócio atinja sucesso no mercado. Ora, são eles que consumirão os seus produtos ou serviços e serão a fonte principal dos lucros da sua empresa. Por isso, ouvir os fregueses é fundamental para que uma empresa esteja sempre no caminho certo.

Desse modo, faça pesquisas entre os seus consumidores. Descubra se eles estão satisfeitos com os produtos oferecidos, com o prazo de entrega, com a forma que são tratados pelos seus colaboradores, etc.

Receber esse tipo de feedback é essencial para que o gestor direcione suas ações de acordo com os anseios do público-alvo e possa alcançar resultados mais positivos. Essas ações otimizarão os processos empresariais e potencializarão os lucros de modo significativo.

A HCC, por exemplo, fez uma pesquisa com todos os clientes do ano de 2018 para avaliar o grau de satisfação com o atendimento e os serviços da empresa. E adivinhe só: 97% deles gostaram do nosso trabalho! Se quiser captar algumas dicas, assista ao vídeo abaixo.

5.3. Peça ajuda

Um dos maiores erros de empresários é seguir com o seu empreendimento por conta própria, sem pedir ajuda de nenhum especialista. Hoje em dia, há pessoas que podem direcionar a empresa ao caminho do crescimento e dos bons resultados. Contar com elas pode ser um grande diferencial para se tornar um empreendedor de sucesso!

Um mentor em assuntos empresariais é muito útil na otimização dos processos de todos os setores da empresa e na tomada de decisões. Com o auxílio de especialistas, as chances de se tornar um empreendedor de sucesso aumentam consideravelmente.

 

5.4. Seja inovador

Em um mercado tão competitivo e com tantas oportunidades, ser inovador é algo que passou a ser questão de sobrevivência. As pessoas já estão cansadas das mesmas soluções para os problemas apresentados. Se você desenvolve as mesmas práticas dos seus concorrentes, passa a ser só mais um no mercado e não coloca o seu nome em evidência.

Por isso, busque maneiras de se diferenciar. A inovação precisa estar “nas veias” do empreendedor, e pode se manifestar de várias maneiras:

  • no modo de gestão;
  • no atendimento ao cliente;
  • nos serviços oferecidos;
  • entre outros.

Quando o empresário age dessa maneira, tem grandes chances de se tornar um empreendedor de sucesso, pois passa a oferecer ganhos que não estavam presentes no mercado. Assim, a empresa passa a ser referência para os consumidores e maximiza os seus lucros.

 

6. Quais os benefícios de ser um empreendedor de sucesso?

Para finalizar, vamos ver alguns benefícios que um empreendedor que consegue êxito na sua atividade vai experimentar.

 

6.1. Liberdade e autonomia

Quando você se torna empreendedor, você passa a ser o seu próprio chefe. As decisões devem ser tomadas por você mesmo, e a sua dedicação influenciará diretamente os seus rendimentos mensais.

Além disso, há uma maior flexibilidade de horários e compromissos, o que provoca um aumento na qualidade de vida. Se você consegue fazer o seu trabalho de forma eficiente em um menor espaço de tempo, pode aproveitar o restante do dia com as pessoas que você ama sem que isso prejudique a produtividade da empresa.

 

6.2. Melhores rendimentos financeiros

Quando se trabalha como colaborador em uma empresa, há um salário pré-determinado que será o recebido no final do mês. Quando se chega ao patamar de ser um empreendedor de sucesso, os seus rendimentos serão maiores de acordo com a lucratividade da empresa no mês.

Ou seja, quanto mais o empresário se dedica e utiliza estratégias corretas na administração do seu negócio, mais recompensadores serão os rendimentos no final do mês. Essa é uma das grandes vantagens de trabalhar para si próprio: você vê a sua dedicação e esforço se transformarem em recursos para investir e dar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que você ama.

 

6.3. Tornar-se referência

Quando você atinge o nível de empreendedor de sucesso, você passa a ser um líder de pessoas e influencia não só as decisões que elas devem tomar dentro da empresa, como também os caminhos que seguirão fora dela.

Com suas atitudes, você passa a ser referência para várias pessoas próximas a você que sonham em empreender e obter êxito no universo empresarial. Isso é extremamente gratificante e só aumenta a vontade de continuar fazendo um excelente trabalho, com muita humildade, para que mais pessoas se espelhem e cheguem ao topo nos negócios.

Portanto, percebemos que ser um empreendedor de sucesso não é tarefa fácil, mas, com as estratégias adequadas, é possível atingir esse patamar. Nossa dica é: dedique-se bastante, trabalhe muito e tenha sempre perseverança; assim, os frutos serão colhidos, com toda a certeza. Seja um líder dentro da sua empresa e não tenha medo de empreender, dessa forma você será capaz de usufruir de incontáveis vantagens que recompensarão todo o seu esforço e dedicação.

Gostou de ter acesso a esse completo guia de como ser um empreendedor de sucesso? Então, acesse o nosso blog e descubra como desenvolver o perfil de um empreendedor de franquias!

Afinal, empreendedor não é só quem inicia um negócio próprio, não é? Dependendo do caso, aderir a uma franquia pode ser até mais vantajoso… Se quiser saber mais sobre esse modelo de negócio, e, mais especificamente, sobre a sua aplicação no mercado de energia solar, clique na imagem abaixo e fale com um de nossos consultores!

POSTS RELACIONADOS