HCC Energia Solar marca presença no Fórum GD Sul

Nos dias 05 e 06 de junho, participei do Fórum GD da Região Sul, em Florianópolis (SC), um evento que ganha cada vez mais força no setor solar fotovoltaico nacional. Fazendo um comparativo com o evento do ano passado, realizado em Porto Alegre, pode-se dizer que o crescimento do evento seguiu a mesma linha de crescimento da geração distribuída no Brasil, o que mostra um amadurecimento do mercado e de todas as suas cadeias de trabalho. Fico muito feliz com isso, pois acredito que só a informação e a troca de conhecimentos podem tornar nosso setor mais seguro e nos permitir entregar a melhor solução para todos aqueles que buscam a liberdade energética. Saiba mais sobre o evento neste texto que preparei com muito carinho!

 

Presença dos franqueados da HCC Energia Solar

Um dos pontos mais positivos do evento, pra mim, foi a presença da maioria dos nossos gestores de franquias. Isso possibilitou uma grande interação entre a equipe e também um networking muito grande com os players do mercado. Dentro de um processo tecnológico tão novo, a troca de experiências é muito importante, como ressaltei antes; por isso, gostamos muito desses eventos e sempre fazemos questão de participar deles – tanto que, em fevereiro, participamos do Fórum GD da Região Sudeste. Essa é uma cultura que estamos compartilhando com os nossos franqueados.

 

Palestra sobre os desafios de empreender no setor de energia solar fotovoltaica

Na edição deste ano, tive o prazer de ministrar uma palestra. O assunto não poderia ser diferente: “Os desafios de empreender no setor de geração distribuída”.

Há um ano, a HCC transformou o seu posicionamento e começou a disponibilizar dois modelos de franquia no mercado. O principal objetivo é auxiliar todos aqueles que ingressam no setor a fazer o seu negócio decolar rapidamente, superando todos os desafios de maneira ágil e sem comprometer a qualidade da solução proposta ao cliente.

 

Os riscos aos quais o setor fotovoltaico está exposto

Durante minha apresentação, fiz questão de reforçar os perigos que todos corremos no setor de energia solar. Num primeiro momento, o público ficou até chocado; mas fiz questão de expor minha preocupação com a banalização das soluções fotovoltaicas e os riscos a que isso nos expõe no dia a dia. Essa reflexão é importante para que possamos trabalhar sobre bases técnicas sólidas, em especial no que tange ao projeto – etapa que sustenta todo o processo e minimiza muito os impactos de um possível erro.

 

Boa parte dos sistemas fotovoltaicos vendidos não é ligada junto às concessionárias de energia

Um dado que levei para a apresentação pegou boa parte da plateia de surpresa: somente 37% dos sistemas fotovoltaicos vendidos no Brasil são devidamente conectados junto à distribuidora. Isso nos dá um passível de mais de 1GW instalados sem a devida conexão, número que aumenta a cada dia. Um número tão grande de clientes sem o benefício pode criar uma judicialização sem precedentes no setor, o que pode impactar duramente o desenvolvimento do mercado…

 

Vantagens de aderir a uma franquia da HCC

Por fim, em minha palestra, destaquei os principais motivos que nos levaram a replicar o nosso modelo de negócio para o mercado. Deixo, neste post, o principal: energia fotovoltaica é energia elétrica; logo, quando estivermos lidando com ela, não teremos muito espaço para errar, porque qualquer erro pode ser fatal. Então, o meu conselho para quem deseja empreender no setor é: não “teste” para ver se vai dar certo; junte-se a quem já superou o ciclo de aprendizado, evitando dores de cabeça e crescendo de maneira rápida e sustentável. E nisso a HCC pode te ajudar. Clique no link abaixo e conheça os nossos modelos de franquia.

POSTS RELACIONADOS