HCC Energia Solar: Unidade Solar e seu desenvolvimento

HCC Energia Solar: Unidade Solar e seu desenvolvimento

Inovação e atitude, essas são duas das palavras que estão em nosso círculo de valores e que estão no dia a dia do nosso trabalho. Em 2015, ambas fizeram muito sentido para a HCC, foi neste ano que resolvemos inovar e iniciamos a atuação no setor de Energia Solar.

A área de projetos está toda centralizada na nossa matriz, localizada em Santa Maria. Todos os projetos são pensados e elaborados pela nossa equipe. Com o intuito de levar a liberdade energética a todos, de 2015 à 2021, muita coisa mudou, dentre elas nosso cenário de atuação. Iniciamos nosso trabalho no Rio Grande do Sul, e hoje atuamos em mais de 13 estados. A ideia que surgiu em um dos planejamentos estratégicos, hoje se expandiu e já somos mais de 30 franquias. A unidade solar, a qual é a responsável pelos seguimentos dos projetos, hoje opera em mais de 45 concessionárias. São mais de 4MW de potência em projetos de energia solar para residências, empresas, indústrias e agronegócios elaborados por mês, e cada um é pensado exclusivamente para a necessidade do cliente.

O ano de 2020 sem dúvidas foi desafiador, tivemos que nos reinventar, saber lidar com as situações adversas e também a encarar uma nova modalidade de trabalho em home-office. Em meio a uma pandemia, mais de 70% da equipe passou a trabalhar em home office, muita coisa mudou mas nos reinventamos e remodelamos nosso processo e nossa maneira de trabalhar. Trouxemos uma nova modelagem de nossos projetos em estrutura 3D, crescemos no mercado de estruturas e desde 2019 a HCC Energia Solar fabrica as estruturas para obras em solo, carport e laje, um modelo pensado e elaborado pelo nosso time de engenharia.

Ano passado também foi um marco na história da unidade solar, atingimos 94% do nosso indicador de qualidade, indicador este que analisa todos os projetos aprovados em primeira análise na concessionária. Buscamos diariamente otimizar nosso processo e elevar a cada dia nossa qualidade. Nossa média de aprovação hoje é de 8 dias.

A característica principal presente no setor solar é a parceria, onde todos trabalham juntos com o foco na solução. Trabalhamos em um ambiente que proporciona o compartilhamento de opiniões e visões diferentes, que constantemente aprimoram a qualidade dos projetos elaborados. Tenho muito orgulho da equipe de engenharia solar, pela garra de fazer de cada projeto algo único, buscando sempre melhor solução para cada cliente em específico.

Dia 15 de abril foi o dia do projetista, e é por meio deste que parabenizo à todos os profissionais da nossa empresa que fazem a diferença, profissionais estes que tornam ideias possíveis, que transformam sonhos em realidade.

POSTS RELACIONADOS