Manutenção do painel solar: conheça 4 boas dicas de como fazê-la!

Manutenção do painel solar: conheça 4 boas dicas de como fazê-la!

Tempo de leitura: 

4 minutos

As energias renováveis têm ganhado cada vez mais espaço no mundo atual, onde já é encarada com realidade a problemática ambiental e a necessidade de propor soluções para preservar o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.

Entre essas fontes de energia, está a Energia Solar, que capta energia dos raios solares por meio dos painéis. Tão importante quanto a sua instalação, a manutenção de painel solar é um ponto-chave no processo de implantação do sistema de captação de energia.

Neste post, abordaremos a importância dessa etapa ser feita corretamente, além de seus pontos positivos para o meio ambiente e as pessoas. Posteriormente, enumeraremos quatro dicas de relevância sobre o assunto: tipos de manutenção, como deve ser realizada a manutenção, como fazer a limpeza em painéis solares e como lidar com agentes externos. Continue a leitura para conferir!

Qual a importância de realizar a manutenção de painel solar?

O painel solar é um dos elementos de maior importância para o funcionamento do sistema de energia solar de uma casa, escritório, comércio ou empresa. Isso porque, é ele que capta a energia, para que depois ela seja transformada e armazenada para se tornar útil às necessidades humanas.

Dessa forma, os painéis solares devem funcionar em sua capacidade máxima para gerar a maior quantidade de energia possível, tornando o sistema rentável. Assim, o ideal é não inseri-los em locais sombreados, pois, a obstrução — total ou parcial — prejudica a captação de energia elétrica, diminuindo a energia produzida por placas, o que pode comprometer todo o sistema construído, que têm vários benefícios, inclusive na valorização do imóvel.

Sabe-se que eles são um caminho para o desenvolvimento sustentável, por produzir uma energia limpa e não emitir gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o meio ambiente e a saúde das pessoas. Portanto, a manutenção dos painéis solares é parte intrínseca desse processo.

Quais são as medidas de manutenção indicada para painéis solares?

Listaremos abaixo quatro dicas de medidas de manutenção para os painéis solares do seu sistema de energia solar. Todas elas são importantes individualmente, mas o resultado é ainda melhor quando realizadas de forma integrada e conjunta. Veja:

1. Conheça os tipos de manutenção de painéis solares

Há dois tipos de manutenção de painéis solares: preventiva e de reparos. As duas devem ser feitas em algum momento, sendo a primeira de forma constante e a segunda de acordo com o tempo e cada situação. Falaremos agora sobre cada uma delas.

Manutenção preventiva

É a manutenção feita quando a placa ainda não apresenta nenhum problema específico, mas que serve para evitar que eles apareçam. Ela tem baixo custo e evita dores de cabeça com a perda parcial ou total de painéis solares, ocasionando em sua substituição e, consequentemente, grandes gastos.

Entretanto, nem sempre prevenir é a única saída. Inevitavelmente, devido à ação natural do tempo, os painéis solares podem quebrar e necessitar do segundo tipo de manutenção.

Manutenção de reparo

Essa manutenção deve ser realizada quando a placa já apresenta algum dano. Esses danos podem ocorrer pelos mais diversos motivos, como a ação do tempo, agentes externos, como os animais, ou pela ausência da manutenção preventiva.

2. Limpe corretamente os painéis solares

A limpeza de painéis solares deve ser feita por meio de um kit de limpeza especial, que pode ser encontrado em lojas especializadas. Nele, deve conter: sabão líquido, escova de punho, um limpador e um balde com água.

O sabão deve ser misturado com a água em um balde (a quantidade geralmente é informada no rótulo do produto). Após isso, é só fazer a limpeza do painel solar com o limpador, enquanto ele ainda estiver molhado. A escova de punho é indicada para a limpeza de sujeiras mais densas.

Em caso de sujeiras mais específicas, como fezes de ave, que são mais difíceis de limpar, recomenda-se a contratação de um profissional para realizá-la.

3. Saiba como lidar com agentes externos

A escolha do lugar e a forma como o painel será inserido é fundamental. Os próximos a árvores são ruins, visto que são locais onde, naturalmente, roedores e aves vão para se alimentar e colocar os seus ninhos. Além disso, deve ser realizada uma checagem no telhado também, para que possíveis abrigos para ratos e pombos sejam fechados, evitando que os painéis sejam atingidos.

Se não tiver outra solução e o local tiver muitas árvores, é recomendado a poda de algumas delas ou até mesmo a remoção. Para amenizar a situação da perda, você pode fazer uma compensação plantando uma árvore nova em um outro local do seu jardim. Mas, lembre-se: a remoção deve ser feita somente em último caso!

4. Monitore a performance do painel solar

Para identificar o funcionamento do painel solar, é necessário monitorar a sua performance. Atualmente, há vários instrumentos que podem ser utilizados para tal, bem como o uso de softwares. Caso o painel não produza uma quantidade satisfatória, verifique junto a profissionais as possíveis causas.

Por que contratar profissionais especializados para realizar a manutenção de painéis solares?

A contratação de profissionais especialistas no assunto é primordial para potencializar a efetividade do sistema de captação de energia solar. Afinal, eles estão familiarizados com os painéis solares e tem o conhecimento necessário para realizar a manutenção correta. Desse modo, os riscos de danos desses materiais diminuem, além de aumentar a captação de energia.

A energia solar é uma fonte de energia alternativa que veio para ficar. Os aspectos positivos, como a sustentabilidade e a economia de energia são pontos que devem ser levados em conta para a sua aquisição e uso.

Contudo, é necessário utilizá-la com cuidado para que alcance os efeitos prometidos e exigidos. Para isso, a manutenção de painel solar é parte importante nesse processo de prolongamento da vida útil do sistema, potencialização das virtudes da energia solar, e garantia do retorno financeiro.

Gostou do texto? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam sobre a energia solar e aprendam como deve ser feita a manutenção dos painéis solares? Até a próxima!