Monitoramento de energia solar: entenda como funciona e sua importância

Monitoramento de energia solar: entenda como funciona e sua importância

Tempo de leitura: 

4 minutos

A energia solar é uma excelente alternativa para economizar, ajudar o planeta e aumentar a valorização de um imóvel. Ela é versátil e pode ser aplicada em vários cenários, mas a instalação das placas, dos inversores e dos demais equipamentos não é a etapa final. Também é fundamental pensar no monitoramento de energia solar como um componente essencial.

Esse processo permite que você tenha muito mais controle e consiga entender exatamente como anda o funcionamento do sistema. No final, é algo que ajuda a tomar decisões e que melhora a segurança geral. Quer tirar as suas dúvidas sobre essa etapa? Então confira as principais respostas sobre o monitoramento de energia solar!

Afinal, o que é esse processo?

Conforme ocorre a incidência de raios solares nos painéis fotovoltaicos, a energia é gerada. Em dias limpos ou na alta estação, a produção é maior. À noite, é natural que a quantidade caia. Na prática, isso faz com que a quantidade obtida varie com os dias e mesmo com as horas.

É um cenário diferente do fornecimento de energia elétrica, que, em tese, é constante. No entanto, não se trata de um ponto negativo da geração solar. Com o dimensionamento certo, o volume necessário será atendido mesmo com as flutuações.

O fato é que essas alterações nos valores demandam um monitoramento de energia solar. O processo utiliza recursos que ajudam a acompanhar, em tempo real, quanto de energia tem sido gerada pelo seu sistema. De forma fácil, o usuário pode saber o volume obtido em um dia, no mês ou no ano.

Por que o monitoramento de energia solar é importante?

Há algumas vantagens de usar essa ferramenta. Ela é fácil de ser empregada, oferece informações de simples entendimento e melhora a visibilidade sobre o sistema. Além disso, tem grande relevância para quem decide adotar essa geração.

Graças ao processo, é possível ter muito controle sobre o funcionamento de cada componente. Além do mais, veja quais são os outros pontos que justificam a importância do monitoramento de energia solar.

Identificação imediata de problemas

Por causa desse sistema, você terá uma ideia clara de quanto é a produção média em um dia ou mesmo em uma hora. É possível acompanhar os valores e fazer comparações. Graças a esse cruzamento de informações, dá para descobrir se existe um problema, o que favorece o reparo rápido.

Imagine que, em determinado momento, você verifica o sistema de monitoramento e vê que nenhuma energia está sendo gerada. No entanto, o dia está claro e a exposição solar é intensa. Então, dá para ter a certeza que algo está errado e que uma manutenção é necessária.

Sem o recurso, você só saberia quando a conta de energia elétrica chegasse. Trata-se, portanto, de um jeito de evitar o desperdício de potencial e de garantir que tudo esteja sempre funcionando.

Conferência de dados

Outro ponto importante é que esse recurso ajuda a fazer um cruzamento com as informações oferecidas pela empresa fornecedora de energia elétrica. Basicamente, a maioria dos sistemas se baseia na compensação de créditos. Segundo uma taxa de conversão, a quantidade que o seu conjunto insere na rede é descontada do valor a ser pago.

No entanto, não é incomum que ocorram falhas, o que pode fazê-lo pagar um montante extra e desnecessário. Com o monitoramento de energia solar, você vai saber com precisão o volume gerado. Assim, consegue confirmar se os dados da conta estão adequados e se o valor é consistente.

Previsão de economia

Além disso, ficar de olho nas informações é um jeito de verificar quanto poderá economizar no mês. A partir das previsões, dá para fazer projeções e se preparar para a conta de energia elétrica.

Inclusive, é um modo de potencializar a sua economia. Imagine que você percebeu que gastou muito mais que produziu na primeira quinzena do mês. Assim, é possível se programar para gastar menos no restante do período a fim de garantir um valor adequado aos seus objetivos.

Avaliação do retorno de investimento

Não menos importante, o monitoramento de energia solar é determinante para acompanhar o retorno do investimento nessa modalidade. Como todos os dados são confiáveis e ficam registrados, dá para entender o quanto o seu imóvel gerou de energia ao longo de um ano. Isso é traduzido em valores economizados na conta, o que aponta o retorno.

Com essas informações, inclusive, fica mais fácil saber em quanto tempo o investimento vai se pagar completamente. Na prática, é um jeito de perceber com maior intensidade todo o potencial dessa escolha.

Como acompanhar os dados?

Um bom sistema de monitoramento permite que você verifique as informações de maneira descomplicada. É o caso de plataformas que podem ser acessadas de qualquer lugar e que forneçam os números em tempo real.

Também há a possibilidade de conferir a geração de forma física no monitor que indica como anda o funcionamento das placas. O importante é conhecer bem os dados, entender qual é a média para cada período e se tudo tem funcionado conforme o esperado.

Se for o caso, armazene as informações e monte um “histórico”. Assim, você poderá comparar os valores entre os dias, meses ou anos, além de compreender como tem sido o comportamento do sistema.

Qual é o custo?

O valor para fazer esse monitoramento não é fixo e depende de cada solução escolhida. Muitos conjuntos oferecem recursos específicos e já integrados a inversores e outros equipamentos. Assim que ocorrer a instalação do sistema, você já poderá acompanhar as informações sem custos extras.

Em outros casos, talvez seja necessário pagar um valor a mais para realizar uma verificação precisa ou dinâmica. O importante é conversar com a empresa para conhecer qual é a solução oferecida nesse sentido e quais são as melhores possibilidades. De qualquer maneira, o custo é baixo e não impacta o retorno.

O monitoramento de energia solar é essencial para quem deseja ter mais segurança, controle e acompanhamento. Com um recurso adequado, você tem a chance de ficar por dentro de tudo que ocorre com o sistema. Para tanto, é indispensável ter a parceria com uma boa empresa para a instalação.

Como essa escolha é determinante, entre em contato conosco da HCC Engenharia e descubra como podemos ajudá-lo!