O plano ambicioso da HCC que irá facilitar definitivamente o acesso a energia solar no Brasil

O plano ambicioso da HCC que irá facilitar definitivamente o acesso a energia solar no Brasil

Tempo de leitura: 

2 minutos

Uma das minhas maiores inquietações enquanto empreendedor apaixonado pela energia solar era: como tornar acessível a energia solar para pessoas e empresas que não possuem telhado, ou que alugam seus imóveis?

Esse desafio parcialmente foi resolvido com a implantação do Loteamento Solar da HCC, uma estrutura única que ajudou vários empreendedores construir suas usinas e alugar o espaço para poder gerar sua própria energia. No entanto, o projeto embora muito inteligente, não é fácil de escalar e mantem sem acesso a energia solar uma parcela imensa de “consumidores reféns da distribuidora de energia”.

Conhecendo a legislação e o que o mercado brasileiro já vem fazendo, busquei aprofundar o meu conhecimento no modelo de geração compartilhada, tal modalidade que surgiu em 2015 incluída no texto da resolução 687 para tornar mais acessível a energia para o público supracitado. No entanto, as características de compensação, os altos preços de investimento e uma falta de política de isenção do ICMS, tornaram o modelo impraticável em quase todo Brasil, com exceção no estado de Minas Gerais.

Superar a barreira do retorno do investimento seria então o grande desafio para colocar o modelo de pé e cumprir realmente o meu propósito. Em 2021 iniciei uma verdadeira jornada para tirar esse meu desejo do campo do projeto e colocar isso na prática. Num primeiro momento trabalhamos no desenvolvimento do projeto, era essencial termos as melhores áreas para produzirmos muita energia com pouca interferência no relevo e na conexão com a distribuidora. Superado essa etapa, era importante colocar uma estratégia comercial para a aquisição dos clientes e como organizar o processo e rateio desses créditos.

podcast solar - hcc energia solar

Com um projeto forte na mão partimos em busca de recurso para viabilizar as fazendas solares de geração compartilhada, essa jornada embora longa mostra que há muito espaço para projetos como esse, o mercado quer investir em projetos que sejam financeiramente viável, mas também querem muito o impacto social e ambiental, uma junção que personifica os projetos de energia solar por assinatura.

Após todo esse lindo trabalho de desenvolvimento de projeto, chegamos a fase mais esperada, a implementação de usinas que vão revolucionar o modelo de geração distribuída no Brasil. A energia solar por assinatura da HCC Energia Solar estará a disposição a partir de julho de 2022 no Rio Grande do Sul e em São Paulo, serão mais de 30MW implementados somente nesse ano. E não para por aí, com o auxilio de nossas franquias e de uma plataforma de acesso vamos levar isso para todo Brasil, queremos chegar até 2024 com mais de 100MW conectados e ser a maior provedora de energia solar por assinatura do Brasil.

O projeto que trará uma possibilidade impar de facilitar o acesso a uma energia limpa e barata, trará um impacto social imenso promovendo geração de empregos e receitas para diversos municípios do Brasil.

Se você quer ter energia limpa e barata e não pode instalar seu sistema de energia, seja um cliente da HCC e assine o melhor serviço de energia do Brasil.