O que vai mudar com o fim do horário de verão? Saiba aqui!

O que vai mudar com o fim do horário de verão? Saiba aqui!

Tempo de leitura: 

3 minutos

Para muita gente, o fim do horário de verão não representa grandes mudanças na rotina. Porém, essa alteração deve impactar vários segmentos da economia, além de elevar o seu consumo diário de energia elétrica.

Então, o que realmente motivou a anulação do horário de verão e como isso deve afetar a sua vida? Neste post, vamos responder a essas perguntas. Além disso, daremos dicas de como você pode continuar economizando mesmo com essas mudanças. Então, aproveite a leitura!

Como foi instituído o fim do horário de verão?

Em vigor desde 1931, todos os decretos que tratavam do período de horário de verão brasileiro foram revogados com a assinatura do decreto 9.772 de 2019. A assinatura foi dada no dia 25 de abril deste ano pelo atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, que teve como principal argumento os baixos resultados de economia apresentados no período.

Segundo ele, os hábitos de consumo do brasileiro mudaram e, hoje, o horário de verão já não gera mais a economia que proporcionava no passado, implicando sua anulação.

Quais impactos o fim do horário de verão deve gerar?

O fim do horário de verão deve forçar mudanças em diversos setores da economia. Alguns deles são bem sensíveis, como o mercado financeiro. Veja abaixo o que deve mudar!

Mudanças no acompanhamento do mercado financeiro

Quem opera na bolsa de valores deve ficar atento, pois, com o fim do horário de verão por aqui, a abertura dos pregões internacionais mais importantes, como o Índice Dow Jones e Nasdaq, deve acontecer mais cedo no período.

Isso quer dizer que, se você investe em ações de empresas estrangeiras ou acompanha a direção dos mercados externos para operar na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), terá menos tempo para realizar suas análises pré-abertura pela manhã.

Mudanças nos pacotes de turismo

Diversos pacotes de viagens internacionais foram vendidos com check-in em aeroportos e em hotéis baseados no horário de verão brasileiro.

Agora, eles precisam ser ajustados para evitar confusões e transtornos para todos aqueles que estiverem de viagem marcada para o período. O mesmo deve acontecer com os turistas estrangeiros que virão para o Brasil entre os períodos de dezembro e fevereiro.

Aumento do consumo de energia

Apesar de não representar mais grande economia no consumo de energia, o horário de verão ainda dava algum resultado. Isso significa que, no próximo ano, provavelmente, as pessoas receberão uma conta de luz um pouco mais alta no período, impactando diretamente o orçamento mensal das famílias brasileiras. Isso vai exigir esforços para o controle de gastos.

Nesse sentido, o investimento em energia solar se apresentará como uma ótima alternativa. Para saber quanto um sistema custaria e quanto ele te permitiria economizar, faça uma simulação online e gratuita, clicando no botão abaixo!

Agora, para saber como garantir a economia sem necessariamente recorrer à energia solar, continue lendo o texto!

Como continuar economizando mesmo sem o horário de verão?

Você precisará adotar algumas estratégias para reduzir o consumo de energia, que costuma ser muito alto no período, devido às férias e ao calor da estação. Algumas delas são:

  • ao abrir a geladeira, planeje o que vai pegar e guardar para ser rápido e preciso;
  • durante o dia, use a luz do sol e evite acender lâmpadas desnecessariamente;
  • ao desligar os aparelhos, tire-os da tomada para evitar consumo no modo stand-by;
  • à noite, lembre-se de apagar as luzes sempre que sair dos cômodos;
  • use ventiladores no lugar do ar-condicionado;
  • aproveite o calor para tomar banhos frios;
  • e, novamente: instale painéis de energia solar em casa.

O fim do horário de verão divide opiniões e, sendo favorável ou não, deve impactar quase todos os segmentos do mercado nacional. Os países que têm forte ligação comercial com o Brasil também sentirão as mudanças, precisando reajustar os horários em suas agendas de eventos. Então, precisamos nos adequar ao novo horário para não sentir tanto os seus efeitos.

E você? O que acha sobre o fim do horário de verão? Conte para a gente nos comentários!

E para conferir mais algumas dicas de como economizar com energia elétrica, faça o download do e-book abaixo!