Onde encontrar uma empresa de energia solar no RS?

Onde encontrar uma empresa de energia solar no RS?

Tempo de leitura: 

5 minutos

A energia solar é uma boa alternativa à tradicional energia ofertada pela rede pública, que é menos sustentável e acaba saindo mais cara. O sistema de energia solar funciona por meio de placas fotovoltaicas com células de silício, que captam e armazenam a radiação, convertendo-a em energia elétrica.

Com a ajuda de um inversor, a energia de corrente contínua (CC) gerada pelo sistema é transformada em corrente alternada (CA) e distribuída pelos pontos da casa.

Neste post, vamos mostrar onde encontrar uma empresa de energia solar no RS e outras informações relevantes. Confira!

Os benefícios da energia solar

Usar o sol como fonte para a produção de energia oferece muitas vantagens, como:

  • baixo impacto no meio ambiente;
  • energia limpa, sustentável, renovável e inesgotável;
  • redução de perdas por transmissão/distribuição, considerando que a energia é consumida no próprio local de produção;
  • redução de investimentos no que se refere às linhas de transmissão e distribuição;
  • fornecimento de maiores quantidades de energia nas ocasiões em que há maior demanda (podemos citar o uso do ar-condicionado no horário de meio-dia, quando a incidência do sol é mais intensa e, como resultado, a geração de energia a partir do sol também é);
  • não é necessária uma área física dedicada, ou seja, ocupa espaço relativamente pequeno;
  • instalação rápida por meio de módulos e em curto prazo;
  • nível baixo de manutenção (é necessário apenas limpar periodicamente as placas fotovoltaicas, garantindo, assim, uma maior eficiência energética);
  • alta durabilidade do sistema, em torno de 25 a 30 anos;
  • valorização do imóvel, que conta com um sistema eficiente e muito sustentável;
  • possibilidade da geração de eletricidade e também de aquecimento de água.

Considere que o sistema ajuda na redução das fases do efeito estufa, não faz barulho e também pode ser utilizado em áreas remotas e pouco povoadas.

A energia compartilhada

O compartilhamento de energia foi aprovado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2015. Isso significa que dois ou mais consumidores podem compartilhar um mesmo sistema de geração de eletricidade. Dessa maneira, esses usuários podem dividir as despesas, o que é mais vantajoso para eles.

Na prática, pode-se instalar um sistema fotovoltaico em uma determinada área e todos que moram nela terão direito de usufruir da energia se acordarem entre si o compartilhamento dos gastos.

Os custos com energia solar

A economia começa a ser notada já no primeiro mês, uma vez que a conta de luz terá um preço menor. Além disso, com o sistema de compensação, é possível economizar mais ainda. Toda energia excedente, que não for consumida no mês, será direcionada para o sistema público de eletricidade, gerando créditos para o consumidor.

Isso acontece no sistema on-grid. No sistema off-grid, a energia excedente gerada não é enviada para a rede de fornecimento: toda a eletricidade é armazenada em baterias apropriadas, o que aumenta os custos de investimento.

A energia solar no RS

Por ser um estado de clima frio, como os outros estados do Sul (Paraná e Santa Catarina), o Rio Grande do Sul pode passar a impressão de que não é um bom local para instalar sistemas de energia solar. Porém, a energia solar no RS é de muita qualidade, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar.

Existem 10 cidades que se destacam no cenário estadual de geração de energia elétrica a partir dos sistemas fotovoltaicos:

  • Santa Cruz do Sul;
  • Porto Alegre;
  • Novo Hamburgo;
  • Santa Maria;
  • Lajeado;
  • Venâncio Aires;
  • Canoas;
  • Bento Gonçalves;
  • Caxias do Sul;
  • Montenegro.

A verdade é que o Rio Grande do Sul ocupa uma posição privilegiada na microgeração de eletricidade por meio do sistema fotovoltaico: está em segundo lugar no país.

A escolha de uma empresa de energia solar no RS

Na hora de escolher uma empresa de energia solar no RS, convém analisar alguns critérios relevantes para que o seu capital seja realmente bem aplicado, ou seja, para garantir que o equipamento adquirido terá boa qualidade e contará com o suporte ideal para a instalação dele.

A seguir, apresentamos algumas dicas para contratar os serviços e comprar o produto na empresa ideal.

A rapidez no atendimento

A maioria dos profissionais procura ou deseja efetivar suas tarefas no prazo mais curto possível. No caso da instalação de um sistema fotovoltaico de geração de energia, também existe a necessidade de ser ágil.

Os prazos de instalação, por exemplo, devem se ajustar ao período disponível do cliente ou exigido por ele. Por isso, ao procurar uma empresa que trabalha com energia solar, é muito importante conhecer o modo como ela trabalha. A eficiência com que a empresa vai atender o cliente não pode comprometer os resultados do processo.

A reputação no mercado

Avalie também a reputação da empresa de energia solar no RS. Desconsiderar esse ponto pode ser arriscado e não dar os melhores resultados.

É melhor pagar mais caro por uma empresa especializada do que pagar menos por uma de pouca confiança ou inexperiente. Lembre-se de que, no fim das contas, você poderá ter mais prejuízos.

Outra dica é consultar pessoas que contrataram os serviços e compraram os produtos da empresa. Elas devem ter uma opinião formada a respeito do assunto. Basta fazer uma média e verificar o que predomina: a má impressão ou a boa impressão sobre ela.

Em sites, blogs e redes sociais também é possível comparar argumentações a favor e contra, ler comentários de diferentes clientes e, assim, formar a sua própria opinião.

A aplicação de novas tecnologias

À medida que o tempo passa, novas tecnologias são desenvolvidas e ajustadas àquelas que já existem. O sistema de energia solar é uma das mais avançadas tecnologias modernas, pois contribui para preservar o meio ambiente e substitui com eficiência soluções tradicionais de geração de eletricidade.

Uma empresa que trabalha com sistemas fotovoltaicos deve fazer uso de tecnologias e estratégias atualizadas, que acompanham as transformações no setor. A aplicação de novas ferramentas no sistema fotovoltaico torna a instalação ainda mais rápida e cômoda, aumenta sua eficiência e reduz a necessidade de manutenções frequentes.

O suporte pós-venda

Atualmente, uma das recomendações mais importantes para empresas que desejam aprimorar o relacionamento com o cliente é a manutenção desse relacionamento mesmo após a concretização da venda.

O fornecedor do sistema fotovoltaico deve estar pronto a atender seus clientes caso ocorram problemas mesmo depois de implementar todo o projeto. Ainda que não seja possível ou viável o fornecedor agir de forma técnica, efetuando reparos, ele deve passar orientações ao cliente sobre a melhor forma de agir diante de falhas.

As 10 cidades

Outra dica é ficar alerta à “Decápolis”, ou seja, às 10 cidades em que a energia solar no RS vem se destacando mais.

Em Santa Maria, por exemplo, está localizada a sede da HCC Engenharia, que também tem franquias nos municípios de Ibirubá, Porto Alegre, Campo Bom e Santiago (todos no RS); mas também há uma na cidade de Juazeiro (BA).

Ao encontrar uma boa empresa de energia solar no RS, você poderá começar a migrar da distribuição elétrica convencional para a geração autônoma de eletricidade: mais eficiente, sustentável e econômica.

Deseja inovar e reduzir custos com um bom investimento? Entre em contato com a HCC Engenharia e tire suas dúvidas.