Painel de energia solar: saiba em alguns passos como instalar corretamente

Painel de energia solar: saiba em alguns passos como instalar corretamente

Tempo de leitura: 

9 minutos

Os gastos com energia elétrica são uma das principais preocupações nas empresas — na maioria das vezes eles são elevados e podem até comprometer o orçamento da organização. Por isso, é importante buscar uma solução para reduzir esses custos, como o painel de energia solar.

Esse é um procedimento que produz energia elétrica de uma forma mais sustentável, o que resulta não somente na redução de custos, mas também em menores impactos causados ao meio ambiente, pois é uma energia renovável. Porém, para que essa produção seja benéfica para a empresa, é importante ter conhecimentos sobre alguns elementos — como custo e processo de instalação.

Se você tem interesse nesse assunto, então continue a leitura e saiba mais sobre o funcionamento de um painel de energia solar, sua instalação e seus benefícios. Confira!

É possível reduzir custos na minha empresa com o uso do painel de energia solar?

Sim! Mas antes de esclarecer os motivos dessa redução de custo, é importante compreender como é o funcionamento do painel de energia solar. Ele é composto por uma moldura de alumínio que envolve as células fotovoltaicas, com uma dimensão que apresenta inúmeras variações — o painel solar comum possui área de aproximadamente 1,65 m² e é capaz de produzir cerca de 38 volts, mas os modelos podem ir de 5 a 330 Watts de potência.

A conversão da energia solar em elétrica se dá pela reação à luz do sol, convertendo-a diretamente em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. Esse procedimento só é possível porque as células que compõem o painel de energia solar são fabricadas com um material semicondutor — geralmente o silício.

Assim, quando essas células são expostas à radiação solar, os elétrons são irradiados e transportados pelo material semicondutor, que os deixam disponíveis. A conversão se dá por um inversor, que é também um componente do sistema fotovoltaico.

Vale ressaltar: não é necessária a irradiação de luz solar constante sobre o painel para que a conversão seja feita. Além disso, devido ao fenômeno da reflexão da luz solar, algumas nuvens no céu ajudam na maior produção de energia elétrica.

Vale a pena investir em painéis de energia solar?

Os painéis possuem um preço relativamente alto, que varia de acordo com o tipo e a eficiência das placas solares. Porém, mesmo que os painéis solares tenham um alto custo inicial, eles são um investimento com retorno garantindo, já que os gastos com energia elétrica na empresa serão reduzidos drasticamente.

E não é só isso: esses equipamentos possuem um elevado tempo de vida útil — cerca de 25 anos, quando a manutenção é realizada corretamente.

Esse fator eleva ainda mais o custo-benefício do painel, pois, após quitar o valor do investimento inicial, os gastos com energia elétrica serão quase nulos — o que resulta em uma conta de luz praticamente zerada.

Como deve ser feita a instalação do painel de energia solar?

Entenda como é o uso de energia elétrica na empresa

Esse é o primeiro passo para instalação do sistema solar: compreender a conta de luz da sua empresa. Isso é importante para que você tenha em mente qual o consumo mensal em kWh do local, podendo, dessa maneira, calcular qual deverá ser o tamanho do equipamento a ser instalado.

Assim, ao compreender sua conta de luz, você poderá optar pelo painel que mais se adéqua às suas necessidades, evitando erros primários que podem gerar dores de cabeça, como a falta de energia elétrica causada pela baixa capacidade de produção do equipamento, por exemplo.

Não se esqueça do levantamento de cargas

Além de verificar qual o consumo mensal, é importante fazer também o levantamento de cargas, detalhando quais são os equipamentos utilizados e qual o consumo de energia deles.

Essas informações são importantes para que seja possível analisar qual o tipo de painel fotovoltaico é mais adequado para a empresa, pois alguns equipamentos podem exigir uma maior potência pelo seu consumo.

Os dados de todos os aparelhos devem estar contidos em uma planilha detalhada, como número de cargas, tensão, qual a frequência de uso e a potência requerida.

Faça uma simulação de custos

Como foi dito, o painel solar possui um custo relativamente elevado e, por isso, deve ser calculado para evitar surpresas desagradáveis e proporcionar maior economia para a empresa. Isso pode ser feito com base no consumo mensal de energia — por meio dele é possível verificar qual será o tamanho do painel a ser instalado.

As empresas já oferecem plataformas online que simulam esse valor, fornecendo todos os dados necessários para a instalação, como área do equipamento e a quantidade de energia que será gerada anualmente.

Finalmente, instale o painel de energia solar

Tendo em mãos todos os dados necessários para definir qual painel solar é o mais adequado para sua empresa, este é o momento de começar a instalação. Esse é um procedimento que deve ser realizado por uma empresa especializada para garantir o funcionamento perfeito do sistema solar.

Com o tamanho do painel que será utilizado já definido, além da área necessária para fazer a sua instalação, a empresa precisa preparar o telhado para receber o equipamento.

Após isso, é feita a instalação dos trilhos, que serão os suportes para fixar o painel solar. Por fim, o painel solar é colocado no local e conectado ao inversor para garantir que a conversão de energia seja realizada de maneira eficiente.

Depois de todo o procedimento de instalação, o painel fotovoltaico já está pronto para transformar energia solar em elétrica e a empresa pode imediatamente começar a poupar gastos — é possível gerar ainda créditos de energia para reduzir ainda mais os custos!

É importante lembrar que os painéis fotovoltaicos podem ser utilizados de várias formas. Uma delas cada vez mais procurada devido à constante falta de energia é o sistema conectado na rede elétrica com um backup de baterias. Confira no próximo tópico como esse sistema funciona!

Como funciona o sistema fotovoltaico com backup de baterias?

De maneira simples, o sistema fotovoltaico com backup de bateria funciona exatamente da mesma forma que o tradicional conectado à rede, mas utiliza um banco de baterias para o momento em que faltar energia.

Painéis que coletam luz solar são instalados em locais que têm incidência de raios solares, como os telhados, por exemplo. A luz do sol estimula os elétrons das células fotovoltaicas e isso gera uma corrente elétrica contínua, a qual vai alimentar as baterias onde a energia elétrica gerada é armazenada.

Assim, quando é solicitada, a corrente contínua se transforma em corrente alternada — usada nas tomadas de residências — e se torna disponível para os equipamentos que estão ligados à rede.

Esse é um sistema que funciona em paralelo com o sistema da distribuidora de energia elétrica local. Dessa maneira, quando há falta na distribuidora, as baterias são ligadas, voltando a garantir o funcionamento na residência. O sistema também pode ser utilizado no lugar da energia da companhia. A capacidade de coleta e de armazenamento vai implicar na performance.

Se você produzir mais do que precisa para consumir, as distribuidoras vão comprar de você. A energia em excesso que não é armazenada vai para a rede elétrica da rua, assim, o valor que as companhias pagarão a você aparecerá em desconto na conta. Ou seja, além de não sofrer com a falta de energia, você ainda economiza!

Quais os benefícios de utilizar esse sistema?

A principal vantagem de usar o sistema fotovoltaico com backup de baterias é que, quando há falta de luz na rua, você ainda terá energia na sua casa por algum tempo. Veja outros benefícios a seguir.

Energia renovável e sustentável

A radiação solar é um fenômeno natural que tem a grande vantagem de ser inesgotável e de ser não poluente. A fabricação dos materiais e dos equipamentos que são necessários para a montagem do sistema, incluindo os painéis, é feita por processos industriais que são extremamente controlados e que não poluem o meio ambiente.

Por não haver partes ou motores em movimento mecânico no sistema fotovoltaico, não há também poluição sonora. É, portanto, um processo que gera eletricidade e que se enquadra como sustentável.

Baixa manutenção

Os componentes e os equipamentos do sistema são de tecnologia bastante simples, por isso há uma necessidade mínima de manutenção. A duração — em termos de vida útil dos componentes — é longa.

Quanto à fabricação dos módulos ou placas e das células fotovoltaicas, esta é de tecnologia mais sofisticada, principalmente a célula, por causa da produção do silício — o mais usado hoje — com as características adequadas. Apenas os países que possuem a tecnologia da fabricação da célula são os fornecedores no mundo.

Redução de custos

Apesar do custo inicial de implantação do sistema ser alto, já tem se verificado uma tendência de queda dos preços, devido ao grande aumento da aplicação desse tipo de geração de energia elétrica.

É bem provável, portanto, que em um futuro bem próximo aconteça uma evolução mais rápida dessa viabilidade econômica para que o uso se torne mais popular.

Sistemas isolados

A geração elétrica por meio do sistema de radiação solar é uma fonte de abastecimento essencial para lugares remotos ou de acesso restrito para a rede elétrica tradicional, constituindo sistemas isolados.

Quais as razões para implementar o sistema fotovoltaico na empresa?

É uma fonte renovável

A energia solar fotovoltaica é, sem dúvidas, uma fonte de energia limpa. O que significa que ela não faz uso de matérias-primas que se encontram na natureza e que não podem ser recompostas, como o gás natural, urânio, carvão mineral e o petróleo e seus derivados.

E como o Brasil, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, possui o índice maior de irradiação solar em todo o mundo, temos um grande potencial para a produção desse tipo de energia. Portanto, a empresa que faz uso desse sistema se torna uma grande aliada da sustentabilidade e do meio ambiente, gerando outras consequências boas para o negócio.

Ajuda na redução da conta de luz

Esse é outro benefício para se apostar no sistema fotovoltaico. Afinal, a conta de energia elétrica é um dos maiores custos das organizações, principalmente as que utilizam muitos eletrônicos, ar-condicionados, e que se localizam em grandes galpões que precisam de muita iluminação.

Então, é fato que o sistema de energia solar fotovoltaica vai permitir que a empresa produza a sua própria eletricidade e que tenha a menor dependência possível de eletricidade das companhias, com seus tributos e impostos. Em alguns casos, a economia ao fazer uso desse tipo de energia pode chegar a 95%.

O ROI é alto

O ROI — Return On Investment ou, em português, Retorno Sobre o Investimento — é um relevante indicativo financeiro para os negócios, uma vez que representa o resultado final entre o capital investido e o retorno em um determinado projeto.

No caso do sistema fotovoltaico, o ROI é considerado alto, já que gera um retorno financeiro bem mais rápido sobre o que foi investido para implementá-lo. Em média, calcula-se que uma organização de pequeno porte já tenha de volta todo o investimento feito e dando retorno entre cinco e sete anos.

Aumenta a produtividade da equipe

Os profissionais que trabalham em empresas que tenham responsabilidade com o meio ambiente se sentem mais engajados e motivados no time, afinal, eles fazem parte da construção não só de serviços e de produtos, mas de valores.

Além da redução dos custos operacionais e da produção da própria energia, os gestores também acabam se sentindo motivados a desenvolver outras ações nesse sentido, treinando, motivando e tornando a equipe ainda mais bem-sucedida e unida.

Percebeu como o painel de energia solar pode ser útil para sua empresa? Além de contribuir para a redução de custos com essa despesa, esse equipamento também colabora para a preservação do meio ambiente, já que produz energia de forma limpa.

Gostou de conhecer mais sobre o processo de instalação do painel de energia solar? Está interessado em adquirir esse equipamento para sua empresa? Então entre em contato com a gente agora mesmo!