Por que investir em uma franquia de energia solar da HCC?

Por que investir em uma franquia de energia solar da HCC?

Tempo de leitura: 

3 minutos

Hoje, trabalhar com energia solar fotovoltaica é uma oportunidade única, pois estamos vivendo um momento fantástico de difusão da tecnologia. O problema é que isso leva a conclusões equivocadas: “Se todo mundo quer ter energia solar, logo, quem empreender no setor vai enriquecer, certo?”. Não é bem assim! Acompanhe nosso post e conheça alguns dos desafios do setor de energia solar – e por que o modelo de franquia é uma opção para driblá-los.

O mercado de energia solar no Brasil hoje

Venho acompanhando a evolução do mercado há um tempo, e percebo que o aumento da procura pela solução foi ultrapassado pelo vasto número de empresas. Esse movimento, ao invés de contribuir para o crescimento do setor, atua em sentido contrário. A competitividade acirrada, somada à distribuição de soluções mais rápidas, mas não tão seguras (os chamados “kits”), derruba a margem de sucesso dos integradores. Isso, por consequência, prejudica muito o desenvolvimento das empresas sérias que querem se consolidar no mercado.

As empresas multiplicam-se a cada dia, mas, na maioria das vezes, não conseguem alcançar estabilidade. No Brasil, já são mais de 6000 empresas que trabalham com energia solar; quando visitamos um cliente, encontramos até 10 propostas para um mesmo projeto. Normalmente, nesses casos, o fator determinante é o custo, para sistemas menores, e a estrutura da empresa contratante, para sistemas maiores. Isso representa uma grande dificuldade para quem entra nesse mercado, que acaba baixando demais o seu preço – e o pior de tudo, em sistemas pequenos que vão contribuir muito pouco para o crescimento do negócio.

É claro que essa regra não se aplica a todos os casos. Muitos integradores que conheço conseguiram aumentar o seu volume de vendas no último ano. No entanto, possuem extrema dificuldade para gerenciar as consequências do aumento dos negócios. Uma das operações mais delicadas dentro do processo de venda é a elaboração do projeto e aprovação deste junto à distribuidora. Esse trabalho vem sendo cada vez mais minucioso, visto que as distribuidoras aumentaram as exigências técnicas e comerciais para a aprovação dos projetos. Além disso, estas possuem dificuldade em efetuar as liberações dentro dos prazos, em função da alta demanda de solicitações de acesso.

Outra operação que desgasta muito as empresas é o atendimento pós-instalação. As diversas dúvidas dos clientes, a falta de atendimento correto pelas distribuidoras e/ou os problemas de funcionamento dos sistemas acabam tirando o foco dos novos negócios, o que pode acarretar em problemas de estabilidade empresarial. Ao mesmo tempo, para que um empreendedor terceirize essas atividades, é necessário um valor alto de investimento – o que, para qualquer negócio, é arriscado. É por todos estes desafios inerentes ao sucesso do empreendedor que o modelo de franquia se justifica.

As potencialidades da franquia de energia solar

O trabalho em parceria, principalmente no quesito de projetos e atendimento do cliente no pós-venda, faz muito sentido nesse atual contexto. Foi pensando na sustentabilidade da energia solar em longo prazo que a HCC passou a replicar seu modelo de negócio através de franquias. Iniciamos essa jornada no começo de 2019 e hoje já contamos com três franquias. A primeira delas, localizada na cidade de Campo Bom (RS), iniciou suas operações em fevereiro e nos surpreendeu positivamente: em um mês de trabalho conseguiu um volume de vendas superior à expectativa do quarto mês de operação, conforme indica o gráfico abaixo.

O grande diferencial da HCC é que a sua essência de formação é em projetos de engenharia elétrica. O conhecimento de grandes obras é transferido aos franqueados, que recebem sustentação técnica e financeira para encarar obras mais desafiadoras. Esse tipo de negócio torna o projeto muito mais viável, porque o trabalho comercial e de instalação de uma mini geração é quase mesmo o de um micro gerador – o que diferencia é a complexidade da solução e do projeto.

A franquia da HCC Energia Solar em Campo Bom, por exemplo, já iniciou suas atividades atuando em obras de grande porte, com destaque para a rede de supermercados Asun. Isso só foi possível por que todo o know how da HCC foi transmitido para a equipe de franqueados, fazendo com que estes conseguissem apresentar soluções viáveis para seus clientes e negócios. Aposte você também no modelo de franquias da HCC: destaque-se no mercado de energia solar atendendo a obras de grande porte, e tenha o retorno sobre o investimento em pouquíssimo tempo.