Quais as vantagens da energia solar para supermercados?

Quais as vantagens da energia solar para supermercados?

Tempo de leitura: 

6 minutos

Os supermercados consomem bastante energia elétrica, principalmente por conta da quantidade de equipamentos elétricos que possuem, além de espaços como câmara frigorífica. Além disso, vemos que o país atravessa um período de crise energética. Dessa forma, você deve ficar antenado quanto às alternativas existentes — como a energia solar para supermercados.

Mas afinal, o que é a energia solar? Essa fonte utiliza a luz solar para gerar energia, por meio de um sistema de captação que contém placas solares, baterias e outros elementos. É uma fonte de energia sustentável, que não emite gases poluentes e contribui para um meio ambiente mais equilibrado.

O investimento neste tipo de energia é totalmente válido para um supermercado, sobretudo por conta da economia gerada na conta de energia. Para explicar sobre este negócio, necessário em um cenário de incertezas energéticas e constantes aumentos de preço na energia, preparamos este texto para você. Confira!

Pontos positivos de adotar um sistema de energia solar para supermercados Apontamos abaixo os principais benefícios que a instalação de um sistema solar traz para um supermercado. É necessário que o planejamento e a escolha da empresa de instalação sejam efetuados da maneira correta para garantir todos estes pontos positivos.

Linhas de financiamento Várias instituições financeiras têm oferecido linhas de crédito específicas para o financiamento de instalação de energia solar em estabelecimentos comerciais e residenciais. Entre eles, a linha de crédito Negócios Sustentáveis do Banco do Brasil,o financiamento para energia solar do Sicredi e o crédito para energia solar da Unicred.

Entre em contato com as instituições, conheça melhor as linhas de financiamento de cada uma e escolha aquela que se adeque mais ao seu perfil!

Queda do preço de custo dos equipamentos Até um certo tempo atrás, mesmo com toda a promessa da energia solar, ela ainda era preterida em relação a outros sistemas de energia alternativa. Isso porque o seu custo de instalação era altíssimo, devido ao preço elevado dos equipamentos como os painéis solares.

Entretanto, os preços destes equipamentos estão atualmente bem mais em conta, o que melhorou o custo-benefício da energia solar e a tornou mais atrativa ao consumidor.

Fortalecimento das ações de marketing Hoje em dia o consumidor está cada vez mais consciente e antenado em questões ambientais. Ao adotar esta iniciativa, você pode usar isso como um ponto ao seu favor e investir no marketing verde. Assim o seu negócio ao mesmo tempo em que ajuda o meio ambiente, atrai cada vez mais clientes!

Economia na conta de energia elétrica Este é o maior benefício que a instalação de energia solar para supermercados proporciona: a economia. Isso ocorre porque a produção de energia pela captação dos raios solares cobre boa parte do consumo, gerando economia e autonomia em relação às centrais de distribuição de energia — importantes em tempos de crise energética.

Quando a produção de energia exceder o consumo, ela pode ser utilizada para abater as contas de energia futuras, por meio de um sistema de crédito solar que compensa o excedente em até 60 meses. Há também a possibilidade de a energia excessiva ser armazenada em baterias e utilizada posteriormente.

Auto consumo remoto É uma modalidade de instalação de energia solar bem comum para o atendimento de supermercados. Como o fator de carga desse tipo de consumidor é alto, é muito provável que não haja área de telhado para suprir toda a demanda energética.

Assim, o auto consumo remoto permite que a geração seja realizada em um outro ponto e os créditos descontados no supermercado. Esse modelo foi o escolhido por 3 grandes supermercados do Rio Grande do Sul: a rede de Supermercados Guasso em Santiago, o Supermercado Comercial 3 Letras em São Gabriel e Casa do Chimarrão em Ibirubá-RS. Todos esses projetos foram elaborados pela área de engenharia da HCC Energia Solar.

Implantações bem-sucedidas de energia solar em supermercados Apesar de a tecnologia ser recente, vários estabelecimentos já estão adotando este sistema para economizar na conta de energia, se tornarem empreendimentos sustentáveis e abraçarem o futuro verde. Temos exemplos em várias localidades do país:

Rio Grande do Sul Um caso no RS é do Supermercado Niederauer em Santana do Livramento. O sistema de 130kW foi instalado no mês de março de 2018 e em abril a economia já foi de R$ 10.000,00. Para um resultado imediato, o segredo é um projeto bem realizado. Assim, o cliente obterá realmente o resultado esperado.

Santa Catarina Em Santa Catarina, a rede Vipi de Supermercados, na cidade de São Miguel do Oeste, adotou um sistema de energia solar. Foram instalados 320 módulos fotovoltaicos, que ocuparam 900m² de área do telhado. Estima-se que o sistema é capaz de reduzir em até 87% o valor da conta de energia por mês!

Goiânia A capital do estado de Goiás, localizado na região centro-oeste do país, possui a maior usina de energia solar em área urbana do Brasil. O empreendimento está em uma das lojas da rede Assaí Atacadista e tem um sistema de energia solar própria, que conta com mais de 2.800 placas instaladas em uma área de aproximadamente 8 mil m².

Calcula-se que o sistema consiga gerar 1500MWh, o que corresponde 40% da energia consumida pelo supermercado.

Paraná Em Curitiba, capital do Paraná, foi instalado no Condor Super Center no Bairro de Santa Quitéria a maior usina solar do sul do país, reforçando que existe potencial para os supermercados adotarem esta tecnologia. O sistema conta com 1422 painéis que geram 50.000 kWh/mês, quantidade suficiente para gerar até 35% do consumo de energia da loja.

São Paulo Em Campinas, no bairro Alphaville, a Minuto Pão de Açúcar decidiu adotar um sistema de captação de energia solar em seu estabelecimento. Foram instalados 30 painéis solares em uma área de aproximadamente 53 m². A economia média da loja é de 5% ao mês.

Além dos exemplos citados, vale mencionar que o estado do Rio Grande do Sul possui grande potencial para instalação desse tipo de energia verde, e várias vezes os esforços realizados neste sentido são destaque na mídia. Assim, nota-se como o campo para a instalação desta fonte de energia é muito grande, além de ser um excelente momento de considerá-la para o seu negócio.

Checklist para a instalação do sistema de energia solar Preparamos um checklist com alguns itens que devem ser considerados para saber se a instalação do sistema é necessária e viável no seu supermercado. Preencha-o e analise o seu caso.

O gasto com energia é um problema? Há espaço disponível para a instalação do sistema de energia solar? (Telhado, principalmente, mas considere a opção de instalar painéis solares no estacionamento) A região em que seu supermercado está inserido sofre com quedas de energia? Há edificações vizinhas que gerem sombreamento a possível área de instalação dos painéis solares? Caso você tenha preenchido todo o checklist, está na hora de considerar a instalação de uma usina de energia solar em seu supermercado!

Contratação de uma empresa especializada Vimos que instalar um sistema de energia solar em um supermercado é uma tarefa que agrega muitos benefícios ao estabelecimento. Entretanto, para que o processo ocorra bem, é preciso que tudo seja feito da forma correta, gerando eficiência e diminuindo gastos.

Dessa forma, você deve procurar por empresas especializadas no ramo e analisar outros casos de sucesso. Como vimos, a energia solar para supermercados é uma alternativa viável e eficaz. Que tal considerar a instalação desta energia renovável agora mesmo? Planeje-se e viva o futuro verde!

Gostou dessas dicas? Que tal entrar em contato conosco? Temos profissionais especializados e capacitados para atender a sua empresa e guiá-la rumo às melhores escolhas no quesito energia!