Quais as vantagens da energia solar para supermercados?

Os supermercados consomem bastante energia elétrica, principalmente por conta da quantidade de equipamentos elétricos que possuem, além de espaços como câmara frigorífica. Além disso, vemos que o país atravessa um período de crise energética. Dessa forma, você deve ficar antenado quanto às alternativas existentes — como a energia solar para supermercados.

Mas afinal, o que é a energia solar? Essa fonte utiliza a luz solar para gerar energia, por meio de um sistema de captação que contém placas solares, baterias e outros elementos. É uma fonte de energia sustentável, que não emite gases poluentes e contribui para um meio ambiente mais equilibrado.

O investimento neste tipo de energia é totalmente válido para um supermercado, sobretudo por conta da economia gerada na conta de energia. Para explicar sobre este negócio, necessário em um cenário de incertezas energéticas e constantes aumentos de preço na energia, preparamos este texto para você. Confira!

Pontos positivos de adotar um sistema de energia solar para supermercados Apontamos abaixo os principais benefícios que a instalação de um sistema solar traz para um supermercado. É necessário que o planejamento e a escolha da empresa de instalação sejam efetuados da maneira correta para garantir todos estes pontos positivos.

Linhas de financiamento Várias instituições financeiras têm oferecido linhas de crédito específicas para o financiamento de instalação de energia solar em estabelecimentos comerciais e residenciais. Entre eles, a linha de crédito Negócios Sustentáveis do Banco do Brasil,o financiamento para energia solar do Sicredi e o crédito para energia solar da Unicred.

Entre em contato com as instituições, conheça melhor as linhas de financiamento de cada uma e escolha aquela que se adeque mais ao seu perfil!

Queda do preço de custo dos equipamentos Até um certo tempo atrás, mesmo com toda a promessa da energia solar, ela ainda era preterida em relação a outros sistemas de energia alternativa. Isso porque o seu custo de instalação era altíssimo, devido ao preço elevado dos equipamentos como os painéis solares.

Entretanto, os preços destes equipamentos estão atualmente bem mais em conta, o que melhorou o custo-benefício da energia solar e a tornou mais atrativa ao consumidor.

Fortalecimento das ações de marketing Hoje em dia o consumidor está cada vez mais consciente e antenado em questões ambientais. Ao adotar esta iniciativa, você pode usar isso como um ponto ao seu favor e investir no marketing verde. Assim o seu negócio ao mesmo tempo em que ajuda o meio ambiente, atrai cada vez mais clientes!

Economia na conta de energia elétrica Este é o maior benefício que a instalação de energia solar para supermercados proporciona: a economia. Isso ocorre porque a produção de energia pela captação dos raios solares cobre boa parte do consumo, gerando economia e autonomia em relação às centrais de distribuição de energia — importantes em tempos de crise energética.

Quando a produção de energia exceder o consumo, ela pode ser utilizada para abater as contas de energia futuras, por meio de um sistema de crédito solar que compensa o excedente em até 60 meses. Há também a possibilidade de a energia excessiva ser armazenada em baterias e utilizada posteriormente.

Auto consumo remoto É uma modalidade de instalação de energia solar bem comum para o atendimento de supermercados. Como o fator de carga desse tipo de consumidor é alto, é muito provável que não haja área de telhado para suprir toda a demanda energética.

Assim, o auto consumo remoto permite que a geração seja realizada em um outro ponto e os créditos descontados no supermercado. Esse modelo foi o escolhido por 3 grandes supermercados do Rio Grande do Sul: a rede de Supermercados Guasso em Santiago, o Supermercado Comercial 3 Letras em São Gabriel e Casa do Chimarrão em Ibirubá-RS. Todos esses projetos foram elaborados pela área de engenharia da HCC Energia Solar.

Implantações bem-sucedidas de energia solar em supermercados Apesar de a tecnologia ser recente, vários estabelecimentos já estão adotando este sistema para economizar na conta de energia, se tornarem empreendimentos sustentáveis e abraçarem o futuro verde. Temos exemplos em várias localidades do país:

Rio Grande do Sul Um caso no RS é do Supermercado Niederauer em Santana do Livramento. O sistema de 130kW foi instalado no mês de março de 2018 e em abril a economia já foi de R$ 10.000,00. Para um resultado imediato, o segredo é um projeto bem realizado. Assim, o cliente obterá realmente o resultado esperado.

Santa Catarina Em Santa Catarina, a rede Vipi de Supermercados, na cidade de São Miguel do Oeste, adotou um sistema de energia solar. Foram instalados 320 módulos fotovoltaicos, que ocuparam 900m² de área do telhado. Estima-se que o sistema é capaz de reduzir em até 87% o valor da conta de energia por mês!

Goiânia A capital do estado de Goiás, localizado na região centro-oeste do país, possui a maior usina de energia solar em área urbana do Brasil. O empreendimento está em uma das lojas da rede Assaí Atacadista e tem um sistema de energia solar própria, que conta com mais de 2.800 placas instaladas em uma área de aproximadamente 8 mil m².

Calcula-se que o sistema consiga gerar 1500MWh, o que corresponde 40% da energia consumida pelo supermercado.

Paraná Em Curitiba, capital do Paraná, foi instalado no Condor Super Center no Bairro de Santa Quitéria a maior usina solar do sul do país, reforçando que existe potencial para os supermercados adotarem esta tecnologia. O sistema conta com 1422 painéis que geram 50.000 kWh/mês, quantidade suficiente para gerar até 35% do consumo de energia da loja.

São Paulo Em Campinas, no bairro Alphaville, a Minuto Pão de Açúcar decidiu adotar um sistema de captação de energia solar em seu estabelecimento. Foram instalados 30 painéis solares em uma área de aproximadamente 53 m². A economia média da loja é de 5% ao mês.

Além dos exemplos citados, vale mencionar que o estado do Rio Grande do Sul possui grande potencial para instalação desse tipo de energia verde, e várias vezes os esforços realizados neste sentido são destaque na mídia. Assim, nota-se como o campo para a instalação desta fonte de energia é muito grande, além de ser um excelente momento de considerá-la para o seu negócio.

Checklist para a instalação do sistema de energia solar Preparamos um checklist com alguns itens que devem ser considerados para saber se a instalação do sistema é necessária e viável no seu supermercado. Preencha-o e analise o seu caso.

O gasto com energia é um problema? Há espaço disponível para a instalação do sistema de energia solar? (Telhado, principalmente, mas considere a opção de instalar painéis solares no estacionamento) A região em que seu supermercado está inserido sofre com quedas de energia? Há edificações vizinhas que gerem sombreamento a possível área de instalação dos painéis solares? Caso você tenha preenchido todo o checklist, está na hora de considerar a instalação de uma usina de energia solar em seu supermercado!

Contratação de uma empresa especializada Vimos que instalar um sistema de energia solar em um supermercado é uma tarefa que agrega muitos benefícios ao estabelecimento. Entretanto, para que o processo ocorra bem, é preciso que tudo seja feito da forma correta, gerando eficiência e diminuindo gastos.

Dessa forma, você deve procurar por empresas especializadas no ramo e analisar outros casos de sucesso. Como vimos, a energia solar para supermercados é uma alternativa viável e eficaz. Que tal considerar a instalação desta energia renovável agora mesmo? Planeje-se e viva o futuro verde!

Gostou dessas dicas? Que tal entrar em contato conosco? Temos profissionais especializados e capacitados para atender a sua empresa e guiá-la rumo às melhores escolhas no quesito energia!

POSTS RELACIONADOS