Quais os 3 tipos de suporte para fixação de painel solar e como funcionam

Uma das ótimas opções que se tem para transformar uma casa ou apartamento em construção sustentável é instalando painéis solares, uma vez que reduzirá os impactos ao meio ambiente, por ser uma fonte de energia renovável bem eficiente no Brasil. Porém, antes dessa instalação é necessário conhecer todo o equipamento e as peças que o compõem, principalmente o suporte para fixação de painel solar.

Você sabia que o suporte é uma importante peça para o painel solar? Ele manterá o equipamento fixo e em funcionamento. Continue aqui e conheça um pouco mais sobre essa peça, bem como é processo de instalação e os principais tipos existentes no mercado.

 

Como instalar o suporte para fixação de painel solar?

Quando um suporte para fixação do painel for de qualidade e instalado da forma correta, ele promoverá segurança durante o processo de instalação e no uso do equipamento, principalmente contra ação dos ventos e tempestades, garantindo que o painel solar não caia ou quebre.

Os sistemas para suporte podem ser projetados para serem fixados como ganchos nos telhados de barros, em lajes de concreto e ficarem inclinados em qualquer tipo de angulação, dependendo do tipo que for melhor para o painel. A instalação se dá da seguinte forma:

 

Preparação do local

O processo se inicia com a composição do espaço em que as placas serão instaladas. De acordo com o layout do sistema, a equipe sobe no telhado e marca o local exato onde ficará o painel.

 

Instalação dos suportes

No caso de telhados de barro, é necessário que as telhas sejam removidas nos pontos certos em que o suporte será parafusado, geralmente na parte de madeira do telhado. Nos telhados metálicos é bem mais simples, uma vez que o suporte é fixado na própria telha, o que acaba garantindo certa proteção conta infiltrações.

 

Instalação dos trilhos

Os trilhos são as peças em que o painel ficará fixado, pois, como geralmente as estruturas de fixação são feitas de alumínio, eles são necessários para que o encaixe seja perfeito nos suportes e para que o painel fique preso adequadamente.

 

Fixação das placas sobre os trilhos e conexão dos cabos

Depois que os trilhos forem bem instalados, chegou a hora de colocar os painéis, encaixando-os em seu devido lugar e conectando todos os fios.

 

Conexão dos painéis solares no inversor e na energia

Por fim, só resta conectar os painéis para eles começarem a funcionar. É feita a conexão do painel no inversor solar e na rede elétrica do empreendimento. Essa etapa só pode ser executada por um profissional capacitado, geralmente um eletricista.

Depois que essa etapa é feita, o sistema de energia solar já está pronto para o funcionamento, produzindo energia elétrica para sua casa contribuindo na economia da conta de luz.

Quais os tipos de suporte existentes no mercado?

Há grandes diferenças entre os tipos de sistemas utilizados para montagem das placas solares, ainda mais em questão de qualidade e serviço. Os diferentes fabricantes oferecem estruturas e suportes com características distintas, bem como seus benefícios. Sendo assim, quando você compra um suporte mais caro, normalmente ele apresentará mais qualidade.

Existem muitos tipos de suporte para fixação dos painéis solares, e eles podem variar de acordo com o tipo, tamanho e pela superfície onde ela será instalada. Com relação as estruturas, existem os seguintes equipamentos.

 

1. Estrutura metálica com inclinação fixa

A estrutura com inclinação fixa demanda bem menos esforços para a instalação e requer poucos gastos com manutenção. Por ser bastante prática é ideal que seja usada em sistemas solares residenciais, em que é calculada uma inclinação ótima — angulação ideal que os painéis solares receberão maior incidência dos raios solares e menos interferências.

 

2. Estrutura fixa com ângulo de inclinação ajustável

É um tipo de estrutura bem mais eficiente, uma vez que permite o ajuste do ângulo de inclinação, o que acaba acarretando em um aumento significativo da produção de energia elétrica. Com esse tipo de estrutura, você consegue alterar a angulação dos módulos para que eles acompanhem o percurso do sol durante o dia e nas diferentes estações do ano.

 

3. Seguidores solares

Os seguidores solares, que também podem ser chamados de trackers, têm um mecanismo de movimentação em um ou dois eixos, possibilitando um acompanhamento do percurso do sol durante o dia e ao longo do ano. Dessa forma, os módulos sempre estarão em uma posição favorável à captação dos raios solares, absorvendo mais energia.

Porém, os trackers são bem mais caros do que os outros dois tipos de estruturas, pois requer maiores gastos com a manutenção e necessitam de uma maior demanda de energia para executar o movimento de acompanhar o sol.

 

O que difere os tipos de suporte para cada superfície?

A diferenciação entre os tipos de suporte se dá principalmente pela superfície em que ele será instalado. Essa distinção se dá pelas peças usadas como interface, sendo elas: grampos, parafusos, ganchos, colas, etc.

Para as telhas de barro o indicado é uma fixação com parafuso prisioneiro, uma vez que ele faz a interface do trilho com a cobertura. Uma fixação com gancho também pode ser usado — em telhados de fibrocimento o procedimento é semelhante.

Na fixação em lajes de concreto e também no chão, é necessário um suporte diferente, que já vem com a inclinação necessária da placa e que, geralmente, é feito de metal. Essa fixação é feita na superfície por meio de parafusos.

Já nas telhas de metal é possível usar uma supercola com parafusos especiais. Rebitadeiras também podem ajudar nesse caso, o que dependerá do modelo da telha — se ela permitir ampla aderência, melhor será o resultado do serviço.

Por fim, agora que você viu os principais tipos de suporte de placas solares e a forma correta de instalar, não se esqueça que é muito importante antes de comprar o produto, analisar a sua qualidade e solicitar um profissional capacitado para a instalação. Dessa forma, seu equipamento funcionará corretamente e pelo tempo estipulado.

Gostou de aprender um pouco mais sobre suporte para fixação de painel solar? Ficou interessado em instalar um desses na sua casa? Então entre em contato com a nossa empresa que iremos ajudá-lo!

POSTS RELACIONADOS