Qual a importância de fazer um curso de energia solar? Entenda aqui!

Qual a importância de fazer um curso de energia solar? Entenda aqui!

Tempo de leitura: 

5 minutos

Na busca de uma forma para aumentar a renda, empreendedores abrem um negócio objetivando que ele seja lucrativo. Para isso, é importante adquirir conhecimentos sobre a área em que deseja trabalhar, como no caso de fazer um curso de energia solar.

O setor de energia solar tem crescido muito no Brasil — menos do que deveria, mas está crescendo. Quem almeja investir nesse setor deve se especializar no assunto, o que aumenta as possibilidades de sucesso. Neste artigo, entenda a importância de fazer um curso de energia solar!

Maior conhecimento do mercado de energia solar

A primeira grande vantagem em se especializar por meio de um curso é que você conhecerá melhor como funciona o mercado de energia solar no Brasil e no mundo. Em outros países, como Estados Unidos e as nações europeias, esse mercado está bem mais adiantado que em nosso país.

Isso é um contrassenso, considerando que o Brasil é um dos países mais apropriados para a geração de energia elétrica a partir do sol. Trata-se de um país tropical, onde a insolação é uma das maiores do mundo. Certas regiões brasileiras exibem um índice de insolação muito alto, como o sertão baiano.

É por isso que o interesse do Brasil vem crescendo cada vez mais nesse setor, ampliando as possibilidades de expansão do mercado. Assim, um bom curso deixará você a par dos principais detalhes de como funcionam as coisas.

Entendimento das principais áreas de atuação

Outro bom motivo para fazer um curso de energia solar é que você entenderá melhor sobre as principais áreas da atuação.

A energia solar é aproveitada principalmente para gerar energia elétrica (sistema fotovoltaico) ou para aquecer a água (sistema de aquecimento). Isso em residências e empresas.

Não apenas em casas, mas em apartamentos e condomínios, o sistema fotovoltaico tem sido aplicado com sucesso. Empresas varejistas ou do atacado, indústrias e até estacionamentos podem aproveitar a energia solar. Qualquer instituição de saúde ou ensino também pode usar seus benefícios.

Nos clubes e academias, o sistema de aquecimento solar pode proporcionar redução de custos, bem como nas clínicas de fisioterapia e hidromassagem. Além disso, é possível ter uma piscina aquecida em sua própria casa e aquecer ainda a água da caixa d’água.

Compreensão dos termos técnicos do setor

É importante que o empreendedor também conheça os termos pertinentes à sua área. Já imaginou um professor de Matemática que não sabe o que é um logaritmo? Ou um técnico de informática que não sabe o que é uma placa de áudio, um roteador ou um IP?

O fornecedor/vendedor de sistemas de energia solar também precisa conhecer bem os termos técnicos que envolvem sua área para poder tirar a dúvida dos seus clientes. Células fotovoltaicas, aletas, painel solar, inversor, sistema on grid e off grid, corrente alternada e corrente contínua (CA e CC) são exemplos de termos que ele deve entender para trabalhar melhor.

Oportunidade de estabelecer vantagem competitiva

Nos tempos difíceis, o empreendedor precisa captar novos clientes, além de reduzir gastos. Nesse sentido, o curso de energia solar atualiza e capacita o profissional, oferecendo-lhe um certificado que ajudará a conquistar clientes grandes e pequenos.

Afinal, há empresas mais exigentes que só trabalham com profissionais certificados e consumidores individuais que preferem dar mais credibilidade aos profissionais que se especializaram formalmente naquilo que fazem.

Desse modo, o empreendedor que possui certificação ganha um diferencial competitivo importante sobre aquele que ainda não fez nenhum curso, mesmo que tenha conhecimento prático do negócio.

Potencialização das oportunidades de trabalho

Se você trabalha como funcionário de uma empresa, está sujeito a perder sua vaga, principalmente diante de crises econômicas que alcançam todos os pontos do país. O mesmo acontece se for autônomo e presta serviços a determinadas empresas há muitos anos — elas podem dispensar seus serviços para cortar gastos ou para contratar os serviços de um profissional mais qualificado, por exemplo.

É importante trabalhar sempre se mantendo atualizado para não ficar defasado em relação aos seus colegas que atuam na mesma área. A participação em cursos, palestras, seminários e capacitações é um diferencial, sejam esses eventos oferecidos pela empresa em que trabalha, sejam procurados por conta própria.

Buscar sempre algo a mais é uma forma de se preparar para o futuro e aumentar suas possibilidades de trabalho autônomo ou de um novo emprego. Por isso, fazer um curso de energia solar avançado é uma boa opção para garantir que seus conhecimentos estão realmente atualizados. Isso vai ajudar a captar mais clientes no mercado de trabalho.

Possibilidade de estabelecer uma rede de contatos

Em qualquer segmento de trabalho, é importante contar com uma rede de contatos. Com o auxílio de um bom networking, você poderá conhecer mais pessoas e conquistar mais clientes, o que contribui para construir uma reputação no mercado.

Realizando um curso, é possível entrar em contato com outros profissionais da área (iniciantes e veteranos) e com professores, que poderão passar boas dicas de como atuar no mercado de trabalho. A rede de contatos também é valiosa para a troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências.

Maior capacitação para solucionar problemas

Outro benefício advindo da especialização com um curso é que você estará apto a solucionar diferentes problemas que surgirem durante a execução de seu trabalho. Quanto mais autonomia você tiver para resolver problemas, mais sua reputação crescerá entre os colegas, os gestores da empresa e os clientes.

Não importa se você é funcionário ou autônomo, saber ajustar-se bem às novas situações, especialmente aquelas mais complicadas, é uma forma de aumentar sua credibilidade perante às pessoas.

Ficar sempre na dependência de outros para a resolução de imprevistos e até de dificuldades corriqueiras da profissão limita muito o trabalhador. Como consequência, gera desinteresse da parte do público, que sempre busca soluções dinâmicas e ganho de tempo.

A realização de um curso de energia solar fica, portanto, demonstrada como importante para todo profissional que deseja ganhar mais espaço no mercado de trabalho, conquistando um bom nome diante dos clientes e da própria concorrência.

É importante procurar cursos de capacitação que sejam ofertados por empresas especializadas no segmento e que tenham conteúdo sempre atualizado, alinhados aos seus próprios objetivos!

Aproveite para conhecer melhor a HCC Engenharia — empresa de engenharia elétrica focada na instalação de sistemas fotovoltaicos — e o nosso curso de energia solar!