Reserva financeira: confira 3 dicas para uma vida mais proveitosa

Diferente do que muita gente imagina, ter uma vida mais tranquila e proveitosa não significa só ter uma renda mensal satisfatória. Afinal, se você gastar tudo o que ganha no mês, pode passar por dificuldades quando surgir algum imprevisto. A solução para reduzir as preocupações nesse sentido é se dedicar a fazer uma reserva financeira para manter o padrão de vida nos tempos difíceis, além de ficar atento às oportunidades. Mas como fazer isso?

No post de hoje, daremos algumas dicas para ajudar você com a estratégia. Então, descubra, a partir de agora, porque o planejamento financeiro deve ajudar e as principais dicas para ter sucesso!

 

Por que o planejamento financeiro deve ser o primeiro passo?

Quando você inicia o planejamento financeiro, passa a enxergar melhor todo o dinheiro que recebe e, também, o que gasta. Assim, fica mais fácil identificar o destino dos recursos e decidir quais são essenciais, bem como os que podem sofrer cortes.

Além disso, poderá programar compras à vista e a prazo levando em consideração uma projeção das receitas a médio e a longo prazo, para não fechar nenhum mês no negativo. Como resultado, você ganhará maior folga no orçamento, podendo garantir sobras todos os meses para aplicar em um fundo de reserva particular.

 

Como fazer uma boa reserva financeira?

Com base na importância do planejamento financeiro para a criação de uma reserva, separamos 3 dicas fundamentais. Conheça-as abaixo!

 

1. Economize cortando gastos desnecessários

Comece avaliando os seus hábitos de consumo. Dentro de casa, o valor da conta de luz pode ser reduzido desligando os aparelhos da tomada para evitar o gasto com modo stand by, regulando a temperatura correta da geladeira para a estação do ano e planejando a sua abertura, malhando antes do banho para usar água fria, apagando as luzes sempre que não houver ninguém no cômodo, etc.

Lembrando que, em se tratando de energia elétrica, a utilização de painéis solares é sempre uma excelente opção para reduzir despesas.

Fora de casa, procure usar o transporte público, reduza as saídas semanais por programas caseiros, faça uma lista para o supermercado e compare os preços em pelo menos 3 estabelecimentos antes da compra, etc. Estes gastos são só os principais, mas você também deve listar todos os outros para estudar uma forma de economizá-los.

2. Estabeleça objetivos mensais e anuais

Ao colocar a primeira dica em prática, já dá para planejar uma meta de quanto deve sobrar mensal e anualmente para a sua reserva. Comece baixo para ganhar motivação e vá aumentando conforme o controle das finanças melhore.

Assim como em um jogo de videogame, quanto mais experiente você fica no controle, mais pode elevar o nível de dificuldade, desafiando a si mesmo superar o valor de sobra alcançado no mês e ano anterior. Quando menos perceber, terá um montante suficiente para cobrir as suas despesas por anos.

 

3. Invista parte do montante acumulado

Junte a sua reserva financeira em uma poupança, pois esta é facilmente acessível. Porém, para melhorar a rentabilidade do montante, após acumular uma reserva capaz de cobrir 12 meses do seu orçamento, no mínimo, passe a investir metade do que sobra mensalmente em títulos de renda fixa (CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA, etc.) e fundos de investimento.

Outro investimento interessante a se fazer é em uma franquia. Você adquire um modelo de negócio pronto, de uma marca já renomada e consolidada no mercado. Sua única preocupação é a execução dos trabalhos e o lucro que ela traz, sem demais burocracias. Se julgar este um investimento atrativo, conheça os dois modelos de franquia com os quais trabalhamos aqui na HCC.

Uma rentabilidade maior ajudará você a acumular montantes maiores mais rapidamente e sua reserva pode até se tornar um investimento para a aposentadoria.

Se você quer ter tranquilidade financeira e aproveitar mais a vida sem grandes preocupações, ter uma reserva financeira será primordial. Então, siga as nossas dicas e comece a formar o seu fundo ainda hoje!

E você, já tem um fundo de reserva? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

POSTS RELACIONADOS