Saiba agora como é feito o dimensionamento de energia solar!

Saiba agora como é feito o dimensionamento de energia solar!

Tempo de leitura: 

4 minutos

A energia solar se revela uma importante aliada dos brasileiros, sobretudo dos empresários. Afinal, além ser uma fonte renovável e não degradar o meio ambiente, ela possibilita que os consumidores reduzam drasticamente — até 95 % — os valores gastos com a conta de luz.

No entanto, vale ressaltar que a eficiência de um sistema fotovoltaico depende de vários fatores. Por isso, antes de instalá-lo na sua empresa, é muito importante fazer o dimensionamento de energia solar.

Você sabe o que é esse dimensionamento e como ele é feito? Então confira neste artigo as informações que trouxemos sobre o assunto!

O que é dimensionamento de energia solar?

O dimensionamento de energia solar pode ser definido como o estudo e a análise das especificidades do local em que o sistema fotovoltaico será implementado, bem como a identificação e a escolha de quais equipamentos deverão ser utilizados na produção de energia. Ou seja, consiste no planejamento da instalação.

É importante ressaltar que o dimensionamento é imprescindível para a implementação de qualquer sistema fotovoltaico, uma vez que é por meio dele que se identifica qual é o consumo diário de energia elétrica do local e as especificações dos aparelhos que vão integrar o sistema de energia solar. Com isso, é possível garantir um melhor aproveitamento do espaço disponível e, claro, a máxima eficiência na produção.

Vale lembrar que o dimensionamento de um sistema fotovoltaico não é uma tarefa simples, pois demanda conhecimentos específicos, inclusive em física. Por isso, para garantir o sucesso do investimento, é importante que os estudos e cálculos sejam feitos por profissionais qualificados.

Apesar disso, é interessante você saber quais fatores são levados em consideração na hora do planejamento do sistema fotovoltaico. Continue a leitura e descubra!

Como é feito o dimensionamento de energia solar?

A elaboração do projeto de um sistema fotovoltaico leva em consideração inúmeros fatores. Por isso, ele é feito em etapas. Para entender cada uma elas você precisa lembrar de algumas grandezas físicas, como:

  • volts (V): utilizada para medir tensão;
  • ampere (A): utilizada para medir a corrente elétrica;
  • watt (w): é utilizada para medir a potência, a qual equivale ao resultado da multiplicação da corrente pela tensão.

Agora que você já se recordou de algumas unidades de medida imprescindíveis para o projeto de produção de energia solar, confira quais são as etapas do dimensionamento do sistema fotovoltaico!

Apuração do consumo diário de energia

Antes de implementar um sistema fotovoltaico na sua empresa, você precisa saber o quanto de energia é gasto diariamente. Para isso, o primeiro passo é listar quais são os aparelhos e as máquinas que dependerão do sistema, o consumo de cada um deles e o período de tempo que eles funcionam, ou seja, o número de horas que eles ficam ligados diariamente.

Depois disso, é só multiplicar o consumo individual pelo número de horas de funcionamento. Ao final, os valores obtidos deverão ser somados. Assim, você conseguirá descobrir qual o consumo diário de energia na sua empresa. Isso é fundamental para o dimensionamento do painel fotovoltaico.

Dimensionamento do painel solar

As células solares são as responsáveis por transformar a energia solar em corrente elétrica. Por isso, é muito importante que o dimensionamento delas seja feito com cautela. Afinal, eventuais erros podem afetar a eficácia do sistema fotovoltaico, ou seja, a quantidade de energia que será produzida.

Para fazer esse dimensionamento, o valor do consumo diário de energia pela empresa deve ser dividido pelo número de horas de insolação do local em que o painel será instalado. Em média, no Brasil, o período de insolação é de 5 horas. No entanto, quando for fazer o cálculo, é muito importante observar a insolação do local em que as placas solares serão instaladas, uma vez que isso influencia diretamente na potência que seu painel solar deve ter.

Assim, se o maquinário e demais equipamentos de sua empresa consomem, por exemplo, cerca de 3500 Watts por dia e o período de insolação no local for de 5 horas, a potência de seu painel solar deve ser de, no mínimo, 700 Watts por hora.

Vale ressaltar que, além da potência, alguns outros fatores devem ser considerados na hora da escolha do painel, tais como:

  • tensão das placas, uma vez que não é apropriado utilizar painéis com tensões diferentes em um mesmo sistema;
  • tensão das baterias, principalmente nos sistemas off-grid, ou seja, nos sistemas autônomos, pois a energia produzida a mais não ficará armazenada na bateria;
  • tecnologia das placas.

Dimensionamento do inversor

O inversor é um dos componentes fundamentais de todo sistema fotovoltaico, uma vez que a energia elétrica produzida nos painéis fotovoltaicos é em corrente contínua (CC) e a maioria dos aparelhos eletrônicos funcionam com corrente alternada (CA).

Assim, o inversor é o equipamento responsável por transformar a corrente contínua em alternada. Além disso, ele tem outras duas importantes funções: aferir a produção de energia dos painéis e garantir a segurança do sistema.

A instalação do inversor geralmente é realizada nas imediações do quadro de luz, já que ele não deve ser exposto à ação do sol e, tampouco à água e ao calor. No caso das empresas em que há alta demanda energética, o equipamento pode ser instalado em local específico e destinado a esse fim.

Na hora de escolher qual inversor você vai utilizar, é importante verificar a potência do equipamento. Ela deve sempre ser superior ao consumo energético dos equipamentos da empresa. Vale lembrar que existem diferentes tipos de inversores e a escolha entre eles deve considerar as necessidades da organização e as especificidades do sistema fotovoltaico que será instalado.

São muitos os fatores que devem ser considerados na hora de fazer o dimensionamento de energia solar, não é mesmo? Além daqueles listados nesse artigo, é necessário fazer o dimensionamento das baterias e do controlador de carga. Por isso, o auxílio de profissionais qualificados é indispensável.

Como você viu, o sucesso da instalação e do dimensionamento de energia solar requer conhecimento. Então, para conhecer melhor os tipos de sistemas fotovoltaicos, baixe o nosso e-book sobre o assunto!