Saiba como instalar energia solar em ambientes empresariais e residenciais

Saiba como instalar energia solar em ambientes empresariais e residenciais

A instalação de energia solar em ambientes empresariais e residenciais permite a transformação do seu telhado em um gerador de energia elétrica, trazendo três benefícios imediatos: economia na sua conta de luz, segurança contra a inflação energética e a valorização do seu imóvel.

Além disso, a energia solar é sustentável e ajuda a contribuir na preservação do meio ambiente. Quer saber mais sobre como instalar energia solar? Confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

 

Como instalar energia solar em empresas e residências?

A instalação de um sistema gerador de energia solar é mais simples do que parece. Para que você tenha os melhores rendimentos com esse investimento, é fundamental estabelecer um passo a passo completo. Veja os pontos mais importantes que devem ser levados em conta antes da instalação do sistema de energia solar.

 

Consumo de energia

O primeiro passo para saber como instalar energia solar em sua residência ou empresa é analisar a conta de luz e o consumo desse local. Procure pelo consumo mensal em kW: é a partir dele que é calculado o tamanho do sistema de energia solar.

Com base no consumo mensal de energia, é possível simular o custo de instalação médio do projeto fotovoltaico, a quantidade de painéis, a geração de energia anual e a área total necessária para a instalação do sistema.

 

Localização

A incidência da luz solar pode variar muito de uma região para outra. Existem locais em que é mais vantajoso utilizar a energia solar para aquecimento de água (regiões Sul e Sudeste) e em outros a geração de energia elétrica (regiões Norte e Nordeste).

No entanto, isso não quer dizer que nas regiões Sul e Sudeste não possa ser feita a geração fotovoltaica de energia elétrica e que nas outras regiões não seja possível fazer o aproveitamento solar para aquecimento de água.

Para sistemas fotovoltaicos, as instalações urbanas são realizadas no telhado, e interferências como ventos, sombras e superfícies reflexivas podem prejudicar a eficiência do sistema. Garantir a circulação de ar também é importante para que os módulos não esquentem em excesso.

O ideal é que o local de instalação tenha o entorno o mais livre possível. Além disso, para suportar o peso dos painéis, o telhado deve ser reforçado, não podendo apresentar problemas em sua estrutura que venham a comprometer a segurança dos equipamentos e, principalmente, dos moradores.

 

Direção dos painéis

O ideal é que os painéis sejam instalados no seu telhado, voltados à região de maior incidência solar. No Brasil, que está situado no hemisfério sul, eles devem estar apontando para o Norte, com inclinação similar à latitude do local. No entanto, se isso não for possível, a direção pode ser alterada. Isso não impedirá a geração de energia, apenas reduzirá a eficiência do sistema.

 

Tempo de execução

A instalação de um sistema de energia solar é a parte mais rápida de todo o processo. Geralmente, o prazo médio é de 2 a 3 dias. Isso acontece porque a instalação é simples e em módulos, sem a necessidade de realizar reformas no ambiente, apenas a colocação dos painéis e inversores.

 

Manutenção

Em geral, os painéis solares duram, no mínimo, 25 anos, com perda média de 0,5% em eficiência de geração a cada ano. Assim como instalar energia solar, a manutenção desse sistema não é complexa nem onerosa: a própria água da chuva ajuda na limpeza dos painéis.

 

Parecer de acesso

O parecer de acesso é um documento obrigatório. Apresenta informações sobre as condições de acesso à energia no local e dados técnicos que permitem a conexão do sistema que produz energia elétrica por meio da energia solar. Ele deve ser solicitado na concessionária de energia, e tem prazo de até 34 dias para ser emitido. Depois de concluída essa etapa, a instalação pode ser feita pela empresa contratada.

 

Homologação

O sistema de energia solar deve ser autorizado pela distribuidora de energia para começar a funcionar. Para tanto, é necessário que ele passe por uma inspeção, realizada por um profissional técnico. Para que tudo ocorra bem, contrate o serviço de instalação de empresas que cumpram os padrões exigidos.

 

Quais as diferenças de instalação em residências e empresas?

A instalação de energia solar em residências ou empresas não apresenta grandes diferenças. Em ambos os casos, as vantagens de economia de energia e valorização do imóvel estão presentes. A colocação e fixação dos suportes que prendem os painéis no telhado dependem do tipo de cobertura do local. Além de segurar os módulos, esses suportes devem ser resistentes às intempéries e fixados de maneira que não causem infiltração na estrutura.

Ainda assim, a instalação de energia solar em empresas tem outro benefício: o incentivo fiscal que o Estado oferece para instituições que aderem à utilização de energia renovável. Esse incentivo governamental é parte do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, que tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica pelas empresas, preservando os rios, que sofrem com a falta de chuvas.

Instalar um sistema de energia solar pode significar uma economia de até 95% da sua conta de luz, o que torna seu negócio mais competitivo no mercado.

 

Qual a importância de buscar uma empresa especializada?

É importante destacar que a instalação de energia solar deve ser feita por uma empresa especializada, a fim de evitar problemas em todo o procedimento. Dessa forma, a instalação será realizada com base nos passos anteriores, garantindo o bom funcionamento do sistema e a eficiência na produção de energia elétrica.

Além disso, ao comprar um sistema de energia solar, verifique a garantia do fabricante do painel, o que geralmente varia entre 20 e 25 anos. Veja também quais as garantias fornecidas quanto ao trabalho realizado pela empresa instaladora. É fundamental que você esteja protegido de danos como furos no telhado, que podem causar vazamentos, ou de estruturas que não foram bem fixadas.

Agora que você já sabe todo o processo de como instalar energia solar, faça uma simulação do projeto solar fotovoltaico da sua casa ou empresa. Entre em contato conosco e confira todas as opções de sistemas que oferecemos!

POSTS RELACIONADOS