Se faltar energia elétrica, meu sistema solar continuará funcionando?

Quando as pessoas estão buscando informações sobre energia solar, uma pergunta sempre aparece: quando faltar energia elétrica, o meu sistema solar continuará funcionando?

Para responder a esta questão, o primeiro passo é explicar a diferença entre os dois principais tipos de sistemas de energia solar existentes, o on grid e o off grid. E a diferença entre eles é mais simples do que você imagina!

Para facilitar, vamos começar pelo princípio de funcionamento do sistema de geração de energia solar. Quando há irradiação solar, o efeito fotovoltaico ocorre e tem-se a produção de energia elétrica através dos painéis solares. No entanto, a presença do sol ao longo do dia é inconstante, o que torna a geração de energia intermitente, variando muito ao longo de um dia. No Rio Grande do Sul, temos, em média, 4,5 HSP (Horas de Sol à Pico) por dia, por exemplo.

Essa “incerteza” quanto à geração de energia cria a necessidade de utilização de um dispositivo para armazenar a carga produzida nos períodos de sol, permitindo ao consumidor utilizá-la em horários em que não há tanta irradiação, ou mesmo durante a noite. E é aí que surge a diferença mais significativa entre os dois tipos de sistemas fotovoltaicos.

Então, quais as principais diferenças entre os sistemas de energia solar on grid e off grid?

Nos sistemas off grid, a energia excedente gerada é armazenada em equipamentos, normalmente baterias, que são dimensionadas para oferecer energia por um período sem irradiação determinado. Esses sistemas podem funcionar de maneira independente da rede da concessionária de energia elétrica.

Já nos sistemas on grid, o armazenamento não é realizado em nenhum equipamento. A energia gerada durante os períodos com irradiação solar é consumida instantaneamente e o restante é injetado na rede da concessionária. Esse “crédito” gerado pela produção excedente é contabilizado, e será descontado do consumo de energia fornecida pela concessionária nos períodos em que não há sol. Se quiser entender melhor como funciona esse sistema de compensação, assista ao vídeo abaixo.

Essa diferenciação entre os tipos de sistemas embasa a explicação para o nosso questionamento central: quando faltar energia elétrica, o meu sistema solar continuará funcionando?

Como nos sistemas off grid não há dependência da concessionária de energia, ou seja, o sistema funciona de maneira independente, você continuará tendo energia na sua casa ou empresa, gerada através do seu sistema fotovoltaico, mesmo quando não há sol.

Já no sistema on grid, a dependência da rede da concessionária não permite o funcionamento isolado do sistema quando há falta de energia. Isso ocorre em virtude de resoluções da Aneel e dos módulos I e III do Prodist, que regulamentam as exigências de conexão do sistema de energia solar com a rede da concessionária.

Dentro de uma dessas exigências, está a proteção contra o ilhamento. Isso significa dizer que o inversor utilizado para fazer a conexão do sistema com a rede deve possuir um dispositivo de proteção que ajude a proteger a rede da concessionária e evite uma energização reversa, que pode ser um problema de segurança aos técnicos que irão realizar os reparos do sistema.

Além disso, devido à instabilidade da geração da energia solar fotovoltaica, não há condições de sustentação da carga nos períodos em que não houver a energia da concessionária.

A tecnologia de armazenamento de energia está melhorando a cada dia. As possibilidades armazenamento de energia já estão sendo inseridas no mercado brasileiro, o que vem possibilitando uma autonomia maior da geração pelo consumidor. No entanto, o grande desafio desse tipo de sistema é a regulação pela Aneel e suas distribuidoras, que deverão, o quanto antes, adequar-se para permitir o funcionamento de maneira ilhada.

E aí, compreendeu como tudo funciona? Se sim e gostou do post, siga-nos nas nossas redes sociais e acompanhe outras explicações, curiosidades e dicas tão interessantes quanto esta. Nós estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

Se ainda não compreendeu muito bem, baixe o nosso e-book aprofundado, clicando no link abaixo, e tire todas as suas dúvidas!

POSTS RELACIONADOS