Sistema fotovoltaico: entenda como é feito o projeto para a sua empresa

Sistema fotovoltaico: entenda como é feito o projeto para a sua empresa

A sustentabilidade é um tema muito importante em nossa sociedade. O consumo dos recursos naturais do nosso planeta deve ser consciente para que as próximas gerações não tenham problemas ambientais e também possam desfrutar da natureza. Em vista disso, são criados novos métodos e técnicas para preservar o meio ambiente.

Existem várias tecnologias que conciliam o desenvolvimento das cidades com a preservação dos ecossistemas, e uma delas é a energia fotovoltaica.

O efeito fotovoltaico foi descoberto em 1839 por Alexandre Edmond Becquerel e, desde então, os processos foram aprimorados. Hoje em dia é possível executar um projeto de sistema fotovoltaico em inúmeras localidades do mundo, atendendo a empresas e residenciais de qualquer porte.

Como o mercado está em busca de soluções ecologicamente corretas, ela vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade. Dessa forma, neste post você vai descobrir como o projeto de sistema fotovoltaico é realizado. Mostramos, também, do que ele é composto e quais são os seus benefícios. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite.

 

Quais são os componentes do projeto de sistema fotovoltaico?

Se você acompanha o nosso blog, já deve conhecer a importância desse tipo de energia para o nosso país. O Brasil apresenta um grande potencial para a energia fotovoltaica. O território nacional recebe uma radiação solar muito maior do que outros países.

Dessa forma, uma empresa que quer se destacar no mercado e reduzir despesas deve conhecer os elementos que compõem esse sistema. Ele tem quatro componentes básicos, veja-os abaixo:

  • controladores de carga: têm a função de evitar sobrecargas ou descargas descontroladas nas baterias, o que aumenta a vida útil do sistema;
  • módulo fotovoltaico: capta a energia solar e a transforma em energia elétrica;
  • inversores: transformam a corrente contínua em corrente alternada, de acordo com a tensão elétrica desejada. Também sincronizam o sistema com a rede elétrica;
  • baterias: armazenam a energia quando não há sol.

 

Existem, basicamente, dois tipos de sistemas:

  • isolado (off-grid): não está conectado à rede elétrica, abastecendo diretamente os aparelhos e equipamentos. Dessa forma, só é utilizado em locais remotos;
  • conectados à rede (on grid): projetos que atendem à maioria da população e de empresas. Não utilizam baterias e controladores de carga, sendo mais eficientes e econômicos.

 

Como ele é dimensionando?

Quando um empreendimento deseja fazer o projeto de sistema fotovoltaico, é necessário tomar certas atitudes. Antes de qualquer decisão, deve-se entender como é o uso de energia elétrica na empresa, focando no consumo mensal em kWh do negócio. Com esses dados em mãos é possível calcular qual deve ser o tamanho dos equipamentos a ser instalados.

Na hora de escolher os materiais, é muito importante fazer o levantamento de cargas e a eficiência de cada componente. Escolher a frequência, a tensão e a potência requeridas faz toda a diferença para o funcionamento do projeto.

Após isso, a empresa contratada fará um orçamento e uma simulação de custos. A energia fotovoltaica pode exigir um investimento elevado, inicialmente. Por isso, fique atento para não ter surpresas desagradáveis em seu planejamento e saiba em quanto tempo você terá o retorno financeiro que você deseja.

Os seguintes critérios devem ser considerados no projeto de sistema fotovoltaico:

  • área de cobertura: local disponível para a instalação dos módulos fotovoltaicos. Deve ser livres de obstáculos e interferências;
  • sombreamento: as edificações próximas à empresa podem gerar sombras, à medida que o sol se movimenta. Por isso, esse conceito é muito importante para o desempenho do sistema;
  • inclinação: a eficiência dos painéis também está relaciona à inclinação de instalação. Cada situação deve ser analisada para que eles sejam posicionados da melhor maneira possível;
  • consumo de energia elétrica: dado fundamental para o dimensionamento do conjunto. Esse valor determina o tamanho e os tipos dos equipamentos a ser utilizados. Na maioria dos casos, usa-se como base o consumo dos últimos 12 meses.

 

Quais são as suas vantagens?

Após descobrir qual é o seu funcionamento e como ele deve ser dimensionado, chegou o momento para você descobrir os benefícios do projeto de sistema fotovoltaico.

 

Economia de energia

A redução de despesas é um dos principais objetivos de um empresário quando toma a decisão de trocar a fonte de energia de seu negócio. Nesse caso, a energia fotovoltaica pode ajudá-lo na diminuição de custos. Isso acontece porque ela utiliza a energia do sol para a geração de energia elétrica.

Quando todos os fatores favorecem o projeto é possível obter a autossuficiência energética e pagar apenas o custo de disponibilidade, que é o valor mínimo cobrado pelas concessionárias. O uso de outras tecnologias, como lâmpadas de LED, pode reduzir ainda mais o consumo de energia elétrica.

Lembre-se, também, dos créditos de energia, que possibilitam a isenção de impostos.

 

Sustentabilidade

As energias limpas são fontes renováveis e que não poluem o meio ambiente. A energia fotovoltaica é um de seus principais exemplos e que oferece grandes oportunidades para o mercado brasileiro.

Como dito anteriormente, nosso país tem uma grande taxa de incidência solar e que deve ser aproveitada para promover a sustentabilidade. O projeto de sistema fotovoltaico reduz a exploração das fontes tradicionais de energia e os seus impactos ambientais.

 

Fácil instalação

Os processos de aquisição e instalação do sistema são rápidos e práticos. Dessa forma, ao adotá-los em sua empresa você tem poucas preocupações e pode contar com uma solução sustentável e econômica em poucos dias. Cada concessionária de energia tem prazos e determinações diferentes, mas, na maioria dos casos, leva-se cerca de um mês para concluir todos os processos.

O consumo sustentável já não é mais uma necessidade em nossa economia. Ele é essencial para a preservação dos recursos da natureza e o uso consciente de nossas reservas energéticas.

A energia fotovoltaica é uma ótima solução para quem quer reduzir despesas e ter muita comodidade em sua rotina de trabalho. O território brasileiro é um dos que mais oferecem oportunidades para essa tecnologia no planeta.

Desse modo, o projeto de sistema fotovoltaico deve ser realizado de acordo com seus objetivos, sempre levando em consideração as necessidades da empresa. Ele faz com que você tenha mais segurança e autonomia e permite a superação de obstáculos e das crises financeiras com mais facilidade e tranquilidade.

E então, gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado sustentável e dos sistemas fotovoltaicos!

POSTS RELACIONADOS