Uma jornada pelo universo das franquias e do empreendedorismo

Uma jornada pelo universo das franquias e do empreendedorismo
Na última semana, a HCC participou de dois eventos ligados ao empreendedorismo e ao franchising em Santa Catarina: o Brasil Expo Franquias e o Empreende Brazil Conference. Confira, neste texto do engenheiro Luiz Alberto, tudo o que rolou por lá!

Agregar conhecimento é essencial para o nosso crescimento profissional e pessoal. Melhor ainda, quando podemos compartilhar e trocar experiências com outras pessoas. Foi exatamente o que fiz na última semana, quando participei de dois eventos associados ao empreendedorismo no estado de Santa Catarina – o Brasil Expo Franquias e o Empreende Brazil Conference. Quer saber o que rolou nesses dois eventos? Então, confira o texto que preparei contando sobre essas experiências!

 

O que aprendemos no Brasil Expo Franquias

De 05 a 07 de julho, em Blumenau, aconteceu a 3ª edição do Brasil Expo Franquias, evento onde marcas de todo o Brasil expõem os seus modelos de negócios para interessados em empreender. O modelo de franquia é uma opção segura para quem quer ter seu próprio negócio e, sem dúvida, é o que apresenta menores riscos. Dados do SEBRAE revelam que uma franquia tem 8 vezes menos chances de fechar nos 2 primeiros anos, diferentemente de uma empresa convencional. Esses dados mostram, acima de tudo, que o trabalho em rede e a parceria de negócios com quem já testou e sabe como se faz (proporcionados pela franquia) conectam o novo empreendedor com maior agilidade no segmento onde ele está se inserindo – o que diminui, por consequência, o risco de insucesso.

Outro dado que chama a atenção é que, mesmo num cenário econômico adverso, com crescimento do PIB próximo de 0%, tivemos, no primeiro trimestre de 2019, um avanço de mais de 7% nos faturamentos de franquias no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF). Isso mostra que os ganhos sistêmicos da operação e, fundamentalmente, da preparação da rede num cenário pessimista, fazem a diferença para a manutenção da rentabilidade do negócio. Além disso, outro ponto relevante na expansão da rede é a necessidade de suporte aos franqueados. O crescimento de novos pontos comerciais imputa uma responsabilidade muito grande às franqueadoras.

Em razão disso, trago, mais uma vez, o case “HCC Energia Solar” para o centro da discussão. Por se tratar de uma prestação de serviço técnica, com envolvimento grande do nosso time de engenharia, pensamos nossa expansão comercial com base na estrutura de suporte, ou seja, de dentro para fora. Neste contexto, dimensionamos nosso crescimento a partir de ferramentas digitais que possibilitam dar uma maior autonomia ao franqueado e focamos na mentoria do processo em 3 momentos distintos:

  • implementação;
  • crescimento;
  • e sustentabilidade.

 

Em cada uma das etapas, a interação com o suporte é distinta. Nosso plano prevê um crescimento da rede em 12 lojas anuais, chegando a um total de 20 parceiros em todo o Brasil.

Participei apenas do primeiro dia do Brasil Expo Franquias, pois, no dia seguinte, partimos para o nosso segundo evento do final de semana – dessa vez, como expositores. Continue lendo para saber como foi!

 

Um dia de muitas trocas no Empreende Brazil Conference

O outro evento que participamos, dessa vez como expositores, foi o Empreende Brazil Conference, que aconteceu no dia 06 de julho, em Florianópolis. Esse grande encontro do empreendedorismo brasileiro foi um sucesso completo: mais de 3.500 pessoas estiveram lá. O principal foco do evento foram as palestras com renomados nomes do empreendedorismo nacional, com um destaque para Anitta. A cantora revelou, na sua fala, o lado empreendedor de Larissa (seu nome de batismo). Ela contou um pouco da trajetória da marca Anitta e sua constante alternância de estratégias para se manter no topo, além de compartilhar como fez para avançar no mercado internacional. Confesso que fiquei surpreso com o profissionalismo e com o senso de empreendedorismo da jovem brasileira, que se tornou sucesso muito nova e já pretende se aposentar aos 30 anos.

Já na feira, tivemos uma busca significativa pelo nosso modelo de negócio. Percebi que o investimento em energia solar realmente está sendo visado por várias pessoas que desejam empreender. O que atrai essas pessoas é o tamanho do mercado e, também, a acelerada difusão da tecnologia. Só para se ter uma ideia, o mercado cresceu mais de 150% somente em 2018 e a previsão é que esse número dobre até o final de 2019.

Esse ecossistema por si só já viabiliza o negócio, mas, no entanto, existem desafios técnicos imensos para a viabilização de projetos sustentáveis e que entreguem seu potencial energético com plenitude. Por esse motivo, a formação de rede através do modelo de franchising surge como um diferencial para aqueles que querem entrar nesse mercado de maneira mais segura e com uma parceria que ande lado a lado em todas etapas do processo.

Enfim, esses dias em território catarinense revelaram um ambiente de empreendedorismo fantástico, onde inovação, marketing, estratégias e gestão estavam por todo lado. Tudo isso me empolgou muito, porque revela que estamos nos profissionalizando cada vez mais nessa jornada – e, sem dúvidas, o conhecimento e a parceria são os melhores métodos para crescermos nossos negócios de maneira sustentável. Ficou interessado em saber mais sobre nossas franquias? Então clique aqui, preencha o formulário e fale com nossos consultores!

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