Uso de energia solar: saiba onde aplicar na sua empresa

Uso de energia solar: saiba onde aplicar na sua empresa

Tempo de leitura: 

3 minutos

O mercado de energia solar promete se tornar cada vez maior. Diante da busca por alternativas ambientalmente responsáveis e com a democratização de acesso, a tendência é de aumento. E mais do que apenas nas residências, os usos da energia solar também se aplicam aos empreendimentos.

Empresas de diversos tipos podem recorrer a essa opção, já que ela traz vários resultados. Com o planejamento correto e a aplicação ideal desse elemento, é possível até melhorar o desempenho no mercado.

A seguir, confira quais são os usos da energia solar e entenda quais aspectos considerar na hora de levar essa ideia para sua empresa.

Por que investir nessa energia para a sua empresa?

Antes de buscar as formas de utilização, vale pensar nas vantagens oferecidas por essa decisão. Fazer a instalação de um sistema traz benefícios em curto, médio e longo prazo e, a seguir, você conhecerá os principais. Confira!

Redução dos custos

O primeiro aspecto e um dos mais relevantes é a diminuição dos gastos variáveis. Isso acontece porque a instalação de um sistema normalmente adota os créditos de energia. Em termos simples, o valor produzido é jogado na rede elétrica e descontado do consumo mensal. Então, há uma diminuição nos gastos. Como o custo só incide uma vez — na hora da instalação —, a economia cumulativa leva a um excelente retorno sobre o investimento.

Aumento da sustentabilidade

Outro aspecto importante é que os usos de energia solar se baseiam em uma solução verde. A alternativa solar é limpa, não polui e não exige grandes recursos para ser gerada. É diferente das hidrelétricas ou termelétricas, que causam impactos à natureza.

Quando a empresa recorre a essa possibilidade, portanto, ela aumenta a sustentabilidade da própria atuação. Na prática, significa que o empreendimento tem a chance de reforçar esse valor em sua abordagem.

Proteção contra crise energética

Além de ser mais cara, a energia elétrica traz problemas referentes ao fornecimento ao longo do tempo. Explica-se: com a elevação do consumo e falta de investimento, a estrutura atual pode não comportar toda a rede. É isso que causa questões como aumentos abruptos, racionamento ou apagões. Como a energia solar é gerada continuamente, a empresa que investe se protege contra uma possível crise energética e não corre o risco de ser deixada no escuro.

Quais são os possíveis usos da energia solar nos negócios?

Agora que você entendeu quais são os benefícios, é essencial descobrir como ocorre a aplicação dessa possibilidade. Na sequência, descubra quais são os usos da energia solar mais comuns na empresa.

Funcionamento da rede elétrica

Naturalmente, o sistema é utilizado para complementar ou até substituir o consumo de energia elétrica. Em sistemas dentro e fora da rede, a geração solar permite que o negócio diminua o consumo da versão que vem das redes de transmissão.

A energia solar pode ser aplicada nos projetos de iluminação e climatização e até no funcionamento das máquinas. Como consequência, há uma diminuição substancial na conta.

Investimento

Como o mercado de energia solar ainda está em expansão, essa é uma excelente oportunidade de investimento. O empreendimento pode montar um sistema e alugá-lo para parceiros ou subsidiárias, por exemplo.

Inclusive, tem a chance de diversificar os negócios. Ao se envolver com uma franquia de energia solar, a empresa consegue atingir um mercado que pode estar relacionado ao seu principal. Uma fábrica de componentes voltaicos, por exemplo, tem essa interessante alternativa.

Marketing verde

Entre os usos de energia solar também está a construção da imagem e a gestão de marca. Como se trata de uma solução sustentável, o negócio pode usar esse investimento para fazer marketing verde e se destacar. Isso reforça posicionamento, gera diferenciação em relação aos concorrentes e permite que a empresa alcance um público cada vez mais preocupado com esse aspecto.

Os usos da energia solar para os negócios são diversos e trazem muitos benefícios. Para aproveitá-los ao máximo, é fundamental escolher um bom empreendimento, de modo que a instalação seja segura e de qualidade.

Já que essa decisão tem a ver com as despesas, descubra quais são os principais custos operacionais do seu negócio.