Com um mercado cada vez mais nivelado e a concorrência acirrada, alguns detalhes podem fazer toda a diferença para o sucesso de uma empresa. A ideia é que, se os produtos são iguais, o único jeito de se diferenciar é investindo em serviços complementares ou na melhoria dos processos atuais.
Nesse cenário, a busca por dicas de atendimento ao cliente segue aumentando. Por isso, fizemos este post para ajudar você a se destacar no mercado, surpreendendo os consumidores positivamente. Continue a leitura para conferir!
Por que é importante fornecer um bom atendimento ao cliente?
Quando você oferece um atendimento de qualidade, o consumidor tende a preferir comprar na sua empresa em vez da concorrente, mesmo que o produto dele seja exatamente igual e até mais barato.
Sendo assim, é possível agregar valor aos produtos por meio dos serviços prestados, vendendo até mais que o concorrente, que só foca nos valores da mercadoria.
Um nível alto de satisfação com o atendimento também resulta na criação de um ciclo de vendas, onde os clientes voltam periodicamente para repetir as compras — garantindo a fidelização. Por fim, isso gera indicações, que levam mais pessoas a considerarem a sua empresa como confiável na hora da compra.
Quais são as melhores dicas de atendimento ao cliente?
Com base na importância do atendimento para o sucesso do negócio, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a prestar serviços mais eficientes. Acompanhe!
Adote uma política de atendimento
Em muitas empresas, as ações são confusas e os atendentes ficam dependentes de seus superiores para agirem. Isso é ruim, pois acarreta na demora no atendimento e passa a sensação de insegurança aos consumidores.
Mude isso criando regras para a tomada de decisões baseada em processos padrões. Contudo, dê espaço para a autonomia, já que cada cliente é diferente e problemas novos podem surgir a todo momento.
Seja um solucionador de problemas
São muitos os casos em que os atendentes enrolam os clientes para resolver os problemas. Independentemente do motivo para isso, o resultado é sempre catastrófico.
Para que isso não aconteça, mude o foco para resolver as solicitações o mais rápido possível. Além disso, as soluções não devem ser temporárias ou feitas pela metade. O cliente não quer ter que voltar a fazer contato para reclamar das mesmas questões várias vezes. Por isso, além de rápidas, ofereça soluções definitivas.
Atue como ouvinte e consultor
Sabe quando você precisa repetir os seus dados e o motivo da ligação por diversas vezes, na mesma chamada, devido à falta de atenção dos atendentes? Evite isso a todo custo no seu negócio. O ideal é que o cliente seja atendido com cordialidade, como uma visita em sua casa — e não seja transferido de uma pessoa para outra.
Tenha paciência para ouvir e entender o problema e, depois, faça o que estiver ao seu alcance para resolver tudo rapidamente. Se não for possível, aja como consultor e oriente o consumidor da melhor maneira para atender às suas necessidades.
Use a tecnologia como aliada
Todas as dicas mencionadas até aqui podem funcionar melhor se você contar com a ajuda da tecnologia. Softwares desenvolvidos exclusivamente para o setor de atendimento ao cliente, como o CRM (Customer Relationship Management), permitem centralizar as informações e as operações de atendimento em um único ambiente.
Além disso, você pode implementar a tecnologia de chatbot, integrada com o CRM, para automatizar parte do atendimento realizado via internet, ganhando agilidade e precisão no processo.
Seguindo essas dicas de atendimento ao cliente, você conseguirá elevar o patamar de profissionalismo do negócio rapidamente. Então, não perca tempo e comece a planejar as mudanças ainda hoje para obter os melhores resultados!
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