Quais são as formas de aproveitamento da energia solar? Confira

O sol é uma fonte abundante de energia renovável e limpa. A partir de um sistema fotovoltaico, é possível captar a radiação solar e transformá-la em energia elétrica.

A energia elétrica gerada a partir do sol é chamada de energia fotovoltaica. Mas não é somente gerando energia elétrica que o sol pode ser aproveitado. Além disso, a própria energia fotovoltaica pode ser aproveitada de maneiras diversas.

Leia nosso artigo e veja as diferentes formas de aproveitamento da energia solar. Você vai ficar ainda mais convencido da importância de aplicar a energia solar de forma mais dinâmica em nossa rotina!

Quais são as formas de aproveitamento da energia solar?

Primeiramente, vamos apresentar as três formas básicas de aproveitamento da energia solar: arquitetura bioclimática, energia solar térmica e energia solar fotovoltaica. Saiba mais sobre cada uma a seguir.

Aproveitamento da arquitetura bioclimática

O objetivo da arquitetura bioclimática é aproveitar os recursos naturais da melhor maneira possível, incluindo a energia do sol. Os projetistas buscam integrar os recursos com a construção e os ambientes. Isso acontece por meio de projetos inteligentes com foco na sustentabilidade.

Desse modo, a construção aproveita as condições naturais do entorno. Iss pode ocorrer, por exemplo, por meio de sistemas fotovoltaicos para gerar energia elétrica, bem como pelo aproveitamento da iluminação natural.

A luz natural pode ser bem aproveitada durante o dia, dispensando a necessidade da iluminação artificial por meio de lâmpadas. Há também sistemas que refletem a luz solar para fora do ambiente, diminuindo a temperatura. Assim, não é preciso utilizar ventiladores ou ar-condicionado.

Aproveitamento da energia solar térmica

A energia solar térmica usa o calor solar para conseguir calor por meio de coletores ou outros métodos. É um método muito usado para aquecer água em imóveis, sejam residenciais, sejam empresariais, como pousadas, hotéis, clubes, parques, academias, clínicas de fisioterapia.

Aproveitamento da energia solar fotovoltaica

O sistema fotovoltaico é o método mais eficaz para captar energia solar. O potencial energético é maior a partir da energia fotovoltaica. Entre suas vantagens, podemos citar:

  • a energia solar parte de uma fonte inesgotável de matéria-prima, sem que isso cause algum dano ao meio ambiente;
  • durante a captação da energia solar e o uso da energia elétrica, o índice de emissão de poluentes e partículas é nulo, pois se trata de uma fonte de energia totalmente sustentável;
  • os equipamentos usados na captação e conversão da energia solar podem ser instalados em qualquer local do mundo;
  • a instalação se dá geralmente em telhados, o que permite economizar espaço;
  • o uso da energia fotovoltaica não tem restrições, ou seja, pode ser largamente aplicada na vida diária.

Quais são as formas de aproveitamento da energia solar fotovoltaica?

Agora vamos ser mais específicos e mostrar quais são as formas de aproveitamento da energia solar fotovoltaica. Ela pode ser usada de diferentes maneiras. Veja quais são elas.

Energia fotovoltaica em residências/empresas

Quando o objetivo é fornecer energia elétrica para residências e empresas, a energia é fornecida por meio dos módulos fotovoltaicos. Um ponto interessante a considerar é calcular a demanda necessária.

Para isso, é preciso contatar um especialista ou uma empresa para efetivar um planejamento e desenvolver um determinado projeto, personalizado, com o total correto de placas fotovoltaicas para suprir a demanda do público.

Recarga de aparelhos eletrônicos

A tecnologia avançada favorece as aplicações mais recorrentes de energia e mais próximas do consumidor. As baterias solares, por exemplo, são usadas para carregamento de smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos.

Os carregadores solares chegaram ao mercado com preços interessantes para o consumidor. Além disso, por serem portáteis, são muito práticos e fáceis de utilizar.

Os carregadores funcionam como bancos comuns de energia elétrica. Mas a carga se faz a partir da luz solar e não por meio da conexão com uma tomada.

Funcionamento de aparelhos domésticos

Nas residências, uma das formas de aproveitamento da energia solar mais comuns é o funcionamento de aparelhos domésticos, como televisão e geladeira.

Alimentados pela energia fotovoltaica, os aparelhos domésticos funcionam normalmente, desempenhando com sucesso suas funções.

Assim, a energia solar faz funcionar os aparelhos da cozinha (geladeira, liquidificador, micro-ondas, batedeira), da sala (televisão, aparelhos de som, lâmpadas), dos quartos (ar-condicionado, luminárias, ventiladores).

Eletrificação de cercas

A eletrificação de cercas pode ser usada em residências e em empresas. A energia consumida em uma cerca elétrica não chega a ser tão alta, mas o sistema fotovoltaico ajuda a reduzir ainda mais o consumo, principalmente se as cercas ocuparem um perímetro muito grande.

Iluminação pública

A energia solar também pode ser valiosa para as autoridades administrativas que procuram criar espaços urbanos mais sustentáveis.

A aplicação de sistemas de energia fotovoltaica na iluminação pública pode gerar redução de impostos para a população. A vida do sistema fotovoltaico é longa e a manutenção envolve custos baixos.

Sistemas de uso coletivo

O sistema fotovoltaico contribui para reduzir custos no abastecimento de edificações cuja finalidade é oferecer serviços comunitários: escolas, faculdades, centros públicos, hospitais, postos de saúde.

Carros elétricos

Os carros elétricos já estão em funcionamento. Já existem estudos que procuram carregar as baterias internas dos veículos a partir de energia fotovoltaica.

Assim, em um local que é abastecido por energia fotovoltaica, será possível abastecer qualquer veículo elétrico.

Aquecimento de água

A energia fotovoltaica substitui a energia elétrica de aquecedores convencionais de água, os quais tendem a consumir mais energia elétrica.

As pessoas já estão se conscientizando da importância dos sistemas fotovoltaicos para o aquecimento da água, seja em residências, seja em estabelecimentos como clubes, condomínios, academias.

Estações de tratamento de água

Muitas usinas solares estão sendo instaladas no Brasil com o objetivo de prestar suporte às estações de tratamento de água.

Elas são instaladas em campo e também são instaladas placas fotovoltaicas nos telhados das construções e dos estacionamentos para otimizar a produção e a economia.

Quais são as vantagens da energia solar?

Para finalizar, vamos citar algumas vantagens da energia solar:

  • fonte renovável, limpa e inesgotável;
  • manutenção simples;
  • durabilidade em torno de 25 anos;
  • produção de módulos solares cada vez mais eficazes e mais acessíveis;
  • áreas menos extensas para produção;
  • excelente opção para países tropicais como o Brasil;
  • solução para regiões remotas, longe dos centros urbanos.

Você percebeu que existem diversas formas de aproveitamento da energia solar. A energia fotovoltaica em especial oferece muitas oportunidades de aproveitamento, envolvendo inclusive o aquecimento térmico e a arquitetura bioclimática. Com o tempo, novas formas de aproveitamento aparecerão, pois a energia solar está conquistando um espaço cada vez mais no contexto de uma sociedade sustentável.

A energia fotovoltaica já faz parte de nossa matriz energética, com um percentual muito baixo. Mas a tendência é que esse percentual aumente. Aproveite para conhecer mais detalhes sobre a matriz energética brasileira: veja como ela funciona, quais são as fontes que a compõem!

POSTS RELACIONADOS