Surtos elétricos: o que são e como evitá-los ?

Sistemas elétricos podem sofrer algumas alterações que podem comprometer todo o funcionamento da rede. Esse é o caso, por exemplo, dos surtos elétricos, picos de tensão na rede que podem danificar aparelhos e, inclusive, sistemas maiores, como é caso de sistemas de geração de energia solar

Mas você sabe o que são os surtos elétricos e quais são as suas causas? Entende os danos que eles podem gerar e como proteger os seus equipamentos e a rede em relação a esse problema? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e entenda mais sobre os surtos elétricos e como se proteger!

O que são e como são gerados os surtos elétricos?

Antes de entender exatamente o que são os surtos elétricos, é importante que você saiba como a rede elétrica funciona. Afinal, eles são alterações bruscas nesse funcionamento normal da rede.

A energia elétrica que chega até a sua casa por meio da rede da concessionária pode ser vista como uma onda. Chamada de onda senoidal, ela é uma formação natural que acontece no desenvolvimento e distribuição de energia elétrica pelas redes, mantendo uma constância em relação à tensão elétrica que chega até a sua casa.

Dessa forma, todos os seus equipamentos estão preparados para ser alimentados por uma corrente elétrica que se comporta dessa forma, com uma tensão estável. Porém, existem alguns fatores que podem fazer com que, em um ponto da onda, haja uma perturbação, gerando um aumento de tensão agudo por um rápido período de tempo.

Esse aumento de tensão é chamado de surto elétrico. Ou seja, a onda da curva senoidal sofre uma perturbação, com um pico muito alto de tensão, que dura poucos milésimos de segundo.

O que causa os surtos elétricos?

Como você pode perceber, os surtos elétricos são perturbações agudas na forma como uma corrente de energia elétrica é transmitida. Isso é causado por alguns fatores, sendo uns mais conhecidos do que outros.

Uma das principais causas de surtos elétricos são os raios. Essas descargas elétricas podem gerar um campo magnético ou alterar diretamente a forma como a corrente está sendo transmitida, levando a um pico em algum momento. Dessa forma, o surto elétrico pode chegar a residências e outros imóveis, criando problemas para a rede e os equipamentos.

Porém, apesar de ser a causa mais conhecida, há outras perturbações que também podem gerar surtos elétricos. Uma delas é o religamento de redes elétricas, que ocorre após uma manutenção. Dessa forma, quando a energia concessionária precisa corrigir algum problema na rede próxima ao seu imóvel, pode ser que, no momento de religamento, haja picos de tensão e, com isso, os surtos elétricos podem ser espalhar.

Por fim, até mesmo a parada de algumas máquinas mais potentes pode gerar picos de tensão na rede da sua casa. É o caso, por exemplo, de desligamento repentino de elevadores, máquinas de lavar ou aparelhos de ar-condicionado. Isso pode perturbar a rede como um todo e, com isso, gerar surtos elétricos que se espalham pela região.

Qual o problema dos surtos elétricos?

Os surtos elétricos podem trazer sérios problemas, tanto para os seus equipamentos quanto para a rede como um todo. O primeiro deles são os danos que eles podem causar a aparelhos e máquinas.

Isso porque os equipamentos elétricos não foram programados para lidar com picos de tensão, mas sim, com as ondas contínuas. Dessa forma, o aumento repentino de tensão pode queimar partes dos equipamentos e, com isso, fazer com que eles parem de funcionar.

Além disso, os surtos elétricos podem danificar equipamentos maiores, como sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Até mesmo a rede da concessionária corre o risco de sofrer danos e, com isso, parar de funcionar devido ao surto elétrico.

Por fim, vale destacar que, caso alguém esteja usando um equipamento na hora do surto elétrico, isso pode gerar acidentes graves. Afinal, a pessoa pode receber a descarga da tensão e, com isso, sofrer lesões sérias.

Como evitar o surto elétrico?

Existem algumas formas de se proteger conta um surto elétrico, evitando que ele aconteça ou, pelo menos, protegendo os seus equipamentos contra danos. Confira algumas delas.

Aterramento

O aterramento é o processo de conectar um fio de segurança nas instalações elétricas. Esse fio ajuda na absorção dos picos de tensão gerados no surto elétrico, enviando esse excesso para o solo e, com isso, dissipando-o.

Para-raios

Os raios são um dos grandes causadores dos surtos elétricos, e é por isso que o para-raios pode ser um grande aliado na hora de proteger a rede contra esses picos. Afinal, ele atrai os raios e, com isso, aterra a descarga elétrica gerada por eles. Assim, evita que ela gere surtos elétricos na rede.

DPS

Por fim, um dos equipamentos mais eficientes na proteção contra surtos elétricos é o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS ) . Como o próprio nome já indica, esse dispositivo tem como objetivo principal a proteção da sua rede e dos seus equipamentos contra os surtos elétricos que podem ocorrer.

Esse equipamento detecta os aumentos súbitos de tensões. Quando isso acontece, ele interrompe a passagem da corrente elétrica para a rede do imóvel, desviando a corrente com o aumento de tensão para um aterramento.

Vale destacar que esse processo acontece rapidamente. Isso significa que não há interrupção de energia no local, sendo que o disjuntor nem ao menos percebe que a corrente foi interrompida. Os equipamentos continuam funcionando normalmente, e o pico de tensão, que caracteriza o surto elétrico, é desviado, não atingindo a sua rede e equipamentos.

Como você pode perceber, os surtos elétricos são picos de tensão que podem atingir uma rede elétrica devido a perturbações externas. Eles podem ter sérias consequências, gerando problemas para a rede como um todo e queimando equipamentos que estejam ligados a ela. Ele pode danificar, inclusive, sistemas maiores, como é o caso da geração de energia solar fotovoltaica. O DPS é a melhor forma de prevenir esse problema, sendo importante que você invista nesse equipamento para proteger o seu imóvel.

Quer continuar se informando sobre soluções elétricas e sistemas de energia solar fotovoltaico?

acesse o nosso blog: Blog – HCC Energia Solar

POSTS RELACIONADOS