Tecnologia half cell: o que você precisa saber sobre?

O mercado de geração de energia fotovoltaico está evoluindo com a ajuda de novos produtos, e levando o que há de melhor para os consumidores. Inovações significativas estão surgindo com objetivo de aumentar a eficiência energética e reduzir os custos de fabricação das peças. Uma dessas modernidades é a tecnologia half cell.

Nesse modelo, o módulo tem outro formato, com células fotovoltaicas cortadas ao meio, otimizando o desempenho e a durabilidade do sistema de energia solar. Essa nova solução inteligente pode potencializar a geração de energia, já que sofre menos impactos mecânicos, e tem, aproximadamente, o mesmo custo dos painéis solares convencionais.

Quer saber mais sobre a tecnologia half cell? Neste post, vamos explicar como ela funciona, mostrar seus principais benefícios e diferenças em relação ao modelo tradicional, além de apresentar dicas de como instalar esse tipo de módulo. Confira!

O que é o módulo half cell?

No módulo com a tecnologia half cell, as tradicionais células fotovoltaicas quadradas são cortadas ao meio e utilizadas em formato retangular. Dessa forma, as placas solares se tornam mais eficientes e, praticamente, com as mesmas dimensões e valores de um modelo convencional.

Uma das principais causas de diminuição da eficiência e vida útil dos módulos fotovoltaicos são as microfissuras. Com a tecnologia half cell, as células em tamanhos reduzidos fazem com que as placas solares tenham menor incidência de problemas mecânicos, estando menos sujeitas a essas microfissuras.

O processo produtivo desses módulos solares com as células half cell é praticamente o mesmo das células tradicionais. Nesses casos, as células já são fornecidas divididas pela metade pelos fabricantes, sendo preciso apenas pequenos ajustes para a alimentação das linhas de produção.

As células monocristalinas somente podem ser fabricadas no formato quadrado. Para produzir half cell retangular, é preciso realizar um processo de corte que pode ser feito de forma mecânica ou a laser.

Como funcionam esses módulos?

Os painéis solares têm fitas que servem para interligar cada célula fotovoltaica. Durante o manejo, pode acontecer de essas fitas perderem energia, resultando também na diminuição da capacidade de potência na geração. Com a tecnologia half cell, as células divididas ao meio precisam de menos fitas, gerando metade da corrente de energia.

Como resultado desse processo, temos uma diminuição de até um quarto das perdas na interligação das células fotovoltaicas e, automaticamente, eleva-se a potência de geração de energia. Sendo assim, quando há menos perda de energia, mais alta será a potência do módulo e mais eletricidade será produzida para o imóvel.

Quais são os benefícios da tecnologia half cell?

Os módulos com a tecnologia half cell exigem um número menor de painéis na hora da instalação, levando a uma recuperação mais rápida do investimento feito. Esse, por si só, já é um atrativo a mais para quem decide instalar um sistema de energia solar. Confira outras vantagens.

Maior tolerância às sombras

Os painéis solares com a tecnologia half cell são capazes de tolerar mais o sombreamento na hora da captação de energia, em comparação com os módulos tradicionais. O processo de divisão das células em um número maior de grupos faz com que cada uma dessas divisões trabalhe de maneira independente.

Dessa forma, quando a sombra acomete algum grupo de células no módulo com a tecnologia half cell, os outros grupos continuam trabalhando normalmente.

Melhor desempenho térmico

Nos painéis fotovoltaicos tradicionais, existe apenas uma caixa de junção, que tem diferentes conexões elétricas. Com a distribuição dos circuitos na tecnologia half cell, torna-se necessário distribuir essas conexões, em vez de juntá-las em uma única caixa. É justamente a presença de diversas caixas de junção que diminui o aquecimento localizado.

Reduzindo a corrente que circula pelas resistências, é possível dissipar o calor e diminuir a elevação da temperatura, minimizando os riscos de incêndios e danos aos módulos. Dessa forma, a redução da intensidade na circulação de correntes otimiza a performance térmica do módulo de maneira geral, melhorando o desempenho do sistema.

Menor quantidade de painéis instalados

Quando os painéis solares têm uma maior eficiência, automaticamente, necessitam de uma quantidade menor a ser instalada. Esse processo leva ao retorno mais rápido do investimento, mesmo que o valor pago na tecnologia half cell seja um pouco maior do que os módulos convencionais.

Aumento da eficiência na geração de energia

Quando as células fotovoltaicas são cortadas ao meio, geram metade da corrente elétrica de um módulo tradicional. Isso faz com que as perdas nos terminais, nos contatos elétricos e nas próprias células sejam reduzidas, levando a maior eficiência dos módulos. Além disso, o espaçamento existente entre as células aumenta a eficiência óptica e permite que a luz captada se espalhe de forma mais adequada.

Quais são as principais dicas para instalar esse tipo de módulo?

A primeira coisa que deve ser feita antes de instalar um sistema de energia solar é realizar um projeto fotovoltaico para entender a demanda de eletricidade do imóvel. Só dessa forma será possível calcular a quantidade de módulos necessários e os melhores modelos para o local.

Os módulos com tecnologia half cell podem ser um pouco mais caros do que os painéis solares convencionais, mas são mais eficientes na geração de energia. Para uma instalação mais segura, é preciso contratar profissionais capacitados para evitar perdas, transtorno e até acidentes.

O processo para implantar os módulos solares pode parecer simples, mas existem questões técnicas que precisam ser avaliadas para garantir segurança e eficiência ao sistema de energia solar. Além disso, é importante verificar a estrutura do telhado ou superfície em que os módulos solares serão instalados, bem como a circulação de ar e a incidência de ventos no local. Esses detalhes favorecem a geração de energia na sua potência máxima.

Portanto, a tecnologia half cell oferece diversas vantagens ao consumidor, sendo a principal delas o aumento da potência na geração de energia. Além disso, esses painéis solares proporcionam melhor sombreamento e desempenho térmico. Busque por uma empresa de confiança e instale com segurança o melhor sistema de energia solar no seu imóvel.

Agora que você sabe tudo sobre o módulo half cell, quer conhecer mais sobre outra inovação para a geração de energia solar fotovoltaica? Conheça a tecnologia PERC e saiba quais são seus diferenciais!

POSTS RELACIONADOS