Energia solar: a nova onda do mercado de energia!

Será que é possível vender energia solar? A resposta é sim! Essa é uma atividade regulamentada pela Aneel e pode ser praticada por qualquer pessoa residente em território nacional que tenha um sistema de energia solar em casa. Ou então, que tenha uma usina fotovoltaica, que visa a gerar energia em grande proporção e, muitas vezes, tem como objetivo exclusivo a venda.

No caso do sistema, o que é vendido é a energia excedente, ou seja, produzida a mais do que é realmente usada e registrada no relógio medidor. Já a usina comercializa toda a energia captada durante o dia por instalações chamadas “trackers”, que se movimentam conforme a trajetória do sol durante o dia.

De qualquer forma, ambos resultam em bons negócios. É vendedor iniciante e não sabe como se posicionar? Tem interesse em começar a atuar, mas não sabe o que fazer? Veja algumas dicas, a seguir!

Associe-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

O primeiro passo para vender energia solar é se associar à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Essa é, inclusive, uma exigência da Aneel, que se aplica para energia solar, hidráulica, eólica e biomassa.

O processo é considerado simples e pouco burocrático: basta fazer a solicitação e apresentar documentos, como Certidão de Regularidade válida e pareceres técnicos e jurídicos, para registrar seu pedido. Assim que o aceite é confirmado, você está dentro do mercado.

Essa regulamentação é o que permite a você vender energia elétrica, tanto em leilões da Aneel quanto no mercado livre, além de facilitar a sua atuação em qualquer modalidade de venda existente. Portanto, confirme sua situação legal o quanto antes.

Estude as possibilidades de venda

Basicamente, existem duas possibilidades de venda de energia solar, e é importante entender as características de cada uma para escolher qual é a melhor para você. Veja quais são elas.

Concessionária

Você pode vender a produção excedente de energia solar para a concessionária da sua região. Você não receberá dinheiro, mas créditos, que podem ser abatidos da sua conta mensal.

É importante lembrar que, mesmo com créditos pendentes, o vendedor ainda paga uma taxa fixa para ter sua rede sempre disponível. Assim, o que a venda gera é um desconto periódico, mas significativo.

Os créditos podem ser usados por pessoas físicas, em mais de um imóvel por nome, mesmo que quem habite na residência seja inquilino. Também, por pessoas jurídicas, ou seja, empresas que tenham filiais ou investimentos em outras áreas.

Geração compartilhada

Ainda é possível vender sob o método da geração compartilhada. Todos os créditos excedentes são transferidos para propriedades que estejam sob CNPJs ou CPFs diferentes.

É comum que amigos ou grupos de empresas instalem uma usina ou gerador de energia solar maior. Dessa maneira, a produção é em larga escala, e os créditos são repassados por meio de consórcios ou cooperativas.

Explore as formas de atuação no mercado

É importante entender quais são as formas de atuação que esse mercado permite para vender energia solar com sucesso. Saiba quais são as mais importantes, a seguir.

Sistemas completos

A venda de energia solar também acontece por meio da comercialização de sistemas fotovoltaicos completos. Você pode montar uma empresa do zero ou ter uma franquia de uma marca já consolidada. A empresa faz projetos, instalações, manutenções e presta auxílio a vendedores e usuários.

Leilões da Aneel

Os leilões da Aneel envolvem concessionárias e empresas autorizadas para contratação de energia solar. Eles acontecem em categorias, como:

  • compra;
  • venda;
  • energia excedente;
  • estruturante;
  • energia de reserva;
  • fontes alternativas;
  • ajuste, entre outros.

Mercado livre

Ainda é possível vender energia solar para grandes produtores de energia elétrica. A contratação é livre e independente, e estimula a concorrência entre vendedores, para que a compra da energia se torne mais acessível.

Os consumidores podem optar por seu fornecedor de energia e negociar tudo de acordo com suas preferências. Todo o processo ocorre dentro dos leilões da Aneel, com a supervisão da CCEE. Os principais benefícios desse mercado são:

  • mais fornecedores para escolher;
  • maior oportunidade de redução de preços;
  • mais chances de gerenciar seu próprio negócio de forma autônoma.

É importante lembrar, ainda, que o Brasil conta com dois grandes mercados de comercialização de energia solar. No ambiente de contratação regulada (ACR) encontram-se os consumidores cativos, que compram diretamente da concessionária, com tarifas impostas pelo governo. Pode-se dizer que, via de regra, todo consumidor é cativo.

No ambiente de contratação livre (ACL), os consumidores compram diretamente de agentes vendedores. Portanto, os valores são feitos por contrato, e o cliente consegue prever quanto consumirá e se precisa usar os créditos da concessionária.

Atue com quem pode ajudar você a vender energia solar

O principal objetivo da venda no mercado livre é fazer com que o setor elétrico seja mais acessível. Assim, qualquer consumidor compra energia direto de vendedores, e não de concessionárias.

Os preços são mais negociáveis, assim como os prazos e a quantidade de energia comprada. Portanto, é uma possibilidade bastante atrativa para ambas as partes.

Porém, vale a pena iniciar sua atuação junto a uma empresa especializada, como é o caso da HCC Energia Solar. Fazemos cotações e simulações de uma proposta que seja adequada para você, realizamos a instalação do sistema, e você pode começar a venda da sua energia, excedente ou não.

Portanto, você poderá atuar tanto no mercado livre quanto na venda para ter créditos. De qualquer maneira, você verá o quanto essa é uma atividade que garante um ótimo retorno a partir do seu investimento inicial, seja na instalação de um sistema, seja na construção de um gerador maior.

Viu só como é possível vender energia solar? Essa transação gera uma boa economia para seu bolso e para o Estado, e ainda garante uma contribuição significativa para a preservação do meio ambiente. Isso porque a energia solar é uma energia limpa e não causa impactos negativos no planeta a curto e longo prazo.

Quer instalar um sistema fotovoltaico ou receber mais orientações específicas sobre o mercado livre para começar a colher todos esses benefícios e se tornar um vendedor? Entre em contato conosco para uma solução personalizada!

POSTS RELACIONADOS