Diante das inovações tecnológicas, muitas possibilidades interessantes surgiram para implementar soluções inteligentes, até mesmo, na sua casa. É possível investir em ferramentas modernas e otimizar gastos com isso!
Quer entender melhor o que são casas inteligentes? Continue a leitura e saiba como aplicar a tecnologia de automação em sua residência.
Qual é o conceito de casa inteligente?
A busca pela automatização das casas tem crescido nos últimos anos. Quem investe nesse tipo de tecnologia tem o objetivo de buscar conforto e mais segurança. Em linhas gerais, a casa inteligente reúne diversos recursos que tornam o cotidiano muito mais prático. Além disso, otimiza muito o tempo e contribui ativamente para a edificação sustentável.
Diante das atualizações digitais e da internet, foram criados dispositivos para automatizar as funções do dia a dia. Já pensou em programar suas luzes para acender e apagar sem precisar de interruptor? Ou regular a temperatura da banheira de forma automatizada?
A criação de instrumentos digitais que substituem mãos humanas por meio da conexão com a internet facilita muito a vida. Quase toda construção pode se conectar à rede.
As portas podem ser abertas de forma automática, assim como as janelas. Também é possível que as luzes sejam controladas por equipamentos, câmeras de segurança, algum relógio, dentre outros.
Separamos outros objetos que costumam ter esse tipo de inovação, confira:
- paredes;
- piscina;
- relógio;
- TV;
- home theater.
Quais são as principais vantagens de investir na construção de casas inteligentes?
Entender o que são casas inteligentes pode fazer total diferença. Isso porque o momento da construção é a fase de pensar em todos os detalhes e preferências. É muito interessante pensar em soluções fáceis e, ao mesmo tempo, sustentáveis para a sua casa. Reunimos algumas vantagens para você entender como vale a pena o investimento!
Mais segurança
Ainda que de maneira remota, você pode ver tudo o que acontece dentro de sua casa. As câmeras automatizadas têm uma atuação muito eficaz quando o assunto é segurança. Os aplicativos são capazes monitorar, inclusive, sensores de movimento.
O sistema também torna possível a restrição de entrada dentro da casa, porque alguns têm sensor de biometria. Esse sistema identifica pessoas e escaneia a digital ou a íris, o que limita e restringe para que somente pessoas autorizadas entrem na residência.
Essa automação também é cabível para evitar vazamento de gás, de modo a acionar bloqueio e informar e alarmar os vizinhos. O sistema de segurança avisa as pessoas ao redor, caso esteja ocorrendo algum escape, e previne muitos acidentes.
Assim, a segurança é um fator muito relevante para ser considerado no momento de escolher a estrutura da sua casa. Se ela já foi fundada, veja com profissionais como realizar instalações e melhorar a proteção.
Grande economia de energia
No mercado, encontram-se alguns instrumentos que gerenciam o consumo de energia. Esse controle permite que os aparelhos sejam desativados quando não houver ninguém no ambiente. Esses mecanismos também funcionam e proporcionam o controle de intensidade da lâmpada, conforme a necessidade.
Caso você queira um ambiente parcialmente iluminado, não é necessário apagar a luz e ligar um abajur. Se você possuir uma casa inteligente, é só controlar a luz do jeito que preferir e apagar sem precisar ir até o interruptor. É uma solução altamente confortável, não é mesmo?
Essas facilidades para agir remotamente ou apenas com o uso de um controle tonam a rotina mais ágil. É uma tendência, e vale a pena ficar atento sobre o custo-benefício.
Mais conforto e eficiência na rotina
O sistema de automação residencial oferece inúmeras facilidades. Essa questão pode ser criada de acordo com as preferências e necessidades de cada pessoa. O importante é definir um projeto para que a casa possa ser planejada de acordo com seus gostos.
Nesse sentido, permite a programação automática de algumas funções. Dentre elas, o funcionamento das luzes em determinado horário e o controle da temperatura da água para tomar banho.
Você só precisa estar perto do aparelho que controla essas operações e clicar de acordo com as suas predileções. Se está em algum cômodo e deseja sair, basta programar as luzes. Caso esteja cozinhando e deseje abrir a porta para que alguém entre, é só ativar algum comando de som para isso.
São várias possibilidades de programação, também: por voz, controle remoto e sensor. É um serviço muito útil para casas em que moram idosos e crianças. Caso tenha alguém acamado ou em situação de saúde vulnerável, alguns sistemas podem ser acionados para chamar ajuda sem precisar de locomoção.
Atos simples, como ligar eletrodomésticos ou o seu ar-condicionado, são facilmente ativados pela tecnologia de automação. Essas providências tecnológicas garantem um ambiente agradável e aconchegante, principalmente, para quem tem uma rotina agitada. Chegar em casa e ter comodidade torna o dia a dia menos cansativo.
Como o projeto de casa inteligente pode ser feito?
Normalmente, o projeto é realizado com bases conceituais de passive design. É um termo em inglês que significa “casa passiva”, e esse conceito tem premissas sustentáveis e modernas de construção.
Logo, a intenção é utilizar, também, a luz solar para aquecer e iluminar cada cômodo da casa. A depender do lugar, o projeto tem que ser muito bem alinhado para não ensejar em muito calor. A ideia é criar um ambiente ecologicamente correto, fresco e agradável.
A captação solar também está na proposta de casa inteligente e vale muito a pena o investimento. Nessa pegada mais ecológica, você também pode implementar a reutilização de água para usar em atividades como lavar a varanda ou dar descarga. A utilização da água da chuva é interessante porque, além de economizar, você contribui para o meio ambiente.
Depois de entender o que são casas inteligentes, fica muito mais fácil saber como planejar o seu projeto. Entre em contato com profissionais experientes no assunto e construa de maneira econômica e que facilite a sua vida!
Gostou de conhecer melhor como as casas inteligentes auxiliam na qualidade de vida? Faça um comentário no post e invista nessa medida.