Nos últimos anos, as pessoas e as organizações da sociedade vêm se preocupando cada vez mais com a questão ambiental. Afinal, os danos que o ser humano causou ao meio ambiente ao longo da sua existência já beiram os limites do irreversível, e os seus efeitos estão sendo sentidos por todas as espécies que povoam o planeta.
Quando se fala em meio ambiente, um dos grandes vilões é o CO2, ou gás carbônico. Esse gás, gerado principalmente pela queima de combustíveis fósseis, é bastante prejudicial ao planeta, sendo um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa.
Mas, você sabe qual a relação entre a redução de CO2 com energia solar? Entende qual o problema desse gás e como reduzir a sua emissão? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O problema do CO2 no meio ambiente
Antes de falar sobre redução na emissão de CO2, é importante que você entenda mais sobre qual o principal problema desse gás para o meio ambiente. Afinal, por que ele é tão prejudicial?
O CO2 é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, basicamente, a reflexão de parte da radiação solar para a superfície terrestre. Ele ocorre naturalmente no planeta ao longo dos anos, sendo um dos responsáveis por permitir a vida na Terra. Porém, vem sendo intensificado devido ao aumento do gás CO2 na atmosfera, gerando o aquecimento global.
Para entender melhor, imagine a radiação solar que chega até a Terra todos os dias. Ela passa por todas as camadas de ar da atmosfera e atinge a superfície.
Parte é absorvida pela superfície do planeta, enquanto que outra porção é refletida, tanto por terra quanto por mar. Porém, devido às características de alguns dos gases que fazem parte da atmosfera terrestre, em vez de essa radiação ser totalmente liberada para fora do planeta, parte dela volta para a superfície.
É isso que permite que a temperatura na Terra seja suportável para a vida humana e de animais e plantas. Afinal, se toda a radiação refletida fosse liberada, o planeta seria muito frio para a nossa existência.
Porém, ao longo dos anos, houve um aumento da concentração do CO2 na atmosfera, sendo que isso fez com que também crescesse a quantidade de calor que fica retida no planeta. Ou seja, começamos a vivenciar uma situação de aquecimento global.
O que é a redução de CO2 e sua importância
É nesse contexto que a redução da emissão de CO2 começa a ser uma das principais atitudes para preservar a vida na Terra e garantir o bom funcionamento do planeta nos próximos anos. Afinal, as mudanças climáticas já estão sendo sentidas, levando a diversas consequências, como aumento da temperatura média do planeta e derretimento das calotas polares.
No caso do gás carbônico, um dos grandes responsáveis pelo aumento da emissão desse gás no planeta é a queima de combustíveis fósseis, como derivados do petróleo e gás natural. Afinal, esse processo libera CO2 que, originalmente, estava armazenado nas rochas do planeta e, dessa forma, não atingiria a atmosfera, se não fosse a ação humana.
Isso porque o petróleo e o gás natural são extraídos do subsolo, estando armazenados em bolsões no interior das rochas. Esse combustível, quando queimado, libera grandes quantidades de gás carbônico para a atmosfera, aumentando a concentração desse elemento. Com isso, há também um aumento do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global.
É por isso que se fala tanto em redução da emissão de CO2. Afinal, é por meio de estratégias que atuam nesse sentido que podemos evitar que o problema se agrave nos próximos anos. Isso é feito, principalmente, por meio da substituição de combustíveis fósseis por outros, menos poluentes.
A relação da redução de CO2 com energia solar
Mas o que a energia solar tem a ver com a redução de CO2? O que acontece é que a energia solar é uma fonte energética totalmente limpa e renovável. Isso significa que ela não emite poluentes para o planeta. É uma grande aliada na hora de reduzir a emissão de CO2.
Isso porque parte da energia elétrica consumida no mundo vem de combustíveis fósseis. São aqueles usados nas termoelétricas, emitindo grandes quantidades de CO2 para gerar a energia necessária para o abastecimento de cidades e regiões.
Dessa forma, investir em energia solar é uma ótima forma de combater esse problema e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Assim, gera-se energia de forma limpa e renovável, sem intensificar o efeito estufa.
Dicas para reduzir a emissão de CO2
Existem outras estratégias que você pode colocar em prática e, inclusive, adotar como hábitos no dia a dia para, com isso, contribuir com a redução de CO2 na atmosfera. Confira, agora, as principais dicas!
Aposte em transportes alternativos
Muitas pessoas desejam ter um carro próprio para se locomover. Porém, isso é um grande problema para o meio ambiente. Afinal, os carros populares utilizam combustíveis fósseis para funcionar, emitindo grandes quantidades de gás carbônico para o meio ambiente.
Dessa forma, uma maneira eficiente de reduzir as emissões de CO2 é investir em meios de transporte alternativos. Você pode optar por caminhar ou usar a bicicleta para percorrer pequenas distâncias. No caso de trajetos maiores, opte pelo transporte coletivo. Carros elétricos também são soluções que estão buscando combater esse problema por meio da redução de CO2 com energia solar.
Consuma de forma consciente
Existem empresas que estão cumprindo seu papel no que se refere à redução da emissão de gás carbônico e preservação do meio ambiente. Dessa forma, como consumidor, é importante que você fique atento a essas organizações. Tente escolher sempre empresas que se preocupam com a questão ambiental e cuidam dos seus produtos e fornecedores para preservar o meio ambiente.
Invista em energia solar
Sabia que você pode gerar a sua própria energia e, com isso, contribuir com a preservação do meio ambiente? Isso porque é possível instalar um sistema de geração de energia solar na sua própria casa, produzindo a energia elétrica que você utiliza de forma limpa e sustentável. Além disso, você ainda reduz a dependência da concessionária local, ganhando autonomia energética.
Como você pode perceber, a questão ambiental é central para a preservação da vida na Terra. Nesse sentido, a redução nos níveis de emissão de gás carbônico é uma estratégia central. Com este artigo, você entendeu mais sobre a importância desse tipo de ação e descobriu a relação entre redução de CO2 com energia solar. Também percebeu que existem algumas atitudes individuais que podem auxiliar nesse sentido.
Aproveite e comece, agora mesmo, a colocar essas dicas em prática. Para ficar sempre por dentro das questões ambientais e novidades no setor de energia solar, curta nossa página no Facebook!