Como deve ser o atendimento e-commerce para o mercado de energia solar?

As demandas no mercado de energia solar não param de crescer. Para dar conta de todas elas, as vendas pela internet estão a todo vapor. Se você atua no setor, precisa se preparar para estar em contato com seu público, e um bom atendimento e-commerce fará toda a diferença em seus resultados.

Afinal, por mais que sua loja virtual seja intuitiva e apresente muita variedade, é natural que um ou outro cliente tenha dúvidas, ou que queira se comunicar com você, caso algum impasse aconteça na entrega ou na instalação do sistema.

Sem dizer que o pós-venda também é necessário para fidelizar seu público e prestar todo o suporte necessário. Portanto, se você quer saber o que fazer para aperfeiçoar esse trabalho, continue a leitura!

Por que é importante realizar um bom atendimento e-commerce?

Todo mundo sabe que a internet é o canal mais rápido e prático para obter informações e fazer pesquisas. Por vezes, é muito mais eficiente conversar com um responsável online do que enfrentar horas em uma ligação, que nem sempre garante as respostas corretas.

Além disso, virtualmente, é mais fácil fazer demonstrações, enviar instruções e prestar auxílio ao cliente. Tudo é feito em tempo real, com todas as dúvidas esclarecidas.

Por fim, vale lembrar que é ao atender seu cliente que, de fato, a sua empresa de energia solar consegue passar autoridade sobre o assunto e o mercado. Em um contato direto, é possível expor o portfólio completo de produtos e soluções, passar todas as informações pertinentes ao produto e, até mesmo, fechar boas vendas.

O que é preciso para ter um bom atendimento e-commerce?

Afinal, como ter um atendimento e-commerce de excelência no mercado de energia solar? Apesar de vender um produto específico, o seu cliente buscou a internet, justamente, por julgar que ela facilitaria todo o processo. Então, mostre que isso é verdade ao aplicar as seguintes dicas!

Diversifique canais de atendimento

Procure atuar com todos os canais de atendimento que puder: WhatsApp, chat online, sistema automatizado de mensagens e qualquer outra tecnologia pertinente que tenha a ver com o perfil de seu público.

É preciso que ele sempre encontre a empresa quando precisar. Mais do que isso, o cliente deve conseguir, de fato, comunicar-se sem empecilhos e sem ter que esperar muito tempo.

Padronize seu atendimento

A equipe deve ser treinada para oferecer a mesma atenção que o cliente receberia se estivesse em sua loja física. As respostas e soluções oferecidas devem apresentar igual qualidade.

A linguagem deve ser acessível, com explicação de termos técnicos, e a abordagem não deve ser invasiva, e sim, transparecer confiança.

Personalize o atendimento

Tudo isso não significa que você deve atender online de um jeito rígido. Pelo contrário, a internet permite que você personalize o atendimento ao cliente conforme as necessidades que ele tem.

Até porque, mesmo que o perfil do público seja o mesmo, cada um tem dúvidas diferentes e busca uma solução para um problema em especial. Aproveite essas oportunidades para trazer esse cliente para mais perto do negócio.

Responda rapidamente

Ninguém gosta de esperar. Como você viu, a internet ajuda a diminuir o tempo que o cliente aguarda por uma resposta.

Sendo assim, essa proposta deve ser cumprida à risca. Se você não tem um número suficiente de atendentes à disposição ou um FAQ que seja satisfatório de imediato, deixe claro para o cliente o tempo que levará para oferecer uma resposta — e não ultrapasse sequer um minuto.

Ofereça uma experiência agradável ao usuário

O atendimento e-commerce não acontece exclusivamente quando o cliente procura você. Ele começa na loja virtual, no site e no blog de sua empresa.

Daí a importância de ter ambientes virtuais organizados, seguros e que realmente mostrem as especificações de cada produto e sistema de energia solar, além de disponibilizar conteúdo relevante e informativo. A partir de uma experiência inicial agradável, as chances de fechar negócio serão muito maiores.

Tenha um pós-venda de qualidade

Nada de vender e se esquecer do cliente. Embora um sistema de energia solar exija pouca manutenção e suporte, por causa de seu ótimo desempenho, é importante saber o que o cliente achou da compra e como estão seus resultados.

Afinal, ele pode indicar o negócio para outras pessoas ou adotar a energia solar em mais localidades, além de sua residência ou empresa. Por isso, dê atenção, colha feedback e se coloque à disposição, sempre, em todos os canais online.

Quais são os melhores canais de atendimento e-commerce para investir?

Aqui estão algumas opções que você pode adotar para seu negócio e ter um resultado positivo.

WhatsApp e Telegram

Os aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp e o Telegram, são sempre muito interessantes. Se você tem uma equipe exclusiva para se responsabilizar por eles, melhor ainda. São gratuitos e praticamente todo mundo tem instalado no celular.

Autoatendimento

Em seu site, você pode criar uma página de FAQ, ou seja, com perguntas e respostas frequentes. Acrescente um campo de busca para criar a proposta de autoatendimento: o cliente digita o que deseja saber, e a pergunta correspondente surge na tela, mostrando a solução.

Chatbot

O chatbot é um sistema de inteligência artificial que responde os consumidores automaticamente. É uma ótima estratégia para suprir as demandas da equipe ou atender aos consumidores quando não há uma pessoa real para isso, fazendo com que o atendimento seja 24 horas.

Suporte por vídeo

Diante da impossibilidade de atender presencialmente, você pode criar vídeos de suporte, com orientações, demonstrações, dúvidas e explicações. Com apenas alguns cliques, o consumidor assiste e tira sua dúvida.

Viu só como é possível oferecer um atendimento e-commerce de qualidade no mercado de energia solar? Agora, você precisa apenas contar com os produtos mais inovadores para se tornar referência no setor.

A HCC Energia Solar pode ajudar você nessa missão! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em instalação de sistemas fotovoltaicos em casas e empresas.

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