O que saber para construir uma boa imagem da empresa

Construir uma boa imagem é importante tanto na vida pessoal quanto na profissional. O mesmo vale para as empresas, principalmente, perante o público consumidor. Mas será que é algo simples desenvolver uma reputação positiva, que cause boa impressão às pessoas, atraindo clientes e gerando vendas? Quanto tempo leva?

Veja, neste post que preparamos para você, os passos para construir uma boa imagem da empresa. É algo essencial, mas que envolve desafios e erros. Sabendo mais sobre o tema, você poderá transformar sua marca!

O que é imagem da empresa?

Imagem da empresa ou imagem corporativa é um conceito amplo, ligado à forma como os outros veem a organização, como eles a percebem. Nesse caso, são os clientes, os fornecedores, os próprios colaboradores e outros parceiros. Na verdade, nesse grupo, entram também os próprios concorrentes.

A imagem, além da própria aparência e de aspectos visuais, envolve a reputação da empresa. Certas ações ou omissões podem manchar a opinião do público sobre ela, o que pode levar a um afastamento dos clientes em curto, médio e longo prazo. A empresa deve, portanto:

  • prestar bom atendimento;
  • oferecer produtos e serviços de boa qualidade;
  • disponibilizar diferentes canais de contato (telefone, e-mail, WhatsApp, redes sociais);
  • fazer uso de tecnologias modernas;
  • aplicar boas estratégias de vendas;
  • manter bom nível de comunicação com os funcionários;
  • pagar em dia os fornecedores;
  • saber competir sem recorrer a estratagemas baixos contra os adversários;
  • construir uma identidade visual atrativa e compatível com a atividade que a empresa desenvolve;
  • trabalhar em prol de um futuro sustentável, entre outras estratégias.

Qual é a importância de uma boa imagem da empresa?

As empresas que têm boa imagem costumam captar a confiança do cliente, são mais competitivas e conseguem fidelizar mais clientes. Quando há autoridade, a marca fica mais forte. O valor disso ultrapassa qualquer investimento em marketing, que tende, com isso, a diminuir. Enfim, a imagem da empresa já é, por si mesma, uma ferramenta de marketing.

A marca deseja transmitir, por meio da sua imagem, uma boa mensagem para seus clientes, que expresse uma ideia compatível com seus valores e com a capacidade para oferecer ao público o que ele precisa e deseja.

Os clientes precisam saber que foram ao local correto, com condições de oferecer justamente o que demandam. Por esse motivo, os colaboradores e todo o ambiente corporativo devem estar em compatibilidade com esse objetivo.

Sempre que a mensagem é corretamente percebida, os clientes se sentem conectados à marca. Dessa forma, eles compram os produtos e, além disso, promovem a empresa de maneira informal, boca a boca, entre amigos e parentes, seja presencialmente, seja na internet.

Como a imagem da empresa é construída?

A fim de fortalecer o reconhecimento de marca, é importante otimizar a identidade visual. Desse modo, a empresa consegue se posicionar de forma melhor, ser mais original e profissional diante dos clientes.

A imagem da empresa não é construída da noite para o dia, leva tempo. É necessário investir em marketing e prestar atendimento de boa qualidade, além de oferecer bons produtos e serviços.

Deve-se lembrar que uma boa reputação deve ser preservada depois de construída. Afinal, mesmo depois de muito tempo, as impressões do público sobre a marca podem mudar, tornando-se negativas ou positivas.

Claro que para reverter uma imagem negativa é mais difícil. O ideal é que seja mantida sempre uma boa imagem perante o mercado.

Empresas que vivem de imagem positiva também podem ser prejudicadas ao longo do tempo, caso comecem a se comportar de forma muito diferente da maneira como agiram até então: queda na qualidade do atendimento, comunicação precária com colaboradores e clientes e outros problemas.

Por isso, é importante que todos estejam em conformidade com as normas internas e com a cultura organizacional. Uma equipe mal orientada pode contribuir para manchar a imagem corporativa.

É fundamental que todos os funcionários se ajustem à visão de mundo e aos valores cultivados pela marca. Da mesma forma, a equipe gestora deve trabalhar em harmonia para servir de exemplo e alcançar as metas e os objetivos pretendidos.

Para construir a imagem da empresa, é necessário, de forma resumida, dar atenção para a garantia na qualidade do atendimento e dos serviços/produtos, a capacitação da equipe, uma boa comunicação com clientes, funcionários e fornecedores, a conformidade de atuação com o ramo em que atua e a presença constante nas redes sociais.

Vale lembrar que a tecnologia também favorece a construção de uma imagem boa para a empresa. Vivemos na Era Digital e, como não podia deixar de ser, as ferramentas de automação, a Inteligência Artificial, a Machine Learning e a Internet das Coisas são diferenciais relevantes para impulsionar a imagem corporativa.

Além disso, a construção de uma boa imagem está condicionada à aplicação da sustentabilidade nos negócios. Por isso, é importante investir, simultaneamente, em tecnologia e sustentabilidade.

Quais são as melhores práticas para uma boa imagem da empresa?

Dedicaremos esta parte do artigo à descrição de boas práticas para construir uma boa imagem da empresa. Aplicar dinheiro e técnicas nessas ações representa bons investimentos.

Planeje o posicionamento da marca

Posicionamento da marca é a forma como a empresa almeja ser lembrada e reconhecida pelos clientes. Trata-se de uma estratégia com foco no cliente, e não no serviço/produto.

A partir de seu posicionamento, a empresa define qual lugar ela ocupa na percepção do público em relação à concorrência.

Não é uma tarefa simples para a empresa se envolver em todas as causas, dando seu apoio a todas as pessoas. O que se deve questionar, portanto, é: “qual é o DNA que representa minha marca?”.

Todas as ações devem ser pensadas de modo que reforcem o posicionamento da marca e da imagem corporativa. Isso envolve desde ações nas redes sociais até mensagem isoladas para os consumidores e atividades feitas com funcionários, clientes, fornecedores e outros parceiros.

Invista em uma cultura organizacional eficiente

A cultura organizacional, ainda que faça parte dos objetivos internos, tende a impactar a percepção que a população tem da empresa. A nossa sociedade globalizada permite que informações importantes sobre seu negócio sejam obtidas por qualquer pessoa em alguns segundos.

Nesse sentido, é preciso definir uma missão para a empresa. A base em que o negócio se fundamenta ajuda na orientação dos colaboradores em seu dia a dia, o que permite ser um espaço em que todos atuam conforme os objetivos da marca.

Construa autoridade e presença digital

A presença digital é uma necessidade para toda empresa que almeja o sucesso. Negócios que constroem e confirmam sua presença nas redes sociais se aproximam mais de seu público.

Além disso, a presença digital garante à empresa conhecimento sobre o que acontece na sociedade e no mercado, ou seja, ela se atualiza sobre as inovações e as tendências do segmento em que atua.

Na medida em que as empresas marcam presença nas redes sociais e na internet, elas precisam construir, com mais solidez, sua autoridade. Assim, sempre que manifestar sua opinião no site, no blog ou nos perfis de Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais, deve falar com propriedade.

É importante mostrar para as pessoas que a empresa tem domínio sobre os serviços e os produtos que oferece. Enfim, transforme-se em uma autoridade efetiva nos assuntos que se relacionam com o ramo de negócio em que trabalha. Haverá, consequentemente, mais confiança da parte do público que se interessa pelos seus produtos.

Defina quais são os elementos que fazem parte

Um dos elementos mais relevantes que fazem parte da imagem da empresa é o logotipo. Essa é a maneira como a marca é mostrada para os consumidores, ou seja, é uma representação gráfica do nome da organização, cuja função é conferir originalidade e personalidade.

Devemos considerar que as pessoas tendem a gravar na memória mais o que visualizam do que uma palavra que ouvem ou leem. Assim, convém montar um logotipo eficiente, que caracterize o que a empresa deseja transmitir e o modo como essa mensagem será percebida pelo público.

Nesse sentido, o logotipo é a assinatura da empresa, marcando presença em tudo, como os canais de comunicação e as embalagens dos itens vendidos. Além dele, é necessário considerar outros elementos que podem acompanhar o logotipo: slogan, mascotes e símbolos.

Assim, o prestígio da marca aumenta, sendo reconhecida por diferentes perfis de pessoas. Em curto, médio ou longo prazo, a empresa vai se tornando mais conhecida.

A criação da identidade visual requer planejamento, avaliação de mercado e conhecimento em neurolinguística para entender como ela pode marcar definitivamente a mente do público.

Os elementos visuais devem aparecer, do mesmo jeito, nos canais de contato da empresa. Logo, a empresa deve dispor de um brand book, livro que orienta como trabalhar a marca. Vamos saber um pouco mais sobre os elementos que integram a identidade visual.

Nome e logotipo

O nome da empresa é um dos pontos mais relevantes que precisam ser pensados. Pode parecer algo simples, mas nem sempre é. É necessário criar um nome que defina o negócio e, ao mesmo tempo, seja fácil de lembrar.

Quando vamos registrar uma nova marca, ela será também o nome de domínio. Assim, é preciso considerar como o nome será visualizado, usando “net” ou “com”.

Por sua vez, um logotipo adequadamente criado permite entendimento fácil, torna mais simples o trabalho de adaptação e uso em sistemas diferentes. O logotipo deve ter variações diversas para se ajustar às dimensões requeridas pelos canais online, como perfis nas redes sociais.

Slogan

Todas as empresas têm um slogan, que é uma frase curta resumindo serviços e/ou produtos específicos ou as vantagens que eles oferecem. É necessário responder perguntas como:

  • Você realmente quer um slogan?
  • Vai colocá-lo no logotipo?
  • Deseja duas versões do logotipo: a primeira com slogan e a segunda sem?

O slogan pode ser usado, ainda, para o domínio web. Dessa forma, é possível fazer um registro inesquecível e original.

Tipografia e cores

Outro aspecto que influencia a construção de uma boa imagem da empresa é o estilo da letra, fonte ou tipografia. Quanto aos estilos de fonte aplicados em textos empresariais, devem ser escolhidos com cuidado, conforme a imagem que será passada. Em geral, eles pertencem à mesma família de fonte.

Na hora de selecionar um tipo de letra, ele deve ser legível e adequado para conteúdo mais longo, sempre que for preciso. Você deve selecionar cores adequadas para simbolizar os valores corporativos, tanto na construção do logotipo quanto em outros canais, inclusive, na internet. É importante lembrar que certas combinações funcionam diferentemente na tela e no papel.

Manual sobre identidade corporativa

Esse manual é um documento que registra as regras sobre a utilização da identidade empresarial, tanto online quanto offline. Assim, o documento ensina, por exemplo, como usar o logotipo da marca e os aspectos visuais nos mais diversos canais, e como utilizar os materiais na criação da arquitetura corporativa: cartazes, estandes e assim por diante.

O manual orienta como aplicar os variados símbolos gráficos representativos da identidade empresarial, assegurando a coerência e a coesão visual.

Mantenha uma comunicação baseada na imagem da empresa

Todas as estratégias de comunicação da marca devem se atrelar à imagem da empresa. Isso deve ser feito tanto nos canais de contato quanto no relacionamento direto com os consumidores.

Todas as vezes em que um cliente vai à sua empresa, dá um telefonema, envia um e-mail ou acessa as redes sociais, é preciso responder conforme o estilo de comunicação que a marca defende. Isso não significa falar com todas as pessoas da mesma forma.

Porém, é importante que exista coerência, ou seja, se a ideia que a empresa passa é formal, divertida ou descontraída, essa postura deverá ser assumida no contato com o cliente sempre. Afinal, o público que conhece a marca e a sua imagem alimenta expectativas de que o atendimento seja compatível com o que ela representa.

Garanta a qualidade

Garantir a qualidade dos serviços e dos produtos também é fundamental para otimizar a imagem da empresa. Afinal de contas, oferecer o que há de melhor para o público vai gerar satisfação ao cliente, que terá suas necessidades e desejos atendidos.

Quando a marca vai ao encontro do que os consumidores precisam, ela consegue criar uma boa imagem corporativa perante o mercado. Para ter certeza de que os clientes estão satisfeitos com as soluções oferecidas pela empresa, convém acompanhar os resultados com uma pesquisa detalhada.

Enfim, a qualidade precisa ser mantida em tudo, inclusive, na comunicação interna e externa, na tecnologia usada, nos equipamentos, nas instalações e assim por diante.

Faça com que a marca crie emoções

Mais que vender itens e serviços, a empresa deve oferecer emoções e experiências por meio do que oferece. Se um consumidor fica encantado com o que recebe, ela ficará marcada em sua mente.

O elemento emocional é muito benéfico, já que quando os clientes gostam do seu negócio, eles estarão mais propensos a adquirir as mercadorias comercializadas ou o serviço prestado — isso será, naturalmente, ótimo para o faturamento.

Dê prioridade aos clientes

O cliente deve ser o foco das estratégias para construir uma boa imagem da empresa, afinal, eles são os principais alvos do negócio. O modo como eles veem a organização é muito valioso para definir aprimoramentos.

Logo, todas as ações devem ser planejadas com o foco no cliente, na persona que a empresa deseja captar e fidelizar. Essas ações envolvem o posicionamento da marca e até estratégias de comunicação nas redes sociais e de marketing.

O atendimento ao cliente é, provavelmente, o mais importante ponto a ser considerado. Por isso, deve receber atenção detalhada em todos os aspectos, como os funcionários que vão participar do processo e os recursos aplicados na comunicação.

Tenha um planejamento de crise da imagem

Toda empresa está sujeita a riscos — alguns que, cedo ou tarde, acontecerão. Quando mencionamos o nome crise, não estamos falando sobre uma possibilidade (se ocorrer), mas sobre uma certeza (quando ocorrer).

No decorrer de uma crise, a agilidade é fundamental para mitigar transtornos associados à imagem da empresa. Quanto mais rapidamente solucionar um problema, menores serão as consequências negativas que incidirão sobre ela.

Logo, é essencial fazer um planejamento para épocas em que a imagem da empresa entre em crise. Isso pode ser, de fato, a salvação do negócio.

Antes da crise

Todos os setores apresentam pontos que requerem cuidados maiores, e são neles que, geralmente, a crise vai ocorrer. Crie, para começar, um comitê de gestão de crise e um manual para que os stakeholders compreendam o que deverá ser feito caso algum problema aconteça.

Durante a crise

A agilidade também é fundamental nessa etapa. Quanto mais organizada e ágil for a empresa para controlar a situação, os impactos serão menores, principalmente, os prejuízos. A repercussão da mensagem tende a ser melhor quando a comunicação ocorre de maneira honesta, criativa e transparente.

Depois da crise

Agora, é analisar quais são os pontos que deram certo e quais são os que precisam ser modificados em crises posteriores. Assim, é necessário revisar o plano atual e outras ações já aplicadas para aperfeiçoar o plano de combate, reduzindo assim os efeitos negativos da crise sobre a imagem da empresa.

Como transmitir uma boa imagem da empresa no mercado de energia solar?

Vamos considerar, agora, um caso específico: como criar imagem positiva no mercado de energia solar. Esse segmento transmite, basicamente, a imagem de sustentabilidade e energia limpa. Por meio de um sistema fotovoltaico, é possível captar a radiação do sol e converter em energia elétrica para imóveis residenciais, empresas, indústria, agronegócio.

Esse fato, por si só, é favorável à construção de uma boa reputação. Isso porque as práticas sustentáveis são bem recebidas pela população. Atualmente, existe uma demanda crescente por fontes renováveis de energia elétrica, sendo que a energia solar é uma das que mais se destacam no Brasil.

O índice de insolação em diferentes áreas do país é muito alto. Isso não é de admirar, considerando que o clima predominante é o tropical.

As dicas citadas neste post valem para as empresas que atuam nesse mercado. Dessa forma, a qualidade dos produtos e dos serviços deve ser boa, e o cliente deve ser o foco, antes, durante e depois da venda.

A empresa que oferece o sistema precisa, de preferência, fazer a instalação, também. Isso requer profissionais capacitados para deixar o sistema pronto para trabalhar com eficiência e segurança. É interessante, ainda, oferecer serviços de manutenção (como limpeza e reparos), ainda que, de modo geral, eles sejam simples para o sistema fotovoltaico.

Vale ressaltar que um bom projeto, personalizado para as necessidades de cada cliente, aumenta as chances de alcançar melhores resultados, ou seja, promove a satisfação do público. De resto, invista em uma identidade visual atrativa, que defina de forma clara quais são os valores e a missão da empresa de energia solar.

Quais os erros a serem evitados?

Na busca por uma boa imagem, é preciso tomar alguns cuidados. Certos erros podem prejudicar seus objetivos. Vamos apresentar, aqui, alguns dos principais:

  • elementos de design não adaptados às novas tecnologias;
  • site com carregamento lento e navegabilidade difícil;
  • falta de versões variadas do logo, o que não permite sua aplicação em canais distintos;
  • desatualização sobre os hábitos de consumo do público;
  • uso de tecnologias ultrapassadas, deixando de usar soluções como a inteligência artificial e a computação em nuvem, que ajudam a reduzir gastos e a melhorar o atendimento ao cliente;
  • não monitoramento do nível de satisfação do cliente em cada canal de contato;
  • estratégias de branding desatualizadas.

Como a parceria com a HCC pode fazer a diferença?

A HCC Energia Solar é uma empresa de engenharia elétrica cujo foco é a instalação de sistemas fotovoltaicos. Oferece franquias que ajudam tanto empreendedores iniciantes quanto veteranos a se destacarem no mercado atual.

Para a construção de uma boa imagem corporativa, a HCC Energia Solar oferece sua experiência, sua identidade visual já construída e consolidada, sua reputação em todo o Brasil e projetos personalizados para os clientes. Além disso, atendimento ágil, suporte comercial e técnico, boas condições de pagamento, produtos e serviços de excelente qualidade.

O franqueado recebe treinamento adequado e orientação sobre o ponto onde será aberta a franquia. Assim, ele tem todo om suporte para se impor no mercado de energia solar.

A partir de nossas dicas, você conseguirá criar uma boa imagem da empresa, principalmente, se fizer parceria conosco. O importante é que você tenha disciplina e desenvolva um planejamento considerando todos os pontos relevantes.

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