Como é o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo?

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve faturamento ampliado em 16,8% no segundo trimestre de 2022, e apresenta um acelerado crescimento. Mas entrar nesse segmento se tornando um empreendedor de franquias de sucesso não é algo que acontece por acaso.

É preciso dedicação, foco e hábitos produtivos para que os negócios tenham êxito e se transformem em um modelo no mercado. Muitas pessoas imaginam que os empreendedores têm muito dinheiro para investir ou são apenas sortudos, o que está bem longe da realidade.

Segundo um estudo da revista Forbes, a maioria dos mais ricos do mundo fez fortuna por conta própria. Por isso, não é segredo que se tornar um empreendedor próspero e com segurança financeira exige muito do profissional.

Se você quer saber qual é o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo, continue a leitura. A seguir, explicamos os atributos que são necessários a quem decide investir na área.

Como funciona um sistema de franquias?

A franquia é um modelo empresarial que consiste em um sistema de venda de direito de uso de um modelo de negócios, com sua marca, produtos e serviços. Essa é uma forma segura de empreender porque o empreendedor vai apostar em um negócio que já está pronto e consolidado no mercado. Assim, não vai precisar lidar com a incerteza de começar algo do zero.

Por outro lado, para apostar em uma empresa que já é reconhecida no mercado vai demandar algumas exigências. Entre elas, seguir suas diretrizes, usar a identidade visual corretamente e manter o padrão dos produtos e serviços, por exemplo.

Nesse caso, o franqueador é a pessoa que criou a marca e fornece ao franqueado a possibilidade de investir em um negócio que já deu certo, desde que siga suas diretrizes e orientações. No Brasil, esse modelo empresarial é regulamentado pela lei nº 13.966/19. Ela apresenta definições, delimita papeis e prevê direitos e obrigações dos envolvidos.

Por que vale a pena investir no mercado de franquias?

Quem ainda não tem muita experiência ou busca um investimento tranquilo e com retorno certo vai se beneficiar muito com o sistema de franquias. Ao se tornar um franqueado, você vai contar com todo o suporte e a orientação fornecidos pela franqueadora, e ainda vai utilizar uma marca que já é aprovada pelo público.

Muitas franqueadoras realizam, até mesmo, o estudo de mercado, de modo que você já vai começar a atuar com retorno positivo. Com isso, não precisa se preocupar com os desafios de iniciar um empreendimento do zero e sem saber se será aceito pelo seu público-alvo da forma que imagina.

Isso acontece porque a marca já está consolidada e, geralmente, as pessoas ficam ansiosas para ter uma unidade mais perto de suas casas ou em sua cidade. Ou seja, a aceitação é imediata, sem precisar fazer muito esforço.

É necessário destacar que todo o trabalho inicial já foi feito pelo franqueador, como os testes de mercado e a criação de um plano de negócios bem sucedido e seguro. Basta você seguir o roteiro já determinado e trabalhar duro para ser um empreendedor de franquias de sucesso.

Vale destacar que mesmo com o suporte do franqueador, você precisa tomar a frente da sua empresa, e para isso, é essencial desenvolver algumas habilidades que detalharemos adiante.

Como saber se você tem o perfil de franqueado?

Ser um empreendedor de franquias não é para qualquer um. A verdade é que existem diversos perfis de profissionais no mercado: alguns já têm predisposição para a atividade e executam projetos próprios com mais facilidade, visando a uma maior autonomia para crescer e atingir os objetivos sonhados. Outros, porém, se encaixam melhor em ambientes corporativos, tendo a segurança e a estrutura de trabalhar com carteira assinada.

Mas isso não quer dizer que as pessoas não possam empreender ou que não exista um modelo de negócios que ofereça segurança e um bom retorno. Não é preciso nascer empreendedor para se dedicar ao negócio próprio.

Indivíduos com boa capacidade de aprendizado e adaptação podem se planejar para conduzir uma empresa e passar por um processo de amadurecimento, com muitos erros e acertos — inclusive, durante o tempo em que trabalhavam como empregados.

Como o setor de franquias possibilita aos empreendedores com pouca experiência um suporte de gestão e a concessão para usar uma marca já consolidada, acaba chamando a atenção de muitos aventureiros. Essas pessoas têm uma percepção errada de que as franquias entregam tudo pronto ao franqueado.

Por maior que seja o apoio do franqueador à unidade franqueada, o que fará o negócio dar bons frutos e atingir o faturamento esperado é o trabalho desenvolvido no próprio estabelecimento (principalmente, pelo proprietário). Portanto, algumas características precisam ser aperfeiçoadas para que o empreendedor de franquias consiga ter um negócio de sucesso.

Além disso, é fundamental que a pessoa conheça bem seu próprio perfil e entre em um empreendimento que combine com ela.

Quais atributos são comuns entre os franqueados de sucesso?

Um empreendedor de franquias de sucesso replica o êxito do seu empreendimento em outros negócios. Aplicando as mesmas condições e regras da matriz nas demais unidades, os resultados acabam sendo compartilhados com pessoas que querem aprender e abrir o próprio negócio sem muitas incertezas: os franqueados.

Ainda que uma franquia seja, aparentemente, um investimento mais seguro, é preciso ter conhecimento sobre o mercado em que pretende entrar e um perfil condizente com o nicho do negócio. Afinal, toda empresa corre o risco de ir à falência.

No mundo das franquias, os empreendedores apresentam características diferentes de outros segmentos, pois já têm um modelo de negócio a ser seguido. Vejamos os atributos que qualificam o perfil ideal de um empreendedor de franquias.

Liderança

Antes de se tornar um empreendedor, você deve ser um bom líder. Lembre-se de que toda empresa precisa de uma figura de liderança para ser seguida.

Trata-se da capacidade que o gestor tem de envolver todos os colaboradores em prol da missão da empresa, mas sem ter que ficar cobrando por resultados. Ele apenas estimula o desenvolvimento dos funcionários, para que possam formar naturalmente uma equipe eficiente e gerar melhores frutos empresariais.

Compromisso

A responsabilidade e o comprometimento com os negócios são atributos essenciais para todo empreendedor. Em qualquer atividade, vão aparecer questões de difícil resolução e, por isso, é necessário que haja um gestor empenhado em cumprir com aquilo que foi confiado a ele. Afinal, o empreendedorismo é repleto de desafios.

Não adianta tratar a empresa como se fosse um emprego. Na maioria das vezes, o dono do negócio é a pessoa que mais trabalha e que mais se empenha para o seu sucesso, ainda que as coisas não estejam indo bem.

Visão de futuro

Todo empreendedor precisa ter visão, ou seja, enxergar o que outras pessoas não visualizam em seu negócio. Conforme os dizeres de Aristóteles, “o segredo de um grande negócio consiste em saber algo que mais ninguém sabe”. A maioria das redes de franquia que atingiu o sucesso seguiu tal ensinamento, pois é nisso que consiste o empreendedorismo.

É preciso vislumbrar, também, como serão os negócios no futuro, de que maneira estará o mercado nos próximos anos e qual será a aceitação que seus produtos ou serviços terão entre os consumidores a médio ou longo prazo. É isso que ocorre com o crescimento de franquias de energia fotovoltaica, que se expande pelo mundo e pelo Brasil.

Planejamento

O primeiro passo necessário a todo empreendedor de franquias é dominar as técnicas de gestão de negócios e planejamentos. As empresas precisam que seus gestores tenham foco e saibam tomar decisões estratégicas para que a produção não seja atingida por instabilidades do mercado.

Não é preciso ter formação em Administração, mas é essencial buscar por conhecimento e se familiarizar com o segmento, aprendendo técnicas que facilitem o dia a dia empresarial. A falta de direção e planejamento estratégico são as principais causas de falência entre as companhias nos dias atuais.

Boa comunicação

Ser empreendedor é se relacionar a todo o momento com pessoas — colaboradores, clientes ou fornecedores, fora e dentro da empresa. Por isso, uma característica fundamental ao empreendedor é saber se comunicar, mantendo um relacionamento confiável e saudável na rotina empresarial.

É claro que todos temos dias ruins e passamos por situações estressantes. Mas é importante não perder o controle ou descontar suas frustrações em terceiros. Saber se comunicar, oferecer feedbacks e, até mesmo, chamar a atenção de alguém com respeito e empatia é essencial para gerar lealdade e engajamento.

Persistência

Suponha que você tenha todas as caraterísticas acima e conte com o apoio de uma franquia de sucesso. Ainda assim, se não tiver muita persistência para enfrentar os desafios do empreendimento, vencer a concorrência, lidar com clientes difíceis e enfrentar as crises do mercado, seu negócio não sobreviverá.

É necessário ter ambição para definir metas audaciosas e comprometimento consigo mesmo para realizá-las. Não desanime se o plano não está indo exatamente como imaginou. Usar a criatividade para superar obstáculos também é uma habilidade importante de um empreendedor de franquias de sucesso.

Como obter sucesso nesse mercado?

Se você chegou até aqui, já percebeu que não basta contar com o apoio de um franqueador de sucesso, é necessário trabalhar duro e desenvolver algumas habilidades importantes. Mas apenas isso não é o suficiente.

Você também precisa ter a postura correta e o entendimento do mercado que está desejando explorar para não correr o risco de se deparar com uma realidade muito diferente da que imaginou. Veja algumas dicas, a seguir, que podem fazer toda a diferença.

Compreenda os desafios das franquias

Antes de pensar em se tornar um empreendedor de franquias, é importante ter em mente que por melhor que pareça o empreendimento e por maior suporte que o franqueador ofereça, ele não vai fazer tudo sozinho.

Não basta fechar o contrato e acreditar que a empresa vai funcionar sem que você tome a frente. Por isso, antes de investir, estude bem sobre o modelo de negócio que pretende explorar e esteja ciente dos desafios de ser um franqueado. Isso vai garantir que inicie o trabalho com os pés no chão e tenha maiores chances de sucesso.

Fique atento às tendências

Estudar o mercado e ficar de olho nas tendências e no comportamento de consumo dos clientes é outro cuidado importante na hora de abrir um negócio. Afinal, apostar em uma franquia que está em ascensão é muito melhor do que naquela que fez muito sucesso, mas já está saindo de moda.

De tempos em tempos, alguns tipos de negócios se destacam e caem no gosto popular antes de se estabilizarem. Esse é o melhor momento para investir, já que os clientes ficarão ansiosos para experimentar a novidade.

Faça um estudo de mercado

Não basta escolher a franquia aparentemente mais lucrativa. Você precisa estudar o mercado para verificar se ela é compatível com o seu perfil e com a sua realidade. Geralmente, o franqueador faz esse estudo ao lado do franqueado, mas pode ser que você tenha que avaliar sozinho.

Não se esqueça de verificar, também, o potencial de lucratividade da franquia. Às vezes, o investimento inicial é muito alto, ou existem outras opções mais viáveis para o seu nível de experiência.

Planeje os investimentos

Um empreendedor de franquia de sucesso sabe que um bom planejamento financeiro é indispensável. Você precisa ter dinheiro suficiente para implantar o negócio e sustentá-lo até que se torne rentável, contando ainda com gastos eventuais que possam aparecer no caminho.

Avalie a experiência do franqueador

É sabido que o franqueado paga pela experiência do franqueador e pelo sucesso de seu modelo de negócios e a força da sua marca. Entretanto, nem sempre uma operação que funciona com poucas unidades se torna uma franquia de sucesso.

Para isso, ele deve ter estrutura suficiente para realizar bons treinamentos e investir em inovação e recursos tecnológicos, de modo a facilitar a implementação da franquia e oferecer o suporte necessário. É algo que demanda organização e expertise. Uma dica, nesse caso, é conversar com outros donos de franquia.

O momento de abrir seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de franquias é agora. A HCC Energia Solar atua há muitos anos no mercado de energia fotovoltaica. Com unidades franqueadas em vários estados do Brasil, levamos a autoprodução de energia para brasileiros que estão cansados de arcar com os altos custos de uma conta de luz cara e ineficiente.

Quer investir em um negócio rentável e seguro? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas, agora mesmo!

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