Entenda como funciona o carregador de carros elétricos

A produção e a comercialização de carros elétricos é uma tendência que se impõe cada vez mais em todo o mundo, principalmente no Brasil. Ele se apresenta como uma solução mais sustentável em um cenário em que as discussões sobre o meio ambiente se tornaram prioritárias nas pautas dos governos de todos os países.

De acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a previsão é de que, até 2026, exista uma frota de 360 mil veículos híbridos no Brasil.

Dotados de uma bateria, o veículo funciona a eletricidade. A bateria é carregada a partir de um carregador elétrico. Algumas questões podem surgir na contramão da sustentabilidade, como: sendo movido a energia elétrica, o carregador não implica em mais consumo de energia elétrica? Até que ponto é uma solução que vale a pena?

Neste artigo, vamos falar sobre esse tema. Leia e saiba mais sobre o carregador de carros elétricos. Veja como essa solução funciona, quais são os tipos existentes e como o sistema fotovoltaico pode ser valioso na otimização dos resultados!

Como funciona o carregador de carros elétricos?

O carregador de carros elétricos, diferente dos carros convencionais, não faz uso de combustível: gasolina, diesel ou álcool.

É necessário conectar o carro a uma fonte de energia, que pode ser encontrada em formatos diferentes: instalado no chão, totem (preso a um suporte), wallbox (montado na parede) e portátil, que pode ser transportado para qualquer lugar.

Existe um ponto importante a considerar quando falamos em funcionamento de carregador. Geralmente, a bateria recebe energia elétrica em corrente contínua (CC). Mas as fontes de alimentação, na maioria das vezes, oferecem energia em corrente alternada (CA), a mesma das tomadas comuns.

Por causa disso, é preciso um inversor para transformar a energia elétrica CA em energia elétrica CC. Esse dispositivo já se encontra em todos os veículos elétricos do mercado.

Há carregadores ultrarrápidos. Eles constituem o único caso em que o carro se movimenta por corrente contínua, pois eles têm inversores internos que convertem a CA em CC.

Quais são os principais tipos de carregador de carros elétricos?

No mercado, existem modelos de carregador variados: carregador de emergência, carregador portátil, carregador comercial e carregador residencial.

Carregador de emergência

Esse é um tipo muito útil em situações inesperadas, ou seja, é um grande auxiliar para resolver transtornos de última hora. Por isso, é considerado um “quebra-galho”.

O carregador de emergência é leve e pequeno. Dessa forma, pode ser transportado em malas de viagem e em outros espaços pequenos.

Carregador portátil (carga rápida)

Esse tipo de carregador é parecido com o anterior, mas tem uma potência mais alta. Devido à sua praticidade, muitas pessoas preferem os carregadores portáteis em vez de carregadores fixos, já que oferecem a mesma energia e, além disso, permitem o carregamento do veículo em diferentes lugares, como casa, estacionamento, local de trabalho.

Além disso, o preço é um diferencial, pois custa bem menos que os carregadores fixos. A energia fornecida por esse tipo de carregador já é em corrente alternada.

Carregador residencial

O carregador de carros elétricos residencial é um dos mais usados. O motivo para essa preferência é óbvio: na maior parte do tempo, o carro está em casa.

E, além disso, é possível deixar o carro carregando enquanto você está tomando café, almoçando, jantando, descansando, assistindo à TV, batendo um papo em família. Outra vantagem é que ele é mais seguro, já que tem instalação elétrica.

Geralmente, esse tipo de carregador é instalado na parede. Por isso, é conhecido como wallbox (caixa de embutir).

Carregador comercial

O carregador comercial é muito semelhante ao carregador residencial, mas tem algumas diferenças, como mais de uma saída para carregamento, o que permite o carregamento de mais de um carro ao mesmo tempo. É um equipamento mais robusto que consegue resistir a pequenos impactos sem comprometer seu funcionamento.

Como a energia solar pode tornar a solução ainda mais sustentável?

Os carros elétricos são considerados sustentáveis, principalmente, porque não emitem gases poluentes enquanto estão ativos. Na verdade, durante sua produção, há emissão de gás carbônico (CO2), mas ela é até 68% menor que a emissão provocada pelos veículos a combustão.

Os carros a combustão são responsáveis pela emissão de uma alta quantidade de gás carbônico, um dos principais responsáveis pela agressão à camada de ozônio e ao efeito estufa. Além disso, a poluição ambiental causada pelos carros convencionais pode prejudicar a saúde da população. Sem falar na poluição sonora gerada pelo escapamento.

A bateria de lítio dos carros elétricos tem longa vida útil, mas é preciso se preocupar com a destinação dos componentes eletrônicos que constituem o veículo elétrico. Outro ponto a levar em conta é a fonte de energia elétrica que vai abastecer a bateria. Quanto mais sustentável, melhor.

Nesse sentido, vale a pena considerar o sistema de energia solar. Formado por placas ou módulos fotovoltaicos, é instalado, geralmente, no telhado. As células fotovoltaicas contidas em cada placa absorvem a energia do sol e a convertem em energia elétrica, que é distribuída para todo o imóvel.

Essa energia pode ser aproveitada de diferentes maneiras, inclusive, para conectar o carregador de carros elétricos e abastecer a bateria desses veículos. Desse modo, é possível economizar as despesas com contas de energia elétrica e deixar o carro elétrico ainda mais sustentável, já que a fonte de energia que o alimenta é de origem limpa, renovável, inesgotável e que não gera ruídos.

A mobilidade elétrica ainda não é tão usual em nosso país, mas gradualmente, está se tornando conhecida entre os brasileiros. Agora, você entende melhor como o carregador de carros elétricos funciona e quais são os tipos mais comuns disponíveis no mercado. O sistema de energia solar pode ser usado em qualquer um deles, contribuindo para uma maior eficiência ecológica dos veículos elétricos.

O que pensa dos carros elétricos? Já tem placas solares em sua casa? A conta de luz consumida em seu imóvel é muito alta? Aproveite para conhecer mais sobre nossos produtos. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

POSTS RELACIONADOS