Empresa sustentável: confira o guia completo

As práticas sustentáveis são adotadas por diferentes marcas que pretendem se destacar no mercado e dar sua contribuição para o meio ambiente. Na verdade, as empresas que não se atualizarem nesse sentido tendem a desaparecer. Isso mostra que, mais que um diferencial competitivo, adotar a sustentabilidade é uma necessidade.

Enfim, a sustentabilidade nos negócios é muito valiosa para melhorar a imagem corporativa e fomentar a nova economia, a qual, entre outras características, é colaborativa. Isso se aplica com muita propriedade à energia solar.

Leia nosso artigo e veja como você pode construir uma empresa sustentável. Confira as vantagens dessa prática, as consequências de não adotá-la e outros tópicos que mostrarão a realidade sobre esse tema tão atual e relevante!

O que significa ser uma empresa sustentável?

A ideia de sustentabilidade no meio corporativo se iniciou em torno de 1980. A aceitação do novo conceito ocorreu com rapidez pelos agentes da economia. Logo, a nova ideia alcançou o Brasil, sendo rapidamente incorporada à cultura organizacional das empresas e ao mercado financeiro.

Uma empresa sustentável é aquela que estimula a proteção ao meio ambiente e ao bem-estar da população, juntamente aos lucros dos sócios/acionistas. Em palavras mais simples, ela consegue desenvolver suas atividades econômicas e auferir lucros, sem causar impactos relevantes no equilíbrio dos ecossistemas.

A empresa consegue unir a necessidade de lucro com as demandas sociais e ambientais, respeitando a interdependência entre a natureza e o ser humano.

Qual é o perfil de uma empresa sustentável?

A empresa sustentável se caracteriza por oferecer resultados eficientes nos âmbitos ambiental (energia, água, matérias-primas), econômico (capital) e social (infraestrutura, capacidade de trabalho e tempo). A isso de denomina “Tríplice Resultado”, o qual pode ser representado da forma abaixo:

  • resultado econômico: vendas e lucros, retorno sobre o investimento, fluxos de caixa, geração de empregos;
  • resultado ambiental: qualidade do ar, qualidade da água, resíduos, uso de energia;
  • resultado social: direitos humanos, práticas trabalhistas, impactos sobre a população.

O Tríplice Resultado define que a performance da empresa precisa de uma análise que considera, além das medidas financeiras, o desempenho ambiental e o engajamento social.

Outro aspecto que convém ressaltar é a inovação. Afinal, é necessário unir tecnologia e sustentabilidade para se tornar uma organização efetivamente moderna, que produz e vende de forma consciente, ao mesmo tempo em que segue as tendências do mercado.

Por que é importante ser uma empresa sustentável?

Quando você adapta a estrutura de uma empresa para que ela adote soluções sustentáveis, trata-se de uma estratégia muito boa para que ela seja mantida no mercado, com clientes fieis e uma boa imagem. Para que seu negócio se desenvolva de forma exponencial, deve aplicar processos e deixar suas equipes qualificadas, de forma a tomar decisões corretas.

Essas medidas não permitirão que a empresa abuse dos recursos humanos que trabalham para ela. Vale lembrar que os profissionais que realizam tarefas são uma fonte de inovação e dinamismo nas estratégias empresariais.

O meio ambiente, o qual é geralmente o foco do assunto, também usufrui vantagens a partir das estratégias que reduzem custos, promovem a economia de resíduos e a produção responsável. Enfim, a comunidade inteira leva vantagem, pois desde os colaboradores até os consumidores finais, todos podem fazer bom proveito das atividades locais de desenvolvimento cultural, social e econômico.

Quais são as vantagens de ser uma empresa sustentável?

A empresa sustentável consegue estimular o desenvolvimento em diferentes âmbitos: social, econômico, ambiental e humano. Dessa forma, atinge resultados satisfatórios, de melhor qualidade. Confira, a seguir, as principais vantagens que o negócio obtém.

Vantagem competitiva

A organização sustentável desenvolve um grande diferencial diante de seus concorrentes, tornando-se negócios escaláveis e prósperos, em que se aplicam processos estruturados de recursos humanos e trabalho. É algo que se dá de forma ainda mais recorrente se forem tomados cuidados com pontos, como:

  • logística reversa;
  • embalagem sustentável;
  • acompanhamento da qualidade da matéria-prima que é entregue por distribuidores e fornecedores.

Essa diferenciação em cada passo do processo serve para atrair novos clientes e outros stakeholders, os quais se sentem identificados com a cultura organizacional da empresa.

Economia de recursos

As empresas sustentáveis obtêm grande economia de recursos. Isso ocorre porque elas se preocupam em selecionar a matéria-prima, os distribuidores, os métodos de entrega dos serviços/produtos.

Assim, é possível diminuir custos com a aquisição de insumos e reduzir os desperdícios. Os efeitos econômicos benéficos tendem a movimentar toda a fatia de mercado, já que abrangem diversas personas e empresas, desde o começo da linha de produção.

Aumento do valor de mercado

Já que a empresa sustentável valoriza todos os stakeholders, a busca por ações empresariais ou até a participação direta de investidores vai aumentar. Sempre que a demanda aumenta, o valor de mercado também cresce, fazendo com que empresa se torne mais cara no mercado.

Antes mesmo de ser valorizada monetariamente, os funcionários e todas as demais pessoas envolvidas com a marca devem perceber o quanto ela é valiosa.

Quais empresas são sustentáveis?

O que não faltam são empresas sustentáveis no Brasil e no mundo. Vamos ver algumas delas e como estão adotando práticas sustentáveis.

Mercado Livre

O Mercado Livre surgiu na Argentina, em 1999. Atualmente, está presente em mais de 18 países, com total superior a 130 milhões de usuários.

O aumento de entregas e consumidores levou a maiores impactos ambientais. Para minimizá-los, o Mercado Livre começou a desenvolver estratégias.

Uma delas foi a emissão de títulos sustentáveis, as notas de Sustentabilidade 2026. O objetivo é a captação de recursos para aplicação em energia, mobilidade e reflorestamento. A empresa ainda apoia iniciativas para proteção da Mata Atlântica.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil foi criado em 1808. Conforme dados do próprio banco, ele foi considerado o mais sustentável do mundo. O título se deve ao ranking das 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo 2021 — Global 100 (Corporate Knights).

A instituição exemplifica a estreita relação que existe entre sustentabilidade e energia limpa. Uma das metas traçadas pelo banco é diminuir, até 2030, 30% das emissões diretas de GEEs (Gases de Efeito Estufa). Para atingi-la, visa à obtenção de 90% de sua energia elétrica, até 2024, de fontes limpas e renováveis.

Kangu

Kangu é uma empresa do Mercado Livre que criou um modelo logístico muito flexível, que ajuda a deixar as operações de entrega nas grandes cidades muito mais sustentáveis. A finalidade é disponibilizar transportes com rotas bem estruturadas e baixa emissão de gás carbônico, fomentando o desenvolvimento dos bairros.

Por meio de inteligência digital, a empresa:

  • disponibiliza serviços de logística direta/reversa;
  • conecta clientes e vendedores aos pontos de coleta/envio de produtos;
  • direciona o veículo mais apropriado para cada rota;
  • planeja entregas, reduzindo os impactos sobre o meio ambiente.

Natura

A Natura Cosméticos está na 30ª posição no ranking de empresas mais sustentáveis — 80% dos itens que produz têm origem vegetal. Vale observar que, a partir de parcerias com produtores rurais, ela explora de forma consciente alguns recursos naturais do Brasil, como a erva doce e a castanha-do-Pará.

Combate o desmatamento por meio de práticas sustentáveis na agricultura e na Floresta Amazônica. A empresa definiu um conjunto de compromissos em um documento chamado “Visão de Sustentabilidade 2050”.

Além disso, a Natura integra o Movimento B-Corp, um grupo de empresas de todo o mundo que conseguem proporcionar vantagens à sociedade e ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que auferem lucros de suas atividades econômicas. No ano de 2017, Ekos, uma linha da empresa, foi comercializada em embalagens reaproveitadas de garrafas PET e de quase 50 mil toneladas de papel.

Renner

As lojas Renner estão espalhadas por todo o Brasil. Elas vêm inovando na gestão de uso de água a partir de cisternas, que diminuem o consumo em cerca de 55%. Consequentemente, das 528 lojas, mais de 100 já adotaram ações sustentáveis na gestão consciente de água.

Em 2018, a Renner lançou uma coleção usando fios reutilizados de restos de tecidos, o que ajudou a diminuir o consumo de água em 44%. Desde 2019, o controle é mais rigoroso para que a redução no consumo aumente cada vez mais.

Nestlé

A Nestlé é uma grande empresa suíça que atua no setor alimentício. Além de ser famosa em vários países, a marca está associada à responsabilidade socioambiental. A empresa tem bons scores nos três âmbitos do Tríplice Resultado, ou seja, na dimensão social, na dimensão econômica e na dimensão ambiental.

O reaproveitamento de resíduos é um dos focos da Nestlé. Dessa forma, não é preciso usar os aterros, em que os resíduos ficam dispostos na terra. Para alcançar essa meta, a empresa investe em reciclagem, compostagem, recuperação energética e outras soluções sustentáveis.

Unilever

Unilever é uma empresa sustentável anglo-holandesa que tem diferentes produtos de marcas famosas em todo o Brasil. O seu plano de sustentabilidade se fundamenta em três áreas:

  • saúde e bem-estar;
  • meio ambiente;
  • melhoria nas condições de vida e trabalho.

A saúde e o bem-estar são os pontos mais relevantes. Os produtos Unilever promovem higiene e nutrição, gerando efeitos benéficos que ajudam a enfrentar dois grandes problemas de saúde no mundo: a diarreia e as doenças de coração.

No que se refere ao meio ambiente, a empresa tem foco em diminuir os GEEs (Gases de Efeito Estufa), em uma melhor gestão da água, na exploração de recursos agrícolas sustentáveis e no tratamento de resíduos. Vejamos os motivos que levaram a Unilever a escolher esses pontos:

  • Gases de Efeito Estufa: essa preocupação se deve ao fato de que a maior parte dos produtos são utilizados com água aquecida e, dessa forma, implicam em consumo alto de energia elétrica (é o caso de xampu, sabonete e outros produtos);
  • gestão de água: no ciclo de produção, principalmente, na cadeia de suprimentos agrícolas, é importante investir em elevadas quantidades de água. Além disso, os consumidores necessitam da água quando vão usar boa parte dos produtos da Unilever;
  • resíduos: já que as embalagens compram mais de dois milhões de toneladas de embalagens todos os anos;
  • recursos sustentáveis de agricultura: metade das matérias-primas usadas pela empresa têm origem vegetal no setor florestal e agrícola.

Valeo

A Valeo Climatização do Brasil, empresa que desenvolve e fabrica ares-condicionados para ônibus, assumiu compromisso ambiental e social relativo à comunidade. A partir de novos conceitos e sistemas, consegue alcançar alguns objetivos a que se propôs:

  • diminuir o consumo de combustível;
  • reduzir emissões (exaustão e som);
  • operar com soluções alternativas de combustível ou diferentes aplicações;
  • gerar energia alternativa, como a energia solar para os ventiladores;
  • economizar a energia dos veículos.

Samsung

A Samsung é muito conhecida pelo uso em massa que faz da tecnologia, principalmente, em televisores e smartphones. Ela é da Coreia do Sul e busca gerar valores sociais e causar impactos positivos em seu público consumidor, nos fornecedores e nos colaboradores.

É uma empresa sustentável que procura gerar valores integrados. Além de melhorar os lucros para os acionistas (valores econômicos), ela se posiciona como cidadã global, gerando valores sociais.

Quando entrega itens e serviços inovadores baseados nos princípios que norteiam a cultura organizacional da empresa, a Samsung estimula o retorno nos âmbitos econômico, social e ambiental. Na Declaração Ambiental da Samsung (1992), ela confirmou seu compromisso com um futuro sustentável, colocando a gestão ecológica como filosofia a seguir durante o século XXI.

Desde esse momento, a organização vem se comportando de forma proativa, que ultrapassa a manutenção do compliance com a legislação ambiental. Tornando-se uma empresa sustentável, ela tem certeza de que trabalhará com eficiência para manter a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

Como conseguir ser mais sustentável?

O que se deve fazer para deixar a empresa mais sustentável? É fundamental ir além do discurso, ou seja, tomar ações efetivas.

Mais do que apenas se preocupar com a preservação do meio ambiente, a marca precisa cuidar de sua ética no trabalho, da questões referentes à inclusão social e outros aspectos de relevância humanista e econômica. A seguir, damos algumas dicas para a construção de uma empresa sustentável.

Deixe os processos transparentes

É fundamental criar processos transparentes, permitindo que os consumidores vejam o que acontece durante o desenrolar da cadeia de produção. O público deve saber como a empresa gera seus serviços e seus produtos.

Quando acessam os processos internos, os consumidores se tornam mais confiantes sobre os valores e a missão da empresa. A transparência ajuda a compreender, de modo geral, as práticas da organização. Assim, o índice de fidelização tende a aumentar.

Considere a infraestrutura

O espaço em que sua empresa está localizada pode ajudar a gerar desperdícios dos recursos naturais. Por isso, revise a infraestrutura e analise se existem instalações elétricas defeituosas e perigosas, vazamentos de água e/ou esgoto, sistemas de ar-condicionado com problemas e outros pontos relevantes para a segurança e a eficiência dos processos.

Certas ações, muito simples, oferecem bons resultados:

  • pintar de branco as paredes, pois assim vão refletir melhor a luz;
  • instalar sensores de presença em ambientes de baixa movimentação;
  • substituir as lâmpadas fluorescentes por modelos LED, que são mais econômicos e sustentáveis;
  • trocar ou fazer manutenção periódica de eletrodomésticos e equipamentos mais velhos (assim, será possível economizar energia elétrica de forma significativa).

Use documentação eletrônica

Um grande desafio para utilizar conscientemente os recursos naturais é a impressão desnecessária de documentos. Quando a empresa não utiliza adequadamente as ferramentas tecnológicas disponíveis, perde eficiência e se torna menos competitiva.

Assim, quando a documentação eletrônica é adotada na rotina corporativa, alguns efeitos benéficos são:

  • redução do consumo de papel;
  • economia no espaço de arquivamento;
  • aumento da segurança de documentos sigilosos e importantes;
  • agilização no processo de busca, economizando tempo;
  • possibilidade de envio instantâneo de documentos para destinatários que estão longe fisicamente, sem gastos com postagem.

Diante de todos esses benefícios, percebe-se que a digitalização dos documentos é aliada da empresa sustentável. Documentos eletrônicos, conforme a legislação do país, têm valor jurídico. A assinatura eletrônica assegura aos documentos corporativos digitais a legalidade que precisam.

Gerencie os resíduos

Separar o lixo conforme a tipologia de cada resíduo é algo muito apropriado. Mas também é importante construir parcerias com cooperativas locais de reciclagem para coleta do lixo separado e desenvolver campanhas para reduzir o consumo de copos e outros itens descartáveis (apesar de práticos, eles não são sustentáveis).

Procure fornecedores sustentáveis

Para se tornar realmente sustentável, a empresa deve considerar toda a sua cadeia produtiva: começando com a aquisição de matérias-primas e terminando com a entrega das mercadorias aos consumidores finais.

Esse controle vai garantir que, ao longo do fluxo de produção, sejam usados insumos provenientes de fontes confiáveis, e que as práticas sejam efetivas para o equilíbrio do meio ambiente.

Por isso, é conveniente procurar fornecedores que também adotem práticas sustentáveis nas atividades que realizam. Desse modo, as empresas conseguem, juntas, encontrar as melhores soluções para as demandas do negócio. Ao mesmo tempo, elas ajudam a manter o equilíbrio social, ambiental e econômico.

Nesse sentido, vale a pena comprar somente de fornecedores certificados no quesito de compromisso ambiental. Também é preciso verificar se as demandas da companhia não podem ser satisfeitas por empreendedores locais.

Essa iniciativa fomenta a economia da região, o que contribui para o desenvolvimento comunitário, ou seja, a empresa pratica a sustentabilidade social.

Reduza o consumo de descartáveis

Os descartáveis, ainda que sejam muito práticos, não contribuem para a sustentabilidade do negócio. Vale a pena, portanto, incentivar os funcionários a trazer seus próprios utensílios de cozinha — ou oferecê-los a eles.

Por exemplo, eles podem usar canecas, evitando o uso de copos de plástico. Em relação aos serviços de limpeza, é possível investir em materiais como latas de lixo retornáveis e secadores de mão, evitando sacos plásticos e toalhas de papel.

Estimule a redução no consumo de água e de energia

Para otimizar o consumo de água e de energia, a empresa precisa engajar os funcionários e, ao mesmo tempo, investir em tecnologia apropriada. Convém instalar equipamentos que ajudem a controlar a utilização desses recursos.

Também é adequado apostar em campanhas de conscientização, que orientem a respeito da importância de economizar a água e a energia. Vejamos algumas soluções para poupar água:

  • arejadores (peneiras pequenas ligadas à saída da água);
  • reguladores e restritores de pressão nos vasos sanitários;
  • torneiras temporizadoras;
  • manutenção de serpentinas;
  • limpeza de filtros;
  • revisão das instalações hidráulicas para evitar vazamentos.

Quanto ao uso consciente de energia, vale comprar equipamentos novos, com melhor eficiência energética. Também se recomenda colocar temporizadores nos eletrônicos e aparelhos elétricos.

Para melhor aproveitamento da iluminação natural, é importante organizar corretamente os espaços. Outra solução é instalar lâmpadas com sensores de movimentos.

Usar fontes alternativas de energia, como a energia solar, oferece ainda mais vantagens. A partir de um sistema de placas fotovoltaicas, a empresa pode gerar sua própria energia elétrica no modelo on grid.

Nesse caso, a energia excedente é armazenada na rede pública e gera bônus. Por meio da geração compartilhada, é possível alimentar outros imóveis, desde que também pertençam à região servida pela concessionária de energia elétrica.

Quais as consequências de não ser uma empresa sustentável?

Veja o que você pode perder por não ser uma empresa sustentável:

  • abre espaço para a concorrência que pratica a sustentabilidade;
  • aumenta os custos com energia elétrica e água;
  • fica sujeita às penalizações impostas pela legislação ambiental;
  • está mais sujeita a uma alta rotatividade de funcionários, que ficam insatisfeitos com a empresa;
  • tem mais dificuldades em captar novos clientes e em fidelizá-los, pois os consumidores estão mais exigentes e conscientes;
  • não atrai investidores;
  • corre o risco de empobrecer seu networking;
  • desperta a desconfiança de alguns fornecedores, que preferem não ver seu nome ligado a uma empresa que não se atualiza e não adere à nova economia;
  • sofre perdas com desperdícios, aumentando os prejuízos;
  • pode poluir e degradar o meio ambiente, favorecendo o desequilíbrio dos ecossistemas e a proliferação de doenças;
  • suja sua imagem perante sua comunidade, entre outras consequências.

Como uma parceria com a HCC pode ajudar?

A HCC Energia Solar é uma empresa especializada na produção, venda e instalação de sistemas fotovoltaicos. Assim, ela contribui para que empresas de qualquer segmento produzam sua energia elétrica a partir de uma fonte limpa e renovável: o sol.

O sistema de energia solar tem alta durabilidade, alcançando, pelo menos, 25 anos. Isso garante um bom retorno do investimento. Muitos dos materiais que compõem o sistema fotovoltaico podem ser reaproveitados, o que favorece a economia circular.

Além disso, a HCC Energia Solar abre franquias em todo o país. Ela é uma solução para empreendedores iniciantes e até veteranos que desejam trabalhar com energia renovável. Além dos lucros, o franqueado contribui para divulgar uma das mais importantes soluções sustentáveis da atualidade: o sistema fotovoltaico, que gera energia elétrica a partir da energia solar.

Agora, você sabe o que é uma empresa sustentável e como se tornar uma, adquirindo mais um diferencial no mercado econômico. Vale lembrar que mais do que um diferencial, a sustentabilidade está se tornando uma necessidade, já é uma tendência em todo o mundo. Para o bem da sociedade e de todo o planeta, é relevante integrar economia com aspectos ambientais e sociais.

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