Entenda qual a rentabilidade de uma usina solar!

As usinas solares estão em constante crescimento. Estima-se que com a progressão da tecnologia no Brasil, até meados de 2040, serão mais ou menos 150 bilhões de dólares investidos nesse tipo de energia. Além de ser uma fonte de energia limpa e que se renova a cada dia com os raios do sol, é uma oportunidade de negócio rentável.

O ROI (retorno sobre o investimento), representa uma economia significativa no orçamento de quem utiliza esse tipo de energia. Portanto, as vantagens financeiras são reais, tanto para aqueles que usam como para os investidores. Por ser muito procurada, pode-se dizer que usina solar e rentabilidade andam juntas.

Deseja saber mais sobre a usina solar e a sua rentabilidade? Continue a sua leitura!

Como funciona uma usina solar?

As usinas solares nada mais são que sistemas fotovoltaicos criados e projetados para a comercialização de energia elétrica. A conversão realizada é a transformação dos raios solares em energia, que posteriormente pode ser usada nos lares e empresas. Ademais, vale destacar que as instalações que geram entre 75KW e 5MW de energia renovável são consideradas usinas de grande porte.

Além do sol é usado mais um recurso natural, que é o silício. Ele é de grande importância no processo de fabricação dos dispositivos semicondutores usados na confecção das células solares. Essas, por sua vez, são utilizadas para a produção de painéis solares, que são responsáveis pela conversão de energia solar em eletricidade.

Tais usinas são construídas geralmente em áreas planas para que seja garantida a segurança e o correto funcionamento do sistema de captação e distribuição. As usinas conta com painéis solares fixos ou com trackers (dispositivos que modificam a posição dos módulos solares ao longo do dia). Isso garante um melhor aproveitamento da energia solar.

Qual a sua rentabilidade?

Se você ainda está se perguntando se a energia solar oferece rentabilidade para os investidores, saiba que sim. A energia solar oferece bons ganhos, seja monetizando a energia solar com a própria produção, seja investindo em franquias já existentes de energia solar fotovoltaica. Outras pessoas que também têm bons ganhos por meio do mercado de energia solar são:

  • engenheiros;
  • arquitetos;
  • técnicos;
  • projetistas;
  • vendedores.

Isso devido ao fato de que para a instalação da usina e para a distribuição para as casas é preciso ter um projeto bem elaborado. Inclusive, a execução da obra deverá ser fiscalizada por bons profissionais.

Para que seja adquirido o ganho almejado, o produtor de energia limpa precisa fazer um alto investimento e deve contar com um bom planejamento. Ainda que esse seja um investimento caro, saiba que a venda de energia solar oferece ao produtor autonomia para atender as regiões do mercado e vários outros aspectos vantajosos.

Aqueles que optam por abrir uma franquia também conseguem ter rentabilidade. Porém, existem algumas limitações impostas pelos franqueadores, como:

  • preços estabelecidos pelo franqueador;
  • limite de autonomia;
  • área de vendas estipulada.

Entretanto, a rentabilidade é alta e é possível obter o reconhecimento da marca no mercado. Além dessas maneiras de ganhar dinheiro com a energia solar, podemos citar a possibilidade de ganho por meio de leilões. Eles são feitos pelo governo e apresentados como fundos de investimento ou terras que produzem e vendem energia fotovoltaica.

Quais são os benefícios e diferenciais de investir em energia solar?

Fazer investimentos em energia solar oferece muitas vantagens para os usuários comerciais, residenciais e para aqueles que desejam ter uma usina para vender a energia limpa. Veja abaixo os maiores benefícios!

Sistema ecologicamente correto e renovável

Como não existe a produção de gases de efeito estufa, um dos maiores benefícios é que se trata de uma produção que não agride, de nenhuma maneira, o meio ambiente e não contribui com o aquecimento global. Também não gera resíduos, como os combustíveis fósseis.

Outro ponto positivo é que os equipamentos usados para a construção da usina geralmente são recicláveis, o que reduz o custo para o descarte dos materiais.

Sistema integrado e customizável

Os sistemas de energia solar são integrados, permitindo que a energia seja dimensionada de acordo com a necessidade dos clientes. Essa peculiaridade faz com que a distribuição seja apropriada para todo tipo de imóvel.

Fonte de energia abundante

A localização do Brasil é algo que permite um elevado nível de insolação, o que é muito bom para o mercado de energia solar. Esse é um dos maiores privilégios para os produtores de energia fotovoltaica do país.

Quais são as principais formas de investir em energia solar?

Além das características do Brasil em ter sol em abundância e áreas planas para a instalação dos equipamentos, as linhas de financiamento e os incentivos fiscais ofertados para a área dão ainda mais incentivo para os investidores na área da instalação dos sistemas fotovoltaicos. Entre as principais formas de investir em energia solar alguns pontos se destacam. Confira!

Instalação de painéis solares

A instalação de painéis solares é uma das alternativas de ganhar dinheiro com a energia solar. Tanto os profissionais técnicos formados, quanto os donos das usinas lucram instalando esse tipo de equipamento. Os cursos técnicos especializados podem ser feitos por ambos, e tanto dono como o instalador terão habilidades teóricas e práticas sobre o dimensionamento dos sistemas fotovoltaicos.

Investir para revender a energia

A conscientização em relação à preservação do meio ambiente é um dos fatores que mais impulsionam a busca por esse tipo de energia. Por isso, investir na compra de placas e na sua instalação para se tornar um fornecedor de energia limpa é uma ótima opção.

Outras formas de investir nesse tipo de produção de energia são os fundos de investimentos e franquias. De qualquer maneira, se torna vantajoso se tornar um produtor desse tipo de energia.

Então, não restam dúvidas de que usina solar e rentabilidade andam juntas e que é uma das melhores formas de conseguir ganhar muitos lucros. Por isso, procure uma empresa especializada que ofereça as melhores placas fotovoltaicas e adquira os kits necessários para abrir a sua usina.

Gostou do nosso post sobre usina solar e rentabilidade? Aproveite para ler “Entenda o que é e como funciona uma usina solar fotovoltaica”, e tenha acesso a mais informações sobre o assunto!

POSTS RELACIONADOS