14 dicas incríveis para você reduzir o valor da conta de luz

14 dicas incríveis para você reduzir o valor da conta de luz

Em uma breve análise financeira dos gastos anuais de sua empresa ou casa, é possível notar que os custos com energia costumam ser grandes. Hoje em dia, no entanto, já existem soluções eficazes que podem ser aplicadas para reduzir o valor da conta de luz.

Os gastos elevados com energia não são uma realidade apenas do seu negócio. Diversos empreendedores sofrem com o mesmo problema. Nos últimos anos, com a crise hídrica pela qual o Brasil passou, tanto empresários quanto a população em geral sentiram o impacto no valor da conta de luz.

Para evitar que esse gasto tenha proporções ainda maiores, é importante tomar algumas providências que ajudem a manter as finanças sob controle. Muitas dessas ações são simples, possíveis apenas com a mudança de hábitos. Outras, podem exigir um planejamento maior, que garanta uma redução de gastos considerável.

Confira as 14 dicas incríveis que separamos para ajudar você a reduzir o valor da conta de luz!

 

1. Faça adequações no ambiente

Às vezes, uma mudança na disposição dos móveis da empresa já pode trazer grandes benefícios para reduzir o valor da conta de luz. É importante deixar estações de trabalho mais próximas às janelas e aproveitar ao máximo a iluminação natural, evitando o uso de persianas ou venezianas.

As cores das paredes também influenciam muito: opte por tons mais claros, que refletem mais luz. Um mobiliário com mais claridade também ajuda a manter a luminosidade do ambiente, além de proporcionar mais conforto a seus frequentadores. Essa é uma regra que vale para empresas, mas que também pode ser aplicável a residências.

 

2. Use lâmpadas econômicas

Como nem sempre é possível trabalhar apenas com a luz natural, opte por lâmpadas mais econômicas, como as fluorescentes ou de LED. As primeiras podem durar até dez vezes mais que as incandescentes, além de iluminar muito mais e não produzir tanto calor.

As lâmpadas de LED, apesar de ter um custo mais elevado, são um ótimo investimento. Com o consumo de apenas 15W, você garante iluminação de qualidade e por muito mais tempo. Ela também assegura conforto térmico ao ambiente, uma vez que não interfere na temperatura.

 

3. Confira a potência dos aparelhos eletrônicos

Se você tem uma linha de produção robusta, pode conferir a potência de cada aparelho usado. Se o ambiente da empresa é basicamente de escritório, verifique computadores, geladeira, ar-condicionado ou outros aparelhos que possam justificar o aumento dos gastos.

Veja, ainda, se eles contêm o selo Procel, que identifica o quanto os dispositivos consomem de energia. Equipamentos com esse certificado vão ser de grande ajuda para reduzir o valor da conta de luz.

Outro ponto em relação a esses aparelhos é criar o hábito de não os deixar em modo stand by. Por mais que o consumo seja reduzido, as luzes do aparelho estarão ligadas e, em consequência, ele está em uso. Também é importante não deixar carregadores de smartphones e outros dispositivos móveis plugados na parede, sem que o aparelho esteja sendo efetivamente carregado.

 

4. Cuide do ambiente refrigerado

Em praticamente todas as empresas, o uso do ar-condicionado é indispensável para manter um ambiente mais confortável e equilibrado. Já que essa é uma necessidade de quase todas as organizações, é importante garantir que o equipamento funcione da melhor forma possível, sem desperdício de energia.

Cuide para que as janelas estejam bem fechadas, de forma que não entre ar no ambiente. Outro ponto importante é garantir que os filtros sejam feitos com a regularidade certa e da forma adequada.

Um sistema de refrigeração precisa passar por procedimentos de manutenção rigorosos, para que não se tornem um risco para a instituição. Além de uma manutenção adequada assegurar a saúde de todos, também permite que nenhuma avaria no sistema contribua para o aumento no valor da conta de luz.

 

5. Identifique os ladrões de energia

Outros aparelhos eletrônicos e dispositivos também podem funcionar como vilões no consumo de energia, quando estão sendo usados de forma inadequada ou apresentam algum problema de funcionamento. É necessário estabelecer uma rotina de testes constantes para verificar se isso está acontecendo na sua casa ou empresa.

Em casa, é importante controlar o uso de alguns desses dispositivos. Algumas dicas são evitar passar roupas muitas vezes na semana, tomar banho fora do horário de pico, juntar mais roupas para lavar de uma só vez e, até mesmo, reduzir o tempo de banho. Deixe regras claras em relação à economia de energia para que todos da família ou da equipe se envolvam e contribuam de acordo.

 

6. Defina metas de redução

Para que seja possível reduzir o custo da conta de luz de forma efetiva na empresa, é necessário que a gestão seja ativa participante do processo de adaptação e implementação de mudanças. Vale a pena, para isso, realizar análises de consumo avaliando cada um dos setores do negócio.

Identifique onde são os gargalos de desperdícios e quais são os departamentos onde há maior gasto de energia. Com essa avaliação, a gestão passa a ter uma poderosa ferramenta para a definição de políticas e medidas que possam ser aplicadas para reduzir o desperdício e gasto excessivo de energia nesses setores.

 

7. Aprenda a ler de forma consciente a sua conta de luz

Tão importante quanto ter consciência dos gargalos de energia da empresa é saber interpretar os relatórios aos quais ela tem acesso para obter essas informações. A conta de luz pode ser uma importante fonte dedados a respeito dos gastos relacionados com a energia elétrica.

Não é possível alcançar uma meta sem saber a que pé estamos nela. Para entender e saber a melhor forma de reduzir o consumo de energia elétrica, compreender como funciona a conta de energia é um bom primeiro passo.

No faturamento da conta de luz brasileira pagamos, basicamente, todo mês, uma parcela referente ao consumo de energia e uma parcela relacionada ao tributo o ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.

De modo geral, o valor desse tributo é de 18% do valor referente ao consumo mensal de energia. Com essas informações, já é possível estabelecer bem como funciona a cobrança feita na conta de luz.

 

8. Conscientize sua equipe sobre a importância de reduzir o valor da conta de luz

É importante estimular entre seus colaboradores a cultura de um consumo e uso consciente da energia. Políticas para reduzir o valor da conta de luz só vão funcionar se tiverem a adesão consciente de toda a sua equipe. As pessoas tendem a aderir e apoiar somente aquilo que elas entendem a importância.

Nem sempre essa será uma tarefa fácil, é necessário incentivar o esforço global de sua equipe. Campanhas, reuniões e iniciativas que acentuem a importância da redução de gastos com energia para a empresa podem ser necessárias.

Só após ter uma equipe alinhada em um único objetivo será possível poder contar com o engajamento dos colaboradores e, então, ter a redução de gastos com energia almejada pela empresa.

 

9. Faça manutenções preventivas rotineiras nos equipamentos

Equipamentos em pleno funcionamento são capazes de um melhor rendimento. Ou seja, trabalham mais com menos energia. Realizar manutenções preventivas neles evita que apresentem falhas que possam prejudicar seu rendimento ideal, tornando-se possíveis fontes de desperdício de energia.

Por isso, é importante que sua empresa invista em manutenções preventivas recorrentes, ações de monitoramento e controle que permitam impedir ou reduzir ao máximo esse tipo de falha que possa prejudicar o desempenho dos equipamentos.

Essa regra também vale para os seus equipamentos eletrônicos domésticos. Busque adotar uma rotina de manutenções e verificações do funcionamento pleno para conseguir reduzir o valor da conta de luz da sua casa.

Além do mais, com manutenções preventivas, você não só garante a redução dos custos com a conta de luz, como também, garante o funcionamento adequado dos seus ativos, aumentando consideravelmente a produtividade operacional.

 

10. Considere e estude a possibilidade do isolamento térmico

Para reduzir a influência do clima externo, o isolamento térmico pode ser uma ferramenta muito eficiente e de custo-benefício vantajoso para a sua empresa. Para isso, é necessário utilizar tintas específicas, materiais de preenchimento e telhas especiais, além de usar plantas no exterior da estrutura.

Iniciativas simples como essas são capazes de impactar muito positivamente o valor da sua conta de luz no fim do mês.

 

11. Adéque a rotina de trabalho para reduzir o valor da conta de luz

Uma forma prática e simples de alcançar a redução do consumo de energia elétrica é por meio da implementação de uma jornada de trabalho estratégica e adequada para o funcionamento da empresa. O horário de pico de consumo de energia no Brasil acontece entre as 17h30 e 21h30. Nesse período, as hidrelétricas funcionam em seu limite.

É comum, inclusive, que seja necessária a ativação de termoelétricas para atender à demanda energética nesse período. Como consequência dessa sobrecarga no sistema de fornecimento de energia, as tarifas de pagamento são mais elevadas nesses horários.

Por isso, se possível, é interessante estudar formas de adequar a rotina de trabalho da empresa para evitar a sobrecarga desses períodos. Para isso, pode ser necessário realizar cálculos para verificar a viabilidade para o seu negócio das opções disponíveis. Uma solução pode ser reduzir a jornada de trabalho, fugindo desses horários de pico.

 

12. Busque formas de se beneficiar da ventilação natural

A ventilação natural, quando utilizada de forma inteligente, pode auxiliar a reduzir o valor da conta de luz. Quando falamos sobre isso, é importante não se preocupar somente com as entradas de ar, mas também, com as saídas.

Tudo para que o ambiente não fique abafado e não seja necessário gastar mais energia com ventilação forçada e ar-condicionado, por exemplo. Por isso, vale investir em quebra de paredes para tornar os ambientes mais amplos e unificados, e favorecer a entrada e saída do ar.

 

13. Use a automação a seu favor

Com a chegada da Internet das Coisas, é possível conectar vários dispositivos, pessoas e sistemas de sensores, usando tecnologia embarcada e uma conexão de rede que possibilite a coleta e transmissão de dados, além da geração de comandos quando necessário. Com ela, é possível controlar de forma inteligente e sustentável o controle e gasto de energia, principalmente, em períodos em que a empresa não estiver funcionando.

Adote sensores em locais onde há pouco trânsito de pessoas, como banheiros. Dessa forma, a luz e outros dispositivos só são acionados quando há alguém na área, evitando que ocorra de a luz ser esquecida ligada, por exemplo.

 

14. Invista em outras formas de gerar energia

No Brasil, a maior parte da energia vem de hidrelétricas. O que leva ao aumento do consumo é a falta de chuva, que faz com que as usinas termoelétricas sejam acionadas, funcionando à base de carvão e outros combustíveis. Em um país com tantas outras opções, por que insistir em continuar apostando nessas fontes?

Muitos empreendedores já perceberam isso e, aproveitando que o sol brilha quase o ano inteiro no país, estão investindo na instalação de painéis fotovoltaicos. Isso garante o fornecimento de energia, independentemente do sistema convencional de geração.

Além de assegurar que a sua empresa gere a energia necessária para o próprio funcionamento, essa opção possibilita que, se for gerada quantidade além da necessária para consumo, um sistema de acúmulo de créditos seja acionado.

A energia solar é uma opção sustentável e uma alternativa viável economicamente, que já é usada em muitos países desenvolvidos, como Alemanha, Noruega e França. Apesar de esses países não disporem de tanto tempo de sol ao longo do ano, já descobriram que essa pode ser a chave para uma gestão mais eficiente dos negócios.

Quando o assunto é o valor da conta de luz, as organizações devem ficar sempre muito atentas. Dependendo da situação pela qual passa o país, essa despesa pode representar um gasto muito maior que o esperado e desejado. Por outro lado, isso pode representar para as instituições uma oportunidade de inovar na forma como gera a sua própria energia e uma economia significativa.

O importante é ficar alerta, apostar no novo e estar disposto a ousar um pouco mais na gestão. Sensibilize a equipe, também, sobre a importância de ações alternativas que garantam operações que possibilitem reduzir o valor da conta de luz.

O que você achou das nossas dicas? Queremos saber sua opinião! Comente aqui, inclusive, se você tiver mais alguma sugestão para acrescentar!

POSTS RELACIONADOS