HCC Energia Solar e o setor Ambiental: ações que ajudam o meio ambiente

HCC Energia Solar e o setor Ambiental: ações que ajudam o meio ambiente

Nosso ensejo começou em 2013 quando assumimos com a RGE a prestação de serviço de licenciamento ambiental de redes de distribuição de algumas regionais desta concessionária. Em 2020 fechamos uma nova parceria com a RGE CPFL onde passamos a licenciar toda a área de concessão da RGE no território do Estado Gaúcho.

Esse processo consiste em licenciar toda a vegetação que será manejada dentro da faixa de servidão das linhas de distribuição, com o intuito de garantir a segurança nas instalações da rede e da comunidade..

Desta forma, para levar a energia elétrica para a população, muitas vezes estamos sujeitos a passar por áreas onde há incidência da vegetação, fazendo-se necessário o manejo de tais, através de supressão, poda e/ou roçada. O manejo adotado é somente o necessário para a instalação da rede, onde gere o menor impacto possível ao meio ambiente.

Mas afinal, há medidas para ressarcir a vegetação abatida? Sim, através da Reposição Florestal Obrigatória (RFO), onde a concessionária tem a obrigatoriedade de compensar as árvores nativas abatidas, de maneira geral, para cada indivíduo suprimido, é necessário que seja compensado com aproximadamente 15 mudas em média.

Dentro da nossa atividade, temos a responsabilidade de conciliar o desenvolvimento com a conservação e proteção dos recursos naturais, e desta forma, direcionar ações que auxiliem na boa relação empresa-meio ambiente.

Hoje é gratificante fazer parte deste processo, colaborando para o desenvolvimento socioambiental e econômico do Estado do Rio Grande do Sul.

POSTS RELACIONADOS