Para o planejamento de estratégias de análise dos concorrentes, é essencial que as empresas saibam o que é e como fazer benchmarking. Ao colocar esse conceito em prática, determinada marca consegue comparar seus serviços e produtos com a concorrência e identificar oportunidades e melhorias. Mas você sabe aplicar essa técnica no setor de energia solar?
O crescimento do mercado de energia fotovoltaica acontece de forma rápida e progressiva. Desde a sua regulamentação, em 2012, o uso de painéis solares para a geração de energia vem aumentando cada vez mais e, consequentemente, vem aquecendo o setor de franquias do produto.
Para quem está interessado em investir em franquias de energia solar ou já possui uma, é essencial acompanhar a concorrência para garantir melhores resultados. Neste artigo, vamos dar dicas de como fazer benchmarking no setor e mostrar a importância dessa ação. Confira!
O que é o benchmarking?
Em meio a um mercado cada dia mais competitivo, é essencial que as empresas estejam por dentro das tecnologias de produção e logística mais avançadas. O benchmarking é uma forma de estudar a concorrência e analisar a eficiência das ações desenvolvidas pelas empresas.
Assim, é possível acompanhar o que está em alta no momento para atender às demandas dos consumidores. Ao realizar o benchmarking, o gestor consegue fazer uma avaliação do mercado utilizando como referência os seus concorrentes. A prática permite analisar o meio em que se está inserido e tomar decisões importantes para o próprio negócio.
Por meio desse método, as empresas podem entender melhor sobre o seu setor e avaliar o que está dando certo em outras empresas, descobrindo o que pode ser melhorado ou evitado. O benchmarking pode envolver os seguintes segmentos:
- atendimento;
- serviços e produtos;
- gestão;
- marketing.
Quais os tipos de benchmarking?
Seguindo as suas necessidades, é função de cada empresa determinar quando o benchmarking precisa ser realizado. Muitas vezes, ele é aplicado quando é detectada uma crise em determinado setor, mas ela não afeta as empresas concorrentes, ou elas se recuperam mais rapidamente.
Além disso, o benchmarking pode ser usado para proporcionar mudanças e adesão a novas práticas de atuação. Por isso, é fundamental que os gestores conheçam os tipos existentes na hora de definir qual análise realizar. Abaixo, veja quais são os principais.
Interno
As unidades de uma mesma franquia são comparadas com o objetivo de avaliar os padrões estabelecidos pela marca e detectar erros em contextos semelhantes. Boas práticas utilizadas em determinada unidade podem ser aplicadas nas outras.
Competitivo
Esse modelo de benchmarking faz relação direta entre os concorrentes. Nesses casos, conseguir informações seguras pode ser uma dificuldade. Por isso, é necessário analisar tudo que a marca disponibiliza, como fontes confiáveis e o próprio material de divulgação. Só assim será possível criar uma avaliação correta e precisa.
Funcional
Para fazer a análise comparativa, é preciso ter uma boa referência. No modelo funcional, os gestores podem utilizar dados de um concorrente direto ou de uma empresa de outro segmento, mas que se sobressaia em alguma técnica a ser aplicada no seu negócio.
O uso da inteligência artificial em uma empresa que atende a outro mercado, por exemplo, pode ser útil para modernizar a forma de relacionamento com os clientes.
Cooperativo
Esse formato pode ocorrer entre empresas do mesmo segmento ou não, levando as marcas a desenvolverem parcerias com o objetivo de trocar informações. Nesses casos, o acesso aos dados é muito vasto, sendo possível avaliar diferentes cenários, tendências e aspectos. Por exemplo, uma franquia de energia solar pode fazer parceria com uma construtora de condomínios residenciais.
Como fazer benchmarking no setor de franquias de energia solar?
É preciso realizar o benchmarking adequadamente para obter os melhores resultados e impulsionar as vendas da sua franquia de energia solar. Veja o passo a passo para que esse estudo tenha sucesso.
1. Escolha os concorrentes
Para colocar em prática o benchmarking, o primeiro passo é escolher as concorrentes. O ideal é selecionar, em média, três empresas para realizar esse monitoramento. Opte por aquelas organizações que são líderes de mercado e que terão uma boa bagagem em seus históricos.
2. Estabeleça indicadores
Construa uma planilha e coloque os pontos específicos de cada empresa, com as métricas e características que serão mais valiosas para sua análise e performance. Dessa forma, é possível ter uma visão ampla e organizada de cada ação, facilitando a avaliação.
3. Obtenha dados
Na internet, existem várias ferramentas que ajudam a coletar dados e resultados de campanhas desenvolvidas pelas empresas concorrentes. Redes sociais, blogs e sites são alguns instrumentos que podem ser úteis para a obtenção dessas informações.
4. Avalie e compare informações
Após o levantamento de todas as ações que você julga pertinentes ao processo, é o momento de realizar uma avaliação minuciosa das práticas desenvolvidas pelas empresas concorrentes e comparar com as realizadas na sua franquia.
5. Levante os pontos positivos e negativos
Por fim, é preciso apontar os pontos negativos e positivos das campanhas que foram levantadas durante esse processo de monitoramento. Assim, é possível usar apenas o que deu certo e considerar os erros para que não se repitam nos próximos planejamentos da sua franquia.
Qual a importância de fazer benchmarking?
Realizar o benchmarking na sua empresa fará toda diferença na hora de se destacar no mercado, promovendo otimização nos processos e motivando insights essenciais para o desenvolvimento de ações mais eficientes. É importante buscar estratégias e métodos que funcionaram bem no passado e que podem se encaixar novamente no momento presente.
Além disso, fazer benchmarking é uma maneira de monitorar tudo que a concorrência realizou e que ofereceu os melhores resultados. Juntar todas essas informações também é essencial para que as franquias visualizem um caminho mais seguro e claro a ser seguido e otimizem seus custos. Veja os principais benefícios dessa prática:
- redução de erros: a busca por melhorias contínuas contribui com os resultados, levando à diminuição dos erros, tanto operacionais quanto de gestão;
- menos custos: a partir do momento em que falhas são evitadas ou corrigidas a tempo, é possível reduzir os custos da franquia. Nesses casos, ganha-se tempo nos processos e se evita o retrabalho;
- conhecimento do público-alvo: com o benchmarking, é possível coletar informações precisas de como o público avalia seu serviço e entender o impacto da marca como um todo;
- entendimento sobre a concorrência: esse estudo possibilita a avaliação das ações dos concorrentes que estão dando certo ou que deram errado, além de analisar o histórico das marcas, visando sempre ao aperfeiçoamento das ações da franquia;
- clareza de mercado: a partir daí, é possível seguir tendências ou melhorá-las, aplicando novas ideias.
Portanto, agora que você já sabe como fazer o benchmarking, é hora de garantir o sucesso nas campanhas e ações desenvolvidas pela sua franquia. Avalie sua concorrência e obtenha informações seguras e precisas para oferecer o melhor aos seus clientes.
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