Veja como gerar leads qualificados para sua franquia de energia solar

As franquias vêm se destacando como modelo de negócio no Brasil. Vale a pena conhecer os produtos e serviços mais solicitados pela população e que se encaixam bem nesse tipo de empresa.

Um critério importante para considerar na hora de abrir uma franquia é a sustentabilidade. Nesse contexto, a energia solar é muito relevante.

Depois de abrir uma franquia, convém encontrar pessoas que se interessem em participar dela. Por isso, fizemos este post. Faça a leitura e veja como gerar leads qualificados para sua franquia de energia solar!

Qual é a importância de gerar leads qualificados?

Gerar leads é uma ação estratégica, ajudando na expansão de franquias. Quando falamos em leads qualificados, estamos tratando das pessoas que realmente representam oportunidades, que apresentam as maiores chances de se tornar franqueados, ou seja, associar-se ao negócio, abrir seu próprio empreendimento, aproveitando o nome e a experiência da marca.

Como gerar leads qualificados?

Vejamos, agora, algumas dicas de como gerar leads qualificados.

Produza conteúdo de valor

No ambiente digital, é muito importante investir em conteúdo valioso em diferentes locais: redes sociais, blogs e outros lugares. Isso é uma valiosa estratégia de marketing digital.

As redes sociais mais relevantes são:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • YouTube.

Você deve aproveitar assuntos pertinentes ao seu ramo de atividades, mas não se limitar à propaganda, pois isso gera desinteresse no leitor. É preciso ser dinâmico e sempre atualizado para despertar e manter o interesse do potencial franqueado. Os formatos possíveis de conteúdo são:

  • e-books;
  • PDFs;
  • videoaulas;
  • infográficos;
  • áudios;
  • guias/manuais em PDF ou dentro do próprio texto.

Apresente dados relevantes

Outro ponto importante é apresentar dados que sejam importantes para o potencial franqueado. Por exemplo, no caso da energia solar, vale a pena falar sobre a tendência da população em adotar soluções sustentáveis, inclusive, no Brasil. Claro que se existem muitas pessoas interessadas em comprar o produto, compensa investir em uma unidade de franquia.

Também é válido mostrar dados sobre os níveis de insolação em diferentes estados e cidades do Brasil. Podemos, ainda, comparar o nosso país, que é tropical, com as nações europeias, com clima temperado — apesar disso, o sistema de energia solar é mais usado na Europa que no Brasil.

Há muitos dados que podem ser aproveitados para mostrar que o futuro da energia solar é promissor em nosso país: sobre o crescimento do sistema fotovoltaico, sobre o ranking de cidades e estados que mais aplicam essa solução e assim por diante.

Mostre cases de sucesso

Outra estratégia é apresentar cases de sucesso que mostrem aos potenciais leads que realmente vale a pena investir em energia solar. Para isso, a empresa franqueadora deve recolher depoimentos de outros franqueados e aplicar como estratégia de marketing.

Sabendo que muitos estão sendo bem-sucedidos, o interesse de outras pessoas em adotar a franquia tende a aumentar.

Defina metas

As metas são essenciais para que todos sigam um roteiro e trabalhem em conjunto com vistas a alcançar o mesmo objetivo. O desempenho tende a aumentar diante de metas bem estabelecidas, sobretudo, em ambiente de negócios.

Pesquisas indicam que essa majoração varia entre 10% e 25%. Por isso, precisamos desenvolver metas inteligentes, alinhadas ao planejamento estratégico da franqueadora. Essas metas devem contemplar a conquista de uma quantidade de leads qualificados em determinado período (semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano).

Consolide sua marca

Uma das maneiras de captar franqueados é ofertando serviços e produtos de boa qualidade, que satisfazem os clientes. Se o público passa feedbacks positivos sobre o negócio, os investidores se sentem mais atraídos. Um empreendedor pode visualizar uma boa oportunidade de gerar renda se associando a uma franquia.

No franchising, é comum que os clientes fidelizados, quando decidem empreender e abrir um negócio próprio, procurem a marca à qual estão ligados, tornando-se franqueados.

Conheça o perfil do franqueado que você deseja

Espera-se que o franqueado apresente certas qualidades para impulsionar o negócio. O perfil de quem vai trabalhar em uma empresa de energia solar não é igual ao daquele que atuará em uma franquia de confecções.

Por isso, não é má ideia definir uma persona para representar o franqueado ideal. Assim, é possível aprimorar ações e evitar perda de dinheiro e de tempo.

Em relação a caraterísticas gerais, destacamos:

  • É necessário ter algum nível de formação para ser franqueado?
  • Os objetivos da pessoa são os mesmos da marca? Se não existir compatibilidade de interesses, é difícil a parceria funcionar;
  • É importante que o franqueado tenha alguma experiência na área (no caso, energia solar) ou iniciantes podem participar sem problemas?
  • Apesar da padronização (que é um dos pilares do mercado de franquias), o empreendedor que deseja participar da franquia é inovador, aberto às mudanças, capaz de dar boas sugestões e propor soluções eficazes?

Atraia franqueados em eventos e feiras

Um dos objetivos das feiras e dos eventos é atrair investidores para o seu negócio, e essa é uma das formas de gerar leads qualificados. O franqueado é um importante parceiro e investidor. Nesses eventos, pessoas interessadas têm a oportunidade de compreender mais a fundo a rede franqueadora, seu planejamento estratégico e operacional.

Organize os leads em um funil

As pessoas, antes de se associar a uma franquia, pesquisam as diferentes oportunidades. Há muitas opções, custos de configuração, modelos de negócios, preços e assim por diante.

Convém organizar todos os leads em um funil. É preciso monitorar a jornada deles após adquirir seus dados de contato, como e-mail, telefone e WhatsApp. Assim, você pode contatá-lo se, por algum motivo, ele se distanciar após um primeiro interesse.

Quais são as vantagens em gerar leads qualificados?

Finalmente, depois de saber como gerar leads qualificados, vamos citar algumas vantagens em investir nesse processo. A geração de leads está muito mais relacionada à qualidade do que à quantidade. Se atingir expressivamente um público pouco interessado, a empresa perde muito tempo e dinheiro.

Além disso, problemas de relacionamento com algum lead que não se encontra em harmonia com os objetivos do negócio, sem o alinhamento cultural necessário, pode prejudicar a produtividade da empresa. Em casos mais sérios, a unidade da franquia pode ser fechada.

Nosso artigo mostrou como gerar leads qualificados e, assim, aumentar as possibilidades de a franquia ter sucesso com seus franqueados. Com essas ações, sua marca alcançará um público realmente interessado em sua proposta, aumentando as chances de conversão.

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