Evolução da energia solar no Brasil: entenda!

energia solar vem ganhando espaço no cenário brasileiro e mundial. É cada vez mais comum ver painéis nos telhados de casas, empresas e indústrias. Também se multiplicam as políticas públicas que favorecem o investimento em energia solar e os empreendimentos de usinas solares. Mas, por que isso acontece? Como a energia solar no Brasil está atingindo novos patamares?

É isso que você vai descobrir, neste artigo! Vamos explicar o que é a energia solar e quais são os seus benefícios. Você também vai entender como ela evoluiu no cenário mundial e brasileiro, e quais são as perspectivas de mercado para os próximos anos. Por fim, vai entender por que a energia solar se tornou uma ótima oportunidade de investimento.

Quer saber tudo sobre a energia solar no Brasil? Então, continue a leitura e descubra!

O que é energia solar?

A energia solar é um processo que permite a você transformar a radiação natural do sol em energia elétrica, possibilitando que alimente aparelhos, máquinas, eletrodomésticos, entre outros. Tudo isso é feito por meio de alguns equipamentos que fazem parte do kit fotovoltaico, como painéis solares, inversores e baterias.

Para entender melhor, é preciso que você saiba como funcionam os painéis solares, uma das principais partes do sistema. Esses equipamentos são formados por materiais sensíveis à radiação solar, que é emitida pelo sol diariamente, inclusive, em dias nublados. Quando essa radiação chega até o painel, os elementos químicos que o formam se agitam, sendo que os elétrons começam a se mover em seu interior.

O movimento desses elétrons é o responsável pela geração de energia elétrica. Toda essa agitação faz com que a energia seja liberada e, por meio de um sistema complexo instalado no painel, ela é captada. Pronto! A energia elétrica foi gerada a partir da radiação solar.

Porém, o processo não para por aí! Isso porque a energia elétrica que é gerada não é igual à da corrente da rede que chega até a sua casa. A energia da rede é do tipo corrente alternada, sendo esse o que efetivamente permite que os aparelhos funcionem. Porém, no painel, é gerada energia em corrente contínua, sendo necessária a conversão.

Esse processo de conversão é feito pelos inversores, outro equipamento que faz parte do kit fotovoltaico. A partir daí, a energia elétrica pode seguir diversos caminhos, de acordo com as suas necessidades.

Você pode, por exemplo, direcioná-la para a corrente da sua casa, usando-a imediatamente para alimentar os equipamentos e a luz. Também é possível armazenar essa energia elétrica. Para isso, é necessário contar com uma bateria, que é carregada por meio da energia gerada no sistema fotovoltaico. A bateria pode ser transportada e usada para alimentar os mais diversos tipos de equipamentos.

Por fim, vale ressaltar que a energia gerada e convertida também pode ser direcionada para a corrente elétrica da sua região. É como se você estivesse fornecendo energia elétrica para a concessionária da sua cidade, que paga por isso. Esse pagamento é feito por meio de créditos de energia, que permitem a você descontar esses valores da sua conta de luz, caso precise utilizar a energia que vem da rede.

Quais são os benefícios da energia solar fotovoltaica?

A energia solar oferece uma série de benefícios, tanto para quem investe nesse mercado quanto para quem adquire. Ela é muito benéfica, inclusive, para a sociedade como um todo e o meio ambiente. Veja, agora, quais são as principais vantagens dessa tecnologia!

É uma fonte de energia limpa e renovável

Um dos principais benefícios da energia solar está no fato de ela ser uma fonte limpa e renovável. Ou seja, não consome recursos naturais para ser produzida e não gera poluentes na produção.

Isso porque a energia solar usa a radiação do sol como fonte energética. Dessa forma, ao contrário da energia que vem do carvão natural ou do petróleo, por exemplo, utiliza um recurso que está presente todos os dias no planeta, sem a possibilidade de esgotá-lo.

Além disso, a energia solar gera poucos poluentes e não causa impacto ambiental negativo. Quando comparada à energia hídrica, por exemplo, que exige a inundação de áreas naturais ou locais habitados por populações, a energia solar traz grandes benefícios para o ambiente e sociedade.

Permite a redução na conta de luz

Outro grande benefício que a energia solar oferece é o fato de que ela gera economia, tanto nas residências quanto em empresas e indústrias. Afinal, quando alguém instala um kit fotovoltaico em seu imóvel, é capaz de gerar boa parte da energia elétrica que vai utilizar ao longo do tempo, o que evita que a necessidade de acionar a rede local.

Com isso, o consumo diminui drasticamente. Apesar de o investimento inicial ser relativamente alto, o retorno é rápido e a economia pode ser vista desde os primeiros meses de uso de energia solar.

Posiciona as empresas de forma sustentável

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a preservação do meio ambiente. Dessa forma, buscam meios de se tornar mais sustentáveis e reduzir os impactos que geram para a sociedade e o planeta como um todo. A energia solar pode ser uma grande aliada nesse aspecto.

Afinal, é uma fonte energética limpa e sustentável. Dessa forma, ela permite que a empresa consuma menos recursos advindos de outras fontes, evitando o impacto negativo ao meio ambiente.

Nos últimos anos, isso se mostrou ainda mais importante, uma vez que várias crises hídricas aumentaram a produção de energia elétrica por meio de termoelétricas, mais poluentes do que as hidrelétricas. Dessa forma, quanto menor a necessidade de consumo de energia advinda das concessionárias, menor é o impacto que as empresas, organizações e indústrias geram para o meio ambiente.

Permite a autonomia energética

Outro elemento muito importante, quando se fala em energia elétrica, é a possibilidade de autonomia. Ou seja, é a redução da dependência da rede elétrica da cidade na qual você está localizado.

Isso porque, em muitas regiões, inclusive grandes centros urbanos, a rede elétrica pode ser bastante instável. Quedas frequentes de energia fazem com que máquinas e equipamentos parem, assim como podem prejudicar o funcionamento de eletrodomésticos. Dependendo do tipo de instabilidade ocorrido, é possível, inclusive, queimar o aparelho.

Dessa forma, quem investe em energia solar conta com uma fonte energética própria, mais estável e não relacionada à rede local. Isso é importante para quem mora nos centros urbanos, mas pode ser ainda mais essencial para aquelas pessoas que estão em propriedades rurais, nas quais a rede de energia elétrica ainda não chegou.

Nesses locais, contar com a sua própria produção de energia é determinante, evitando que você tenha que acionar geradores que, além de poluentes, são caros. Além disso, com o uso de baterias, é possível transportar a energia gerada para alimentar cercas elétricas e outros equipamentos em locais mais afastados.

Gera créditos de energia

Você sabia que é possível “vender” o excedente de energia gerada no sistema fotovoltaico para a rede elétrica da sua região? Esse é outro benefício que a energia solar pode trazer.

Isso porque é possível ligar o sistema à rede local, de forma a direcionar parte da energia gerada de volta para a rede. Isso é contabilizado e o proprietário recebe créditos de energia. Ou seja, ele recebe descontos na sua conta de energia elétrica, como se realmente estivesse vendendo energia para a concessionária. Dessa forma, potencializa a economia gerada pela energia solar.

É possível compartilhar

Por fim, vale lembrar que a energia solar pode ser compartilhada com diversos usuários. É possível, por exemplo, instalar painéis em um prédio ou condomínio, de forma a permitir que todos os moradores compartilhem dessa tecnologia. A energia solar por assinatura também é uma forma de distribuir esses benefícios.

Assim, o investimento inicial pode ser reduzido, sem diminuir as vantagens da instalação de um sistema de geração de energia solar. Isso viabiliza que mais pessoas pensem em adotar essa solução em seus imóveis.

Como foi a evolução da energia solar?

Apesar de ter ganhado destaque recentemente, a história da energia solar começa no final do século XIX. Foi nesse momento que o cientista Alexandre Edmond Becquerel descobriu o chamado efeito fotovoltaico, o princípio básico da geração de energia solar. Ou seja, ele percebeu que a radiação do sol pode fazer com que determinados elementos químicos se movimentem e, com isso, gerar energia elétrica.

A primeira placa solar foi criada nessa mesma época, mas de forma bastante rudimentar e com uma eficiência energética baixa. A placa solar semelhante à que é usada na atualidade só surgiu em meados do século seguinte, após muitos anos de estudo.

Um dos cientistas que contribuíram com essa evolução foi, inclusive, o famoso Albert Einstein, que ganhou um Prêmio Nobel pela teoria do efeito fotoelétrico. Com as placas desenvolvidas na década de 50, os estudos continuaram de forma a buscar meios para aumentar e eficiência desses equipamentos.

Nesse momento inicial, já era possível alimentar equipamentos com a energia elétrica gerada mas, devido à baixa eficiência, isso ainda era complexo e não valia a pena. Foi na década de 1990 que a energia solar deu um salto e começou a alcançar novos patamares.

Foram criadas as primeiras placas com alta eficiência, superando os 30%. O mundo começou a passar por crises energéticas e os efeitos do consumo de combustíveis fósseis. A energia solar mundial começou a ganhar amplitude e crescimento, se espalhando por diversos países e se tornando uma das políticas recomendadas pelas instituições internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas).

Por que ela cresceu tanto?

Nas últimas décadas, a energia solar no Brasil e no mundo vem ganhando novos patamares, crescendo de forma impressionante. Para que você entenda melhor como isso aconteceu, vale destacar que, em 2021, nosso país bateu recordes de geração de energia solar, sendo uma das 14 maiores potências mundiais na geração desse tipo de energia.

Só em 2020, o mercado cresceu 70%, mesmo em meio à crise gerada pela pandemia de Covid-19 e à retração da economia no cenário nacional e mundial. Mas por que isso acontece? Afinal, o que faz com que a energia solar cresça tanto, mesmo em cenários de instabilidade? Existem diversos fatores para isso!

Em primeiro lugar, é importante destacar que a energia solar é uma demanda mundial. Isso porque, ao longo dos anos, a sociedade não se preocupou com as fontes de energia que utilizava, consumindo combustíveis fósseis para a geração de energia elétrica. A questão trouxe uma série de problemas, como a poluição, devido à emissão de gases poluentes nessa geração de energia e ao consumo de fontes de energia não-renováveis, reduzindo as reservas de todas elas.

Quando a sociedade começou a sentir os efeitos desses problemas, passou a buscar por outras fontes. A energia solar surgiu como uma ótima alternativa, por ser limpa e renovável. Investir nesse tipo de fonte energética é uma demanda da sociedade e dos países, em todo o cenário mundial. Afinal, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU é o investimento em fontes de energia limpa.

Esse é um cenário que abre espaço para o crescimento da energia solar, afinal, ela ajuda a superar os desafios do setor elétrico brasileiro. Diante desse contexto, foram criados financiamentos diferenciados por parte das instituições financeiras para o investimento em kit fotovoltaico.

Governos de estados e municípios também desenvolveram políticas de incentivo, tanto em residências quanto em indústrias, empresas e, até mesmo, propriedades rurais. A motivação de órgãos internacionais e do governo do Brasil são elementos que fazem a diferença para que a energia solar cresça.

Porém, esses não são os únicos motivos. Afinal, a energia solar está em constante evolução e, com os avanços da tecnologia, o setor vem se tornando mais eficiente e acessível. Dessa forma, é cada vez mais vantajoso para as pessoas e empresas investirem no segmento. Isso, juntamente à preocupação com o meio ambiente e a busca pela sustentabilidade, contribui para o alto crescimento da energia solar no Brasil.

Como o Brasil entra no grupo de maiores potenciais de energia solar?

Em 2021, o Brasil entrou para o seleto grupo de maiores potenciais de energia solar, com uma geração acima de 10 gigawatts (GW). Ele ocupa o 14º lugar na lista e é o único país da América Latina entre os 15 primeiros. Mas, como isso aconteceu?

Em primeiro lugar, vale destacar que o Brasil é um país com grande potencial de geração de energia solar. Afinal, com o clima tropical e a localização geográfica privilegiada, a incidência da radiação solar no país é alta durante a maior parte do ano. Dessa forma, quase todas as regiões do Brasil são propícias para a instalação de energia solar, alcançando uma eficiência e um potencial de geração relativamente altos.

Além disso, vale destacar que os investimentos nesse setor estão crescendo. A geração desse potencial de energia elétrica vem de diversas fontes, como usinas solares, propriedades rurais, telhados das casas e diversos outros. Há um interesse das organizações da sociedade civil em investir nesse aspecto.

Por fim, vale ressaltar que a energia eólica e a solar somam 7% de participação na matriz energética brasileira. O país é o líder, entre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em geração de energia renovável, e a tendência é que esse percentual continue a aumentar ao longo dos próximos anos.

Vale a pena investir nesse mercado?

Como você pode perceber, a energia solar é um mercado em amplo desenvolvimento. Existem muitas possibilidades para investir nesse mercado e se tornar um empreendedor de sucesso.

Ao abrir uma franquia de energia solar, por exemplo, você é capaz de comercializar equipamentos e projetos de energia solar na sua região. Portanto, continue a leitura e confira os motivos que mostram que vale a pena investir no mercado de energia solar no Brasil!

O Brasil tem grande potencial

Um dos motivos que mostram que vale a pena investir no mercado de energia solar no Brasil é o potencial para a geração dessa energia. Isso porque o Trópico do Equador corta o Norte e o Nordeste do país e, nessas regiões, há grande incidência de raios solares, permitindo que a eficiência dos painéis seja extremamente alta.

Isso significa que a localização do Brasil permite que a energia solar seja gerada da melhor forma possível, o que aumenta o interesse das empresas e governos de investir nesse setor. Além disso, mesmo nas regiões mais ao sul do país, o clima contribui para a geração, sendo que há incidência de raios solares de forma efetiva ao longo de todo o ano.

Apesar de essa ser uma realidade comum para os brasileiros, não é o cenário de todos os países do mundo. Alguns têm dias extremamente curtos no inverno, com baixa incidência de raios solares. Nesses locais, é possível gerar energia solar, mas a eficiência é bem mais baixa durante alguns meses do ano.

Para quem escolhe investir nesse setor da economia, essa é uma ótima notícia. Isso porque, independentemente de onde você escolher instalar a sua empresa, há potencial para geração de energia solar.

As empresas querem se tonar mais sustentáveis

Um dos motivos que mostram que vale a pena investir no mercado de energia solar é o crescimento da demanda das empresas e, até mesmo, indústrias, por esse tipo de fonte. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações precisam economizar recursos para se destacar no mercado e atrair clientes.

Dessa forma, investir em energia solar pode ser uma ótima solução, uma vez que é possível reduzir substancialmente o valor da conta de luz e, com isso, os custos operacionais do negócio. Para além da redução de custos, a energia solar também está despertando o interesse das empresas por ser uma prática sustentável.

O perfil dos consumidores mudou nos últimos anos e, hoje, eles não buscam apenas produtos de qualidade e com bom custo-benefício, mas também, marcas que estão preocupadas com a transformação social e investem em práticas que visam a preservar o meio ambiente.

Investir em energia solar se tornou uma forma de as empresas criarem um diferencial competitivo no mercado. Com isso, são capazes de conquistar mais clientes. Para quem investe nesse mercado, essa é uma ótima notícia! Afinal, significa que existe um grande mercado consumidor para negócios que comercializam equipamentos e projetos de instalação de energia solar.

A conta de luz está cada vez mais cara

Outro motivo que demonstra que o mercado de energia solar é uma boa oportunidade de investimento é o valor da conta de luz. Afinal, na atualidade, ela impacta cada vez mais o orçamento familiar.

Em 2021, foi possível observar um grande exemplo desse tipo de situação. Com a falta de chuvas e queda dos reservatórios de hidrelétricas, a conta de luz entrou em uma nova bandeira, elevando o valor para as famílias e consumidores. Foi a chamada crise hídrica, que intensificou a crise energética que já atuava no país há alguns anos.

Isso trouxe aumentos significativos na conta de luz, impactando o bolso de milhões de brasileiros. Dessa forma, a busca por formas de economizar e pela autonomia energética tende a se intensificar, o que é um ótimo sinal para quem atua nesse mercado. Afinal, significa ter altas chances de lucratividade para o negócio de energia solar!

Com este artigo, você descobriu tudo sobre a energia solar no Brasil, desde a sua evolução no cenário mundial até os motivos de crescimento dessa fonte energética no país nos últimos anos. Também percebeu que a energia solar é extremamente benéfica, tanto para quem abre uma empresa nesse mercado quanto para a sociedade e os consumidores. Dessa forma, vale a pena pesquisar por opções de empreendimentos na área, abrindo portas para que você invista em um negócio de sucesso!

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Então, aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!

POSTS RELACIONADOS