Tipos de estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico

 Tipos de estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico

Tempo de leitura: 

4 minutos

A preservação do meio ambiente é uma pauta em constante discussão, e a construção de casas, apartamentos e outros tipos de obras sustentáveis vem aumentando no Brasil e no mundo. Para isso, painéis solares são instalados nas edificações, visando a reduzir os impactos ambientais e gerar mais economia nas contas de luz.

A estrutura de fixação do painel solar fotovoltaico faz parte desse sistema e está disponível em variados modelos. Essa fonte de energia renovável é muito eficiente no Brasil devido à alta incidência solar em, praticamente, todo o território. Fazer a instalação das placas solares da forma correta ajuda a obter o resultado máximo do sistema.

Por isso, é essencial conhecer como funcionam as estruturas de fixação dos painéis solares fotovoltaicos. Neste post, vamos aprofundar o assunto e mostrar quais são os principais modelos disponíveis no mercado de energia solar. Confira!

O que é a estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico?

A estrutura de fixação de painel solar oferece mais segurança para o processo de instalação e protege contra ações da natureza, como ventos e tempestades, assegurando que as placas não sairão do lugar. Esse suporte não está envolvido diretamente na geração de eletricidade, mas é de suma importância, já que a qualidade dessa estrutura garante mais durabilidade ao sistema.

De forma geral, a estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico é o local onde ficam presas as placas solares. Esse suporte pode ser implantado em várias áreas, sendo mais comum em lajes, telhados e, até mesmo, no solo. As estruturas são fabricadas em aço ou alumínio, e podem ser divididas em três tipos:

  • perfis: são as estruturas principais;
  • suportes de fixação: une as estruturas principais ao telhado;
  • ganchos intermediários ou finais: fixa os painéis solares aos perfis.

Qual a importância da estrutura de fixação?

Assim como os painéis solares são importantes, a estrutura de fixação também é essencial para o bom funcionamento do sistema de energia solar. Ela tem como objetivo principal garantir que os módulos solares não se desprendam do local de instalação em casos de ventanias e tempestades.

Por isso, na hora de implementar o sistema de energia solar, é importante seguir todos os requisitos apontados pelos fabricantes no manual, como a distância mínima de uma telha para outra e a posição certa do módulo para ventilação. Um mal desempenho desse suporte pode comprometer por completo o investimento feito nesse tipo de energia renovável.

Quais são os principais tipos de estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico?

Um sistema fotovoltaico, em resumo, tem três itens principais: os painéis solares, o inversor fotovoltaico e a estrutura de fixação. Essa última não participa diretamente da geração de energia, mas é tão importante quanto os painéis e o inversor. É ela que garante a segurança, a vida útil e a longevidade de um sistema de energia solar.

Ela também confere o posicionamento e a inclinação adequados dos painéis fotovoltaicos. Existem diversas aplicações para as estruturas de fixação, como em usinas flutuantes e fachada de edifícios. Veja os principais tipos de estrutura de fixação.

Montagem em telhado

A montagem do sistema de energia solar em telhados de barro é a mais utilizada. Para esse tipo de estrutura de fixação, o mercado oferece diferentes modelos para atender aos mais variados tipos de cobertura.

Para o estilo colonial, por exemplo, o modelo usado é de gancho, que tem como vantagem a não necessidade de furar o telhado para a implantação dos ganchos. Esse modelo de montagem também é uma ótima solução para as coberturas com telhas fabricadas com fibrocimento, mas, nesse caso, é preciso furar as telhas para fixar a estrutura.

Montagem em laje

Para a estrutura de fixação de painel fotovoltaico em lajes, são utilizadas peças em formato de triângulo, com inclinação fixa ou com ajustes. Dependendo do modelo de sistema de energia solar, a estrutura dessa montagem pode ser aparafusada ou concretada diretamente na laje.

Montagem em coberturas metálicas

Existem variados modelos de coberturas metálicas e, para elas, diferentes modelos de estrutura de fixação do painel fotovoltaico. Um método que só pode ser usado nesses casos é a aplicação de uma cola específica na estrutura de fixação direto na superfície. No modelo convencional, são usados ganchos e terminais fixos nas estruturas principais.

Montagem em estacionamento

A montagem das estruturas de fixação em estacionamento com cobertura de painéis fotovoltaicos é bastante utilizada. Esse sistema pode demandar um investimento mais alto, mas oferece mais proteção para os carros estacionados.

Montagem no solo

A montagem da estrutura de fixação dos painéis solares no solo, em geral, é feita em grandes usinas, com a finalidade de distribuir ou centralizar essa geração. Nesse modelo, as estruturas podem ter bases de concreto ou estacas metálicas.

As placas montadas no solo têm uma grande vantagem: mudam de orientação ao longo do dia, conforme a movimentação do Sol, aproveitando a eficiência máxima da geração de energia solar.

Como escolher a estrutura de fixação mais adequada?

Para escolher o melhor modelo de estrutura de fixação de painéis fotovoltaicos, é preciso conhecer os tipos disponíveis no mercado e analisar a sua demanda. O telhado onde será implantado o sistema deve ser avaliado, já que alguns podem demandar a correção do ângulo de inclinação nas placas solares.

Além disso, outros cuidados são importantes, como a escolha de estruturas de fixação com materiais de alta qualidade e de precedência conhecida, para garantir mais longevidade ao sistema de energia solar. Muitas pessoas acham que a estrutura de fixação não é importante e dão pouca atenção para essas peças. Porém, esse suporte é essencial para o bom desempenho da geração de energia solar.

Portanto, estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico é muito importante para o bom funcionamento de todo o sistema e é fabricada com materiais resistentes, como aço ou alumínio. Esse suporte é capaz de aguentar o peso das placas solares e a ação de intempéries, como tempestades e ventanias. Escolha estruturas feitas com materiais de qualidade, contrate uma empresa qualificada para a instalação e garanta mais eficiência na produção de energia solar.

Gostou de saber mais sobre painéis solares fotovoltaicos? Entre em contato com a HCC Energia Solar e encontre as melhores soluções!