Manual completo para fazer a gestão de fornecedores de energia solar

Quando se fala em gestão organizacional, a maioria dos empreendedores pensam em finanças, pessoas, marketing e diversos outros setores da empresa. Porém, os fornecedores acabam em segundo plano, sendo considerados apenas como custo operacional, sem incluir a necessidade de uma boa relação e gestão dessa interação.

Se isso acontece com você, essa é a hora de mudar a forma como você vê e se relaciona com os seus parceiros de negócios. Afinal, são eles que fornecem todos os equipamentos e insumos necessários para que você crie projetos de excelência para os seus clientes.

Quer entender tudo sobre gestão de fornecedores de energia solar? Então, leia o nosso manual completo e descubra a importância desse processo, e saiba como implementá-lo na sua franquia, agora mesmo!

O que significa fazer a gestão de fornecedores?

Gestão é um termo bastante conhecido pelos empreendedores, e se refere ao ato de administrar, controlar e mensurar diversos processos, com o objetivo de atingir determinado resultado. Porém, quando se fala em fornecedores, esse termo ganha mais alguns sentidos, incluindo a necessidade de avaliar e cuidar da escolha de parceiros a partir de uma série de critérios, assim como administrar a relação da sua empresa com eles.

Portanto, gestão de fornecedores é, basicamente, todo o processo de captação, avaliação e manutenção de uma relação com outras empresas que fornecem insumos para o seu negócio. Quando se fala no mercado de energia solar, faz referência ao processo de administrar a sua relação com aquelas empresas que fornecem placas solares, inversores, fiação e todos os outros equipamentos que você precisa para realizar a instalação de energia solar nos estabelecimentos dos seus clientes.

Vale lembrar que empresas ou lojas que fornecem outros insumos não diretamente relacionados à energia solar, mas que são utilizados na sua franquia, também entram como fornecedores. Dessa forma, quando você contrata uma consultoria para realizar o processo seletivo dos instaladores da sua franquia, ela se torna uma fornecedora. Ao adquirir mesas ou outros móveis para a sua loja, você também está entrando em contato com parceiros de negócios, mesmo que não estejam diretamente ligados ao ramo da energia solar.

Por que a gestão de fornecedores é importante?

Os fornecedores são, portanto, parte central do trabalho da sua franquia, e realizar uma gestão eficiente e de qualidade é importante para que você entregue o melhor serviço possível aos seus clientes. Quer entender melhor os motivos para investir na gestão de fornecedores, agora mesmo? Então, continue a leitura e descubra!

Garante o controle de qualidade

Os fornecedores são aquelas empresas que vendem todo o equipamento utilizado para concretizar os seus serviços de instalação de energia solar junto aos clientes. Dessa forma, a qualidade do equipamento vai depender diretamente da qualidade do fornecedor que está entregando o material até você.

Isso significa que a gestão de fornecedores é essencial para que você tenha um bom controle de excelência dos seus equipamentos. É importante entender quais são aqueles que são capazes de atender à sua demanda nos níveis exigidos, evitando adquirir produtos de parceiros que não garantem a eficiência dos produtos oferecidos.

Confiabilidade nos produtos

Quando o seu cliente adquire um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, ele quer ter a segurança de que vai receber produtos confiáveis, que têm garantia e vida útil longa. Dessa forma, é essencial contar com uma gestão de fornecedores adequada para assegurar que os seus produtos têm credibilidade, o que faz com que você possa passar essa garantia, também, para os seus clientes.

Flexibilidade na negociação

Imagine que, na sua franquia de energia solar, você conta apenas com um fornecedor de painéis solares. Dessa forma, quando for surpreendido com uma demanda maior do que a esperada, ou diante de um aumento no preço dos produtos, você pode acabar sem recursos para negociar com o parceiro de negócios e, com isso, vai arcar com prejuízos.

Nesse aspecto, a gestão de fornecedores também é essencial. Isso porque esse processo não inclui apenas o relacionamento com aqueles fornecedores dos quais você sempre adquire produtos, mas também, uma lista daqueles potenciais parceiros, com os quais você pode entrar em contato no futuro.

Dessa forma, você ganha flexibilidade de negociação. Afinal, tem mais opções, caso precise acordar preços ou prazos.

Redução de custos

A gestão de fornecedores também é uma ótima forma de reduzir os custos da sua empresa. Isso porque ela inclui a prospecção de possíveis parceiros de negócios e levantamento de preços de cada um deles, de forma a identificar a opção que oferece melhor custo-benefício para sua empresa.

Com isso, você pode descobrir que determinado fornecedor oferece condições melhores para o seu negócio do que aquele com o qual você está se relacionando atualmente. É possível, nesse caso, negociar ou, até mesmo, trocar de fornecedor, reduzindo os custos operacionais básicos do seu planejamento financeiro da franquia.

Possibilita parcerias de longo prazo

Ter uma boa gestão de fornecedores também significa cuidar do relacionamento que você estabelece com essas outras empresas ao longo do tempo. E isso é ótimo, tanto para você quanto para ele.

O fornecedor é um grande parceiro do seu negócio e, quando você encontra aquele que atende às suas necessidades, pode formalizar relações de longo prazo. Essa é uma forma de garantir que esse relacionamento vai continuar ao longo do tempo, o que permite preços ou prazos mais adequados à sua realidade.

Atendimento às suas demandas

Cada franquia de energia solar tem características únicas, próprias da região na qual você atua e dos clientes que fazem parte do seu nicho. Dessa forma, as suas demandas são diferentes das outras franquias, o que exige contratos com fornecedores, também, distintos.

Uma franquia com alta demanda de sistemas residenciais, por exemplo, terá uma necessidade bastante diferente daquela que atende mais a comunidades rurais. Isso também acontece quando se compara uma franquia localizada em uma grande cidade, como São Paulo (SP) ou Belo Horizonte (MG), e uma em um município um pouco menor, como Santa Cruz do Sul (RS).

Dessa forma, uma boa gestão de fornecedores é essencial para que você encontre aqueles capazes de atender às especificidades da sua demanda. A partir disso, você é capaz de estabelecer contratos que sejam benéficos para ambas as partes.

Quais os desafios de encontrar bons fornecedores de energia solar?

Como você pode perceber, a gestão de fornecedores é um processo extremamente importante para a sua franquia de energia solar. Porém, nem sempre é simples, uma vez que existem alguns desafios relacionados a encontrar bons parceiros de negócios de energia solar. Ficar atento a eles é importante para que você saiba como superá-los.

Dificuldades logísticas

Uma das dificuldades que você pode encontrar, no que se refere aos fornecedores de energia solar, está relacionada à logística. Isso pode acontecer, principalmente, por dois motivos.

Pode ser que a sua emprese esteja instalada em um local mais afastado dos grandes centros, ou em lugares nos quais a energia solar ainda não é muito difundida. Com isso, pode ser difícil encontrar fornecedores que entreguem os produtos até você.

Outro problema que pode surgir está relacionado a projetos em zonas rurais. Nesse caso, pode ser que você consiga entrar em contato com os fornecedores, mas, na hora de entregar até a residência do cliente, você encontre alguns problemas.

Portanto, sempre fique atento à área na qual você atua e questione os fornecedores sobre o atendimento a esses locais.

Profissionais especializados

Você também pode precisar de fornecedores que tenham profissionais especializados para realizar determinadas atividades dentro da sua empresa, tanto relacionadas à energia solar quanto a outras tarefas. Dessa forma, você pode ter dificuldades na hora de encontrar fornecedores que contem com trabalhadores para realizar esses serviços na sua empresa.

Isso significa que, na hora de encontrar fornecedores, você deve ter bastante atenção a esse aspecto. Busque referências sobre os profissionais que atuam na empresa que você pretende contratar. Consulte cursos já realizados e tempo de experiência da equipe, de forma a garantir que terá acesso a bons serviços.

Equipamentos de qualidade

Os equipamentos que você vai instalar na casa dos seus clientes são vendidos pelos seus fornecedores. Dessa forma, contar com produtos de qualidade é essencial para que o sistema funcione perfeitamente e para que os seus clientes se sintam satisfeitos ao final do trabalho.

Porém, esse pode ser outro desafio relacionado à busca de fornecedores. Afinal, existem diversas marcas no mercado, e você precisa identificar quais são aquelas que atendem aos seus padrões de excelência. A partir disso, é necessário encontrar fornecedores que tenham acesso a esses equipamentos, de forma a garantir produtos adequados para os seus clientes.

Procedência dos equipamentos

Outro grande desafio com o qual você pode se deparar é garantir a procedência dos produtos fornecidos pela empresa com a qual você está se relacionando. Isso porque, infelizmente, podem existir fornecedores mal-intencionados no mercado, que vendem produtos de determinada marca, passando-se por outra.

Dessa forma, é essencial que você esteja sempre muito atento a esse elemento. Busque garantias da procedência, para ter certeza de que está adquirindo um produto do fabricante indicado. Só assim é possível ter confiança sobre os equipamentos que você instala no estabelecimento dos seus clientes.

Tecnologias atualizadas

O mercado de energia solar está em constante expansão. Dessa forma, surgem novas tecnologias a todo momento, capazes de agregar valor e qualidade ao serviço que você oferece para os seus clientes.

Porém, no Brasil, um dos grandes desafios desse setor é encontrar fornecedores que estejam atentos a essas novidades. Muitos acabam fornecendo apenas tecnologias mais antigas, sem atualizar os seus portfólios de acordo com os lançamentos mais recentes na área.

Para ultrapassar esse desafio, esteja sempre atento a fornecedores que buscam essa atualização. Frequentar feiras e eventos relacionados à energia solar, em que são apresentadas as novas tecnologias, pode ser uma ótima forma de encontrar fornecedores ligados à inovação. Dessa forma, você garante que é capaz de oferecer o melhor serviço para os seus clientes.

Qual é a melhor estratégia para gerir os fornecedores?

Quando se fala em gestão de fornecedores, não existe uma regra única, válida para todas as franquias de energia solar. Porém, é possível pensar em algumas estratégias que podem ser aplicadas na sua empresa de forma a melhorar esse processo. Veja, agora, quais são as principais delas!

Faça uma boa prospecção

O primeiro passo para uma boa gestão de fornecedores é mapear quais são aqueles que atuam na sua região, assim como as possibilidades oferecidas por cada um. Dessa forma, é essencial começar o processo com uma boa prospecção, registrando todos os dados sobre as empresas.

Comece mapeando os fornecedores e crie uma lista com todos aqueles que se adequam às suas necessidades, ou seja, que oferecem os equipamentos de que você precisa. A partir disso, entre em contato com cada um e tente entender todas as condições oferecidas por eles.

Descubra os prazos, o volume que são capazes de oferecer, os tipos de equipamentos, o tempo de garantia e, até mesmo, as possibilidades de negociação. Registre todas essas informações, criando um banco de dados de fornecedores completo para a sua franquia. Lembre-se de revisar esses dados ao longo do tempo, atualizando as mudanças que podem ter ocorrido por parte dos fornecedores.

Entenda os objetivos do negócio

Como você já sabe, cada franquia de energia solar tem características, objetivos e necessidades próprias. Dessa forma, é essencial que você tenha clareza sobre os objetivos do seu negócio, de forma a entender o que você precisa e quais são as suas perspectivas de crescimento ao longo do tempo.

Portanto, crie um planejamento estratégico completo para a sua franquia, incluindo missão, visão, valores e objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo. Lembre-se de que esse documento deve partir de um diagnóstico da situação atual e dos objetivos que você propõe para a empresa para os próximos anos.

Isso permite que você tenha clareza de quais são as suas necessidades e demandas perante os fornecedores. Caso tenha o objetivo de crescer e perceba que é possível investir nesse aspecto na região na qual você atua, é possível encontrar fornecedores que atendam tanto às suas demandas atuais quanto às futuras. Dessa forma, você consegue fazer uma gestão mais eficiente.

Faça um mapeamento do processo

A gestão de fornecedores é um processo que deve ser estruturado na sua empresa. Ele tem etapas que devem ser seguidas, desde a prospecção dos fornecedores até o momento de fechamento dos contratos. Dessa forma, o mapeamento do processo como um todo é essencial.

Para isso, revise a forma como você já realiza a gestão de fornecedores na sua franquia de energia solar. Entenda qual o passo a passo que você percorre, todas as etapas que devem ser realizadas de forma a fechar os contratos com essas empresas. Lembre-se de indicar os responsáveis por cada uma das fases e recursos necessários para que elas sejam concluídas.

A partir disso, você é capaz de analisar o processo de forma global e identificar, inclusive, pontos de melhoria. Veja quais são os passos que você poderia fazer de outra forma, melhorando a gestão de fornecedores como um todo. Com isso em mãos, faça um desenho do processo e capacite a sua equipe para seguir esse passo a passo, de acordo com o que foi planejado.

Avalie os fornecedores periodicamente

Mesmo que você realize uma boa prospecção e identifique fornecedores de qualidade em um primeiro momento, vale lembrar que o mercado de energia solar está em constante atualização. Dessa forma, tudo pode mudar muito rapidamente, e estar atento a essas transformações é essencial para que você ofereça sempre o melhor serviço para os seus clientes.

Portanto, avalie os fornecedores periodicamente. Faça auditorias e colete feedback dos clientes em relação aos equipamentos que estão sendo utilizados, de forma a garantir que o fornecedor continue oferecendo produtos dentro do padrão de qualidade que você exige.

Aproveite para reavaliar os parceiros de negócios que foram prospectados anteriormente. Pode ser que eles tenham atualizado o portfólio de produtos que oferecem ou melhorado as condições de negociação. Você pode, inclusive, encontrar outro fornecedor com melhor custo-benefício para a sua empresa.

Negocie contratos

Muitas vezes, você tem uma demanda regular de determinados produtos adquiridos com os seus fornecedores. Esse é o caso dos equipamentos do kit fotovoltaico, que você precisa adquirir periodicamente.

Dessa forma, uma boa gestão de fornecedores exige que você crie e negocie contratos. Afinal, isso abre portas para maior flexibilidade e condições de negociação com essas empresas.

Isso significa que, em vez de adquirir equipamentos de acordo com a demanda, solicitando para o fornecedor uma série de peças únicas, você pode fazer pacotes mensais, de acordo com a sua projeção de vendas. Coloque isso em um contrato, garantindo para o seu fornecedor a demanda recorrente ao longo do tempo. Com isso, você pode negociar condições e, até mesmo, preços melhores.

Como fazer a gestão de fornecedores com eficiência? Dicas práticas

Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias para realizar a gestão de fornecedores, que tal descobrir dicas de ouro para colocar esse processo em prática com eficiência? Continue a leitura e veja quais são as principais delas!

Acompanhe o histórico da empresa

Para garantir a qualidade dos seus fornecedores, pode ser importante acompanhar o histórico da empresa nos últimos anos. Isso porque, a partir da reputação do parceiro no mercado e do feedback de outros empreendedores que já trabalharam com ela, você é capaz de reunir dados que indicam o quão confiável ela é.

Portanto, pesquise o histórico da empresa. Você pode encontrar informações desse tipo ou, até mesmo, conversar com alguns colegas de área, buscando dados que possam ajudar no seu processo de tomada de decisão.

Verifique a qualidade dos equipamentos

Você já percebeu que garantir a qualidade dos equipamentos é essencial para que os seus clientes fiquem satisfeitos com o serviço prestado pela sua franquia. Dessa forma, é essencial que você também faça essa verificação com os fornecedores, antes mesmo de adquiri-los.

Para isso, verifique a fabricante e a reputação que ela tem no mercado. Também se informe sobre especificações técnicas que podem fazer a diferença na eficiência e qualidade do sistema de geração de energia solar fotovoltaica que você oferece aos seus clientes.

Busque garantia oferecida

Muitos dos equipamentos que compõem o kit fotovoltaico oferecem garantia, sendo esse um diferencial tanto para você quanto para os seus clientes. Afinal, ela dá a segurança que você precisa em relação à durabilidade do sistema e trocas, no caso de qualquer falha de fábrica.

Portanto, fique atento ao tempo de garantia oferecido pelo fornecedor na hora de contratar a empresa. Veja quais são aquelas que podem oferecer as melhores condições nesse aspecto.

Construa um bom relacionamento

Ao encontrar bons fornecedores, você vai estabelecer relações de longo prazo com eles. Construir um relacionamento de qualidade, baseado na cooperação e na confiança, é uma ótima forma de fazer uma gestão de fornecedores eficiente.

Para isso, invista em um diálogo aberto e honesto com os seus fornecedores. Evite criar conflitos e tente escutá-los, mesmo em caso de problemas. Sempre mantenha uma postura amigável, de forma a solidificar essa relação ao longo do tempo.

Fique por dentro das novas tecnologias

Oferecer o que há de melhor para os seus clientes é essencial para o crescimento e o sucesso da sua franquia. Portanto, fique sempre atento às novidades tecnológicas do mercado de energia solar e invista em soluções de excelência.

As feiras de energia solar são uma ótima forma de se manter atualizado nesse sentido. Aproveite, também, para acompanhar as novidades em sites e blogs da área.

Priorize soluções personalizadas

Por fim, vale lembrar que é importante que você priorize aqueles fornecedores capazes de atender às demandas específicas da sua franquia. Portanto, tenha clareza sobre as suas necessidades e negocie com os seus fornecedores, de forma a adquirir soluções personalizadas para a sua empresa.

Com este artigo, você aprendeu o que é gestão de fornecedores, a importância e os benefícios que esse processo pode trazer para o seu negócio. Também descobriu algumas estratégias para colocar isso em prática, e dicas para realizar uma gestão eficiente dos seus fornecedores. Portanto, aproveite e comece, agora mesmo, a implementar esse processo na sua franquia de energia solar!

A HCC Energia Solar pode ser uma ótima parceira na hora de realizar a gestão de fornecedores da sua empresa! Entre em contato com a gente e confira as nossas soluções em franquia de energia solar!

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