Mindset empreendedor: entenda o que é e como desenvolver o seu

Mindset empreendedor: entenda o que é e como desenvolver o seu

Tempo de leitura: 

13 minutos

A palavra empreendedorismo tem sido uma constante no mundo dos negócios. Em um país de economia e política tão instáveis como o Brasil, onde há dificuldades a todo momento, ter o seu próprio negócio se tornou o sonho de diversos brasileiros.

Empreender é contar com uma série de vantagens, como fazer aquilo o que se gosta, ser o seu próprio patrão, trabalhar em horários flexíveis etc. Porém, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ter determinado perfil, pois o empreendedorismo não é algo fácil: é preciso saber traçar o caminho certo para alcançar o objetivo que se tem em mente.

Esse perfil é chamado de mindset empreendedor. Essa palavra significa, em português, “configuração mental”, o que também pode ser entendido como “o que você pensa sobre determinada coisa”. Ou seja, o mindset empreendedor determina a forma como a cabeça funciona, a visão de mundo, as crenças, os valores, entre outras características da pessoa.

Alguns já nascem com um mindset empreendedor praticamente formado. Outros, precisam desenvolver as características típicas de um empreendedor por meio de diversas ferramentas que trabalham o comportamento humano. De qualquer forma, para ser um bom empreendedor, é preciso atitude e saber fazer acontecer.

Quer aprender mais sobre o mindset empreendedor? Então, continue com a gente! Vamos explicar o que é, quais as suas principais características, os benefícios em desenvolvê-lo, outras competências que devem ser exploradas e como desenvolver o seu mindset. Não perca!

O que é o mindset empreendedor?

Como visto acima, mindset significa “configuração da mente”, ou seja, a reunião de todos os pensamentos, crenças e valores de uma pessoa. Essas características podem ser congênitas e/ou adquiridas ao longo da vida. No segundo caso, o mindset começa a ser formado já na infância, por meio das influências de comportamentos familiares, de amigos e outras pessoas da nossa convivência.

Durante a vida, diversos valores são adquiridos e, em determinada fase (geralmente, na vida adulta), torna-se necessário mudar toda a configuração existente e direcionar para uma nova forma de pensar, por meio do desenvolvimento de um conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes. Basta esforço e dedicação.

Essa mudança pode ser feita por meio de cursos voltados para a área do empreendedorismo, que envolvem profissionais como coaches, psicólogos, professores e mentores.

Canal Youtube HCC Energia Solar

Quais são as principais características do mindset empreendedor?

Você deve ter se perguntado: “mas, afinal, que conjunto de habilidades uma pessoa com mindset empreendedor deve ter?”. Veja, agora mesmo, as principais características que fazem parte desse perfil!

Ter um propósito

Ter um prazo bem definido para a conquista das metas, uma visão clara dos objetivos e saber o porquê de querer atingir o determinado objetivo é fundamental para ser um empreendedor de sucesso. O propósito do negócio deve ser claro e o planejamento empresarial, bem definido.

O estabelecimento de um objetivo claro pode ser feito por meio de respostas a perguntas simples, como “onde você quer chegar?”, “de que forma você vai chegar?” e “que público você pretende atingir?”. Pode-se comparar o propósito de um negócio a uma bússola, que indica todo o caminho para o alcance dos objetivos e não permite que o empreendedor se perca na sua jornada.

Buscar o autodesenvolvimento

Quem deseja ser um empreendedor de sucesso deve estar sempre buscando ferramentas para o próprio desenvolvimento. Procurar cursos em sua área (e fora dela, também), aprender novas línguas, conhecer outros lugares, montar um bom networking e nutrir a inteligência emocional são exemplos de forma de busca do autodesenvolvimento.

Ter ferramentas de comunicação

Você já deve ter ouvido a frase “a comunicação é a alma do negócio”, não é mesmo? De fato, sem ela, dificilmente as coisas saem do lugar! Assertividade e clareza são as palavras-chave de uma comunicação eficiente.

A boa comunicação deve ocorrer em diversos momentos da realização do negócio, como nas reuniões de equipe, nos momentos de vendas, liderança, nas negociações, entre outros. Para que corra com fluidez em uma equipe, é preciso bastante treinamento e investimento em eventos que possam proporcionar o entrosamento entre os profissionais.

Planejar-se

O planejamento é peça principal na formação de qualquer negócio. É por ele que será montado todo o esqueleto do projeto, suas nuances, diretrizes, possíveis fraquezas e forças. É por meio do planejamento que toda a jornada a ser seguida para o alcance dos objetivos será determinada.

Um bom planejamento deve ser constante, ou seja, sem grandes alterações ao longo da realização do projeto. Mudanças são bem-vindas, porém, sem transformações bruscas que possam confundir o andamento do negócio. O ideal é que o objetivo não seja alterado, e que as alterações sejam apenas as pequenas correções que devem ser feitas ao longo do projeto.

O planejamento pode ser estratégico, ou seja, englobar toda a empresa, ou mesmo tático ou operacional, que engloba setores específicos. Por exemplo, dentro do planejamento estratégico de determinada empresa, podem existir os planejamentos financeiros, de marketing, de pessoal etc.

Comprometer-se

Na vida, a postura de comprometimento demonstra seriedade. Nos negócios, não é nem um pouco diferente. Empreendedores comprometidos são engajados nas metas, têm alinhamento no cumprimento dos seus propósitos, não arrumam desculpas para deixar de cumprir as suas obrigações — e isso é mais do que fundamental para o sucesso de um negócio.

Algo inerente à postura do empreendedor envolvido é o espírito de liderança. O comprometimento traz senso de responsabilidade e, com isso, inspira uma postura de confiança diante das outras partes de uma equipe. Dessa forma, pessoas comprometidas tendem a conquistar posições de gestão por sua alta credibilidade na organização.

Ser proativo

O empreendedor pode não ter muitas características típicas de um mindset do estilo. Mas, se houver proatividade, saiba que metade do caminho já estará andado. Isso porque não existe ideia realizada sem atitude.

A proatividade é uma soma da atitude com o ir além. Para que um empreendedor seja bem-sucedido, não basta cumprir aquilo que deve ser feito: é preciso buscar mais, um destaque, um diferencial. Sempre visando ao cumprimento dos objetivos do negócio, é claro.

Buscar aprender sempre

Empreendedores iniciantes costumam ver o erro como um grande fracasso e, por isso, evitam errar a qualquer custo. Porém, a falha é fundamental para aprender. Buscar o acerto por meio do erro é, inclusive, uma das ferramentas emocionais que caracterizam o mindset empreendedor.

Além disso, o acúmulo de erros torna o empreendedor cada vez mais resiliente — que é a capacidade de se levantar após uma queda e ressignificar o ocorrido —, o que é fundamental para que o mindset empreendedor se torne sólido. Errar é humano — o que não se deve é deixar de aprender com os próprios erros.

Buscar a geração de novas ideias

A inovação é uma questão intrínseca ao mindset empreendedor. Você não precisa surgir sempre com ideias absolutamente fantásticas para toda e qualquer situação. Porém, uma mente capaz de encontrar saídas inovadoras, por exemplo, para economizar energia, é fundamental para o sucesso de um negócio.

Exercite o seu lado gerador de ideias por meio da leitura de livros, documentários, palestras, jogos de perguntas e respostas etc. Principalmente, mantenha-se aberto a toda e qualquer ideia que surgir em sua mente.

Ser uma pessoa bem-informada

Busque informações sobre tudo o que diga respeito ao ambiente em que sua empresa está inserida. Mercado financeiro, cultura da clientela, cenário político, tudo o que possa afetar o seu negócio de forma direta e/ou indireta.

Esse conhecimento trará ao gestor uma maior segurança para a tomada de importantes decisões que levarão ao sucesso do negócio. Estar bem-informado é a melhor forma de alinhar os objetivos do negócio à realidade que ele vai enfrentar.

Não ter medo de correr riscos

Saber arriscar é muito importante para que o negócio não trave em algum momento do planejamento. Como já visto anteriormente, alterações são sempre bem-vindas em um plano de negócios, e muitas delas contêm riscos que podem dar medo ao empreendedor.

Porém, é importante lembrar que os riscos corridos deverão ser calculados e estimados o máximo possível. Empreendedores que adoram aventuras e que embarcam em qualquer proposta dificilmente são bem-sucedidos. Assim como os empreendedores “congelados”, que não conseguem dar um passo fora do lugar, também não prosperam. A chave dessa situação está no equilíbrio.

Transformar ideias em realidade

Falaremos agora de uma etapa muito importante para o desenvolvimento de um negócio: a execução. Um bom planejamento é fundamental, novas ideias são essenciais, mas a prática é questão primordial para a realização dos objetivos.

A execução se trata da habilidade de transformar ideias em planos de ação. Ela não deve ser feita de qualquer forma: é preciso saber coordenar os recursos e as pessoas envolvidos no negócio. Quer uma dica? Então, lá vai: elabore um plano de ação que envolva os dois ou três pontos mais relevantes para a execução, e os priorize!

Ter autoconfiança

O primeiro que deve acreditar que o negócio vai dar certo é o empreendedor. A certeza de que o objetivo determinado e as ferramentas empregadas são os ideais é um grande contribuinte para o sucesso do empreendimento.

Além disso, gestores autoconfiantes costumam aceitar novos desafios de forma mais fácil, o que é um ponto positivo a mais para a empresa. Quer uma dica para aumentar a sua autoconfiança diante do desenvolvimento do negócio? Estabeleça pequenas metas e vá cumprindo, uma a uma. Dessa forma, vai desenvolver mais energia e fortalecer a autoconfiança.

Ser otimista

“Seja positivo: a vida retribui”. Essa frase de Mahatma Gandhi se encaixa de forma perfeita no cenário do empreendedorismo. Uma postura otimista durante todo o desenvolvimento do negócio torna a situação mais leve e gostosa de se levar.

Se, por natureza, você é uma pessoa pessimista, mude agora mesmo o seu mindset! Tente anular os pensamentos negativos com os positivos. Aprenda a ver o lado bom de toda e qualquer situação.

Ser persistente

A estrada para o sucesso pode ser, por vezes, comprida e cheia de obstáculos. O empreendedor deve ter em mente que, para ser bem-sucedido, será preciso recomeçar — às vezes, mais de uma vez. É aí que entra a persistência.

O bom empreendedor é aquele que, simplesmente, não desiste. A diferença entre o sucesso e o fracasso está nisso. Lembre-se, também, de que cada um segue o seu caminho da sua maneira. Evite comparar o andamento do seu negócio com o do vizinho. Siga em frente até atingir o objetivo almejado, não importando as circunstâncias.

Dar atenção às pessoas

As pessoas são o principal capital de um negócio. Na verdade, sem elas, não há empresa, pois precisamos delas para atingir resultados. Por isso, é fundamental que o empreendedor tenha ferramentas para lidar com todos os tipos de personalidade e, principalmente, mostre sensibilidade e empatia ao lidar com as pessoas.

Inclusive, empatia é a palavra-chave na questão da gestão de pessoal. Saber se colocar no lugar do outro é a melhor inteligência que um empreendedor pode adquirir para captar e manter clientes. Além disso, a empatia entre funcionários torna o negócio fluido e mais propenso a ter seus objetivos alcançados.

Logo, para ser um empreendedor bem-sucedido, é importante desenvolver essas características. Aproveite as nossas dicas para fazer isso com ainda mais rapidez! Você sabe quais são benefícios de ter essas características desenvolvidas? Continue com a gente!

e-book hcc energia solar

Quais são os benefícios de desenvolver o mindset empreendedor?

Desenvolver o mindset empreendedor traz enormes vantagens não apenas para a prosperidade do seu negócio, mas também, para o desenvolvimento pessoal do empreendedor. Veja, agora mesmo, os principais benefícios de se desenvolver essa configuração mental!

Vai ajudar você em outras áreas da sua vida

Como dito anteriormente, o mindset empreendedor também pode ser um bônus em sua vida pessoal. Seus lados profissional e pessoal têm uma série de nuances parecidas, principalmente, as que dizem respeito ao fracasso e ao sucesso.

O empreendedor com um mindset bem desenvolvido consegue reagir melhor às situações de rejeição, além de se tornar mais organizado para levar uma vida menos estressante e mais flexível.

Incentivará a criatividade

Exercitando o seu pensamento crítico para a descoberta de ideias inovadoras, o empreendedor incentivará a sua criatividade para todos os âmbitos da vida. Quanto mais se exercita essa característica, mais criativo o indivíduo se torna, o que é excelente tanto para o negócio quanto para o empreendedor.

Inspirará confiança

O empreendedor que tem um mindset bem desenvolvido inspira confiança nos que o cercam. Afinal, quem não confia em um gestor competente, comprometido, responsável e seguro no que pensa, faz e diz?

Além disso, o mindset empreendedor atrai novos parceiros, fornecedores e clientes pela inspiração que o gestor passa para o público. É um excelente chamariz de networking.

Proporcionará flexibilidade do tempo

Aprender a agir de maneira organizada faz as ações ocorrerem de modo mais rápido, o que proporciona mais tempo e flexibilidade para outras atividades. Em outras palavras: o mindset empreendedor possibilita uma vida mais flexível e completa.

Muitos leigos veem o empreendedorismo como uma atividade de total dedicação e empenho. Isso é uma falácia. Os momentos de lazer são de extrema importância para a saúde mental do empreendedor. Uma mente descansada produz ideias ainda mais fascinantes.

Agora que você já sabe quais são as características e benefícios do mindset empreendedor, que tal aprender a desenvolvê-lo?

Como o empreendedor pode desenvolver seu mindset?

Desenvolver o mindset empreendedor não é nenhuma tarefa complexa. Veja, abaixo, dicas de como turbinar a sua configuração mental!

Busque o conhecimento incessantemente

O saber é infinito. Quanto mais o empreendedor aprender, melhor para o seu negócio e para a sua vida. Busque conhecimento sobre todas as áreas possíveis e, na sua área de atuação, seja o melhor que puder.

Especialize-se por meio de pós-graduações, cursos de aperfeiçoamento, palestras, congressos, entre outros. Além de aumentar o conhecimento, você atualizará o currículo e se colocará à mostra para o mercado.

Aprenda a aceitar críticas

Entenda que, principalmente, no mundo dos negócios, as críticas nem sempre são pessoais. Ficar ofendido por cada julgamento que recebe pode prejudicar sua jornada como empreendedor. Aprender a absorver o lado construtivo dos feedbacks negativos, por mais difícil que seja, e reparar os erros. Em um bom negócio, eles são precisos e sempre ocorrerão.

Concentre-se no processo, não no resultado

Sim, existem objetivos e metas a serem cumpridos. Mas de nada adianta ficar ansioso para atingi-las. Coisas boas levam tempo! Concentre-se em fazer o melhor que puder no período que tiver. Dessa forma, o tempo passará mais rápido e o objetivo será conquistado com maestria.

Crie tempo para a reflexão diária

Pare, respire e pense em tudo o que tem feito. Faz sentido o caminho que você está tomando? É importante fazer pequenas pausas para avaliar sua jornada. Dessa forma, é possível evitar erros e desvios que custam tempo e dinheiro dentro do desenvolvimento do negócio.

Coloque-se em situações desafiadoras

Cuidado com a zona de conforto! Ela surge, muitas vezes, sem percebermos. Aos poucos, acomoda o negócio e o afunda. Não tenha medo de sair do óbvio e arriscar, afinal, nem todas as soluções serão óbvias e previsíveis.

Além disso, o exercício de se colocar em situações desafiadoras é excelente para o fortalecimento da autoestima e autoconfiança. Se possível, coloque-se em situações desafiadoras todos os dias. Você verá como o seu mindset empreendedor evoluirá.

Aprenda a pensar de forma diferente

Um exercício muito importante para o desenvolvimento do mindset empreendedor é o tentar pensar de forma diferente do que a maioria faria. Empreender é pensar fora da caixa, e esse não é um hábito que se cria de um dia para o outro.

Pensar diferente não significa fazer tudo ao contrário, mas sim, enxergar outras possibilidades além do que todos estão costumados a estabelecer. Tente fazer isso com as mais variadas situações da vida e veja o seu pensamento se desenvolver.

Esteja sempre em movimento

Faça todos os dias um pouco a mais do que o dia anterior. Assim como andar de bicicleta, empreender é estar sempre em movimento e com equilíbrio. Não pare de fazer, mantenha a constância para não esquecer. O cérebro humano é movido a repetições.

Capacidade de organização

Saber onde está cada papel, memorizar datas, senhas, nomes... A organização é uma benção. Isso porque ela permite a flexibilização do tempo, fazendo com que mais atividades possam ser realizadas. Aprenda a ser organizado e veja o seu negócio prosperar!

Saiba avaliar a si mesmo

De forma realista, é claro. Tenha noção das suas próprias falhas, dos seus defeitos, do que já errou no passado. Tenha, também, o conhecimento dos seus pontos fortes, qualidades e acertos. Faça uma avaliação dessas questões e identifique o que pode ser mudado, melhorado.

Com base nesse resultado, busque desenvolver habilidades que possam sanar os erros e acentuar os acertos. Se for complicado realizar esse exercício sozinho, busque a ajuda de um psicólogo especializado no assunto. Depois, tente fazer sozinho, como forma de se desafiar.

Tenha cuidado com o seu ego

O ego é um elemento perigoso. Cuidado com ele, principalmente, quando começar a acertar no negócio. O ego tem uma grande capacidade de cegar o empreendedor, colocando-o em uma zona de conforto terrível.

Além disso, minimiza as outras pessoas e, dessa forma, o egoísta passa a se achar melhor que todos. Em algum momento, cedo ou tarde, a realidade vem à tona e, com ela, péssimas consequências.

Portanto, o desenvolvimento do mindset empreendedor é muito importante para que você prospere no seu negócio. Não deixe de colocar em práticas as nossas dicas e se desenvolver cada vez mais!

Se você tem interesse em investir no ramo da energia solar, saiba que nós, da HCC Energia Solar, podemos ajudar você! Somos uma empresa especializada em soluções no ramo da energia solar, com mais de 15 anos de experiência no mercado e, com toda certeza, temos a solução de que você precisa!

Além disso, trabalhamos também com o sistema de franchising, o que é uma excelente opção para você, empreendedor iniciante! Veja o nosso site e entenda melhor como funcionam as nossas franquias!

Desenvolver seu mindset empreendedor será essencial na hora de decidir sobre os rumos do negócio que deseja abrir. Por isso, comece agora mesmo a adotar novas práticas para estimular uma mudança na sua configuração mental.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e aprender muito mais!

Instagram hcc