Saiba por que a energia solar é tão importante

Saiba por que a energia solar é tão importante

Tempo de leitura: 

4 minutos

Certamente, você já ouviu falar que é possível gerar energia por meio dos raios solares. Porém, você sabe como isso é feito, de que forma beneficia toda a sociedade e por que as energias renováveis têm se popularizado nos últimos anos? Não? Então, continue conosco!

Neste artigo, vamos explicar por que a energia solar é tão importante. Aqui, você entenderá também por que essa fonte de energia se tornou tão popular, quais os impactos ambientais que ela ameniza, seus benefícios financeiros e muito mais! Não perca!

O que é a energia solar?

A energia solar tem origem no calor emitido pelos raios do sol. Logo, é uma fonte de energia renovável, que não tem fim. Ela pode ser captada de duas formas: pela conversão direta da radiação solar em energia, também chamada de energia fotovoltaica, e por meio de painéis solares que transformam a energia solar em calor, também chamada de energia heliotérmica.

A título de curiosidade, saiba que o Brasil foi o primeiro país subdesenvolvido a fabricar células fotovoltaicas, tendo, atualmente, cerca de 30 mil geradores desse tipo de energia por todo o seu território. Veja, agora mesmo, quais são as principais vantagens da energia solar!

Quais as vantagens da energia solar?

Essa fonte de energia tem se popularizado nos últimos anos, graças às inúmeras vantagens que ela traz. Veja algumas delas.

Economia em recursos financeiros

Uma das maiores queixas em relação à fonte de energia elétrica é quanto ao seu alto valor de consumo. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estima-se que a carga tributária possa chegar a até 56% do valor total das contas de energia elétrica. Isso acontece devido à instauração da Bandeira Vermelha, necessária nos momentos em que as usinas hidrelétricas contam com baixos níveis de água nos reservatórios.

Com a adoção da energia solar, os únicos tributos que deverão ser pagos são as taxas fixas da concessionária e a tarifa de iluminação pública. Além disso, os gastos com a compra e manutenção de equipamentos para a instalação de energia solar são extremamente viáveis financeiramente. Falaremos sobre isso daqui a pouco!

Alto Retorno sobre Investimento

O Retorno sobre Investimento (ROI) da energia solar é um dos mais benéficos no ramo energético. Isso porque os dispositivos e painéis solares podem durar décadas e, por mais custoso que seja a compra desses materiais, o tempo médio de retorno gira em torno de três a cinco anos.

Isso significa que, após o período de amortização da compra do equipamento, o cliente passa a lucrar bastante com o investimento. Além disso, há um alto valor de rentabilidade. Estima-se que o ROI da energia solar é até seis vezes mais rentável do que a conta poupança. Vale a pena o investimento, não é mesmo?

Baixo impacto ambiental

A instalação de equipamentos para a geração de energia solar produz um baixíssimo impacto ambiental, pois os painéis são limpos, ou seja, não emitem nenhuma forma de resíduo. Com isso, não há prejuízos para a saúde dos usuários da fonte de energia.

Baixa necessidade de manutenção

A necessidade de manutenção dos equipamentos geradores de energia solar é ínfima. Basta uma lavagem simples dos painéis solares a cada seis meses e uma fiscalização regular. Essa fiscalização consiste em comparar o valor do inversor solar do painel com os valores da conta de luz.

Melhoria da imagem da empresa

Atualmente, a adoção de uma fonte de energia renovável é um grande diferencial para as empresas. Aquelas engajadas com práticas sustentáveis são extremamente bem vistas pelo mercado, o que acaba se tornando uma estratégia de marketing.

Existem algumas certificações famosas, tais como o Selo Solar, dado a empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar. Outro reconhecimento é o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), dado a empresas que atuam em edificações construídas segundo os critérios de sustentabilidade, também chamadas de edifícios verdes.

Essas certificações trazem grande credibilidade para empresas, aumentando a posição empresarial e melhorando a imagem.

Desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade

Por muito tempo, acreditou-se que apenas as grandes empresas deveriam ter a preocupação de criar uma forte cultura de sustentabilidade. Porém, a credibilidade da marca sustentável fica tão forte que, atualmente, até mesmo os pequenos empreendedores estão adotando práticas sustentáveis em seus negócios.

Valorização imobiliária

A energia solar é, sem sombra de dúvidas, um excelente chamariz imobiliário. Imagina, não ter que se preocupar com as altas taxas de energia elétrica? O imóvel que contém painéis de energia solar com toda certeza passar a ter uma valorização maior, motivada pela alta busca e preferência dos possíveis proprietários e inquilinos.

Como aderir à energia solar?

Para utilizar a energia solar, seja na sua casa, seja na sua empresa, é preciso, primeiramente, procurar uma parceira especializada nesse tipo de serviço. Preste atenção à reputação da fornecedora no mercado, pois um serviço mal-feito poderá causar grandes prejuízos.

Em seguida, verifique as suas condições de pagamento. Se for necessário optar por uma linha de crédito para a compra, existem diversas empresas, públicas e privadas, capazes de oferecer esse financiamento, tais como o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI).

Após a contratação da empresa especializada e da escolha da forma de pagamento, é hora de definir de vez o projeto. Nele, deverão estar todas as características do imóvel, o tipo de clima da região e a definição de todos os equipamentos que deverão ser utilizados.

Com o projeto pronto, é necessário esperar a aprovação dele pela concessionária energética. Essa liberação habilitará o início de toda a construção do projeto de instalação da energia solar.

Projeto aprovado, é hora da instalação propriamente dita! A empresa especializada montará toda a estrutura necessária para o funcionamento do projeto. Após essa etapa, bastará a ativação do sistema e, por fim, o seu funcionamento e monitoramento. É importante lembrar que o monitoramento deverá ser feito tanto pela empresa especializada quanto pelo contratante, ok?

Gostou de entender mais sobre por que a energia solar é tão importante? Então, não deixe de ler sobre como descobrir o faturamento de energia solar ao investir em franquia e aprender muito mais!