Quais são as melhores franquias para investir? Conheça!

Quais são as melhores franquias para investir? Conheça!

Tempo de leitura: 

5 minutos

Está pensando em realizar investimentos e aplicar seu dinheiro de forma segura e inteligente? As franquias são tendência no mundo dos negócios e apresentam ótimas perspectivas de crescimento. Alguns modelos desse tipo de empreendimento se destacam no mercado e, neste post, vamos falar sobre as melhores franquias para investir.

Com a atual crise econômica, muitos setores estão sofrendo impactos negativos, mas o de franquias se apresenta caminhando no sentido oposto a essa queda. Por isso, as perspectivas são positivas para esse modelo de negócio que tem vários segmentos, como alimentação e entretenimento. Para escolher o melhor, é preciso conhecê-los e avaliar as suas preferências, estilo e orçamento.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as melhores franquias para investir e como é possível empreender de forma fácil e prática, obtendo resultados muito mais atrativos. Acompanhe!

O mercado de franquias

No mundo dos negócios, quem pensa em empreender sempre busca setores que apresentam as melhores expectativas de crescimento. Essa é uma forma de investir com segurança e garantia de retorno financeiro. Para isso, é preciso avaliar e definir o que realmente se apresenta como tendência no setor de franchising.

As franquias são modelos de empreendimentos totalmente seguros e foram pensadas para oferecer os melhores resultados. Esse setor está em constante crescimento e foi o único a não retroceder durante a crise econômica de 2015 e 2017, apresentando crescimento médio de 7% ao ano nesse período.

Melhores franquias para investir

Sendo o setor mais recomendado para quem pretende empreender, as franquias estão em diversos segmentos. Mas para garantir o sucesso do seu negócio, é preciso conhecer esse mercado e saber identificar as melhores franquias para investir.

Esse modelo abrange diversos ramos de atividades e é importante que você encontre o que mais tem afinidade para empreender. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de segmentos de franquias que prometem suporte e um modelo de negócio rentável.

Alimentação

Seja pelo conforto, seja devido à rotina corrida, é cada vez mais comum as pessoas optarem por comer fora de casa. Assim, o setor de franquias no segmento de alimentação é uma ótima alternativa de investimento para os empreendedores. Como as marcas estão em busca de ganhos eficientes e maior produtividade, se dedicam constantemente em fazer uma boa gestão dos custos e das unidades, de uma forma geral.

O segmento de alimentação é o maior do Brasil e o serviço rápido é o modelo de negócio mais tradicional, seguido do sistema delivery. No Brasil, uma das maiores franquias de alimentação é o Subway. Outros modelos que vêm se destacando são os de comidas orgânicas, naturais, veganas e vegetarianas.

Outros segmentos nesse setor são os bares, sorveterias, docerias, lojas de conveniência, padarias e restaurantes. As franquias de alimentação consideradas as melhores são as que têm número expressivo de unidades e são encontradas com facilidade em shoppings e locais com grande movimento de pessoas.

Comunicação e informática

Com o mundo cada vez mais conectado e com as pessoas buscando mais alternativas que facilitem a rotina, o setor de franquias de comunicação e informática apresenta ótimas perspectivas. Esse segmento é muito dinâmico e o diferencial entres as redes de franquias está na qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados.

Em geral, as melhores marcas voltadas para o setor de comunicação e informática são as que focam um bom atendimento ao consumidor e aquelas que sempre têm estoque dos produtos mais procurados.

Farmácias

As farmácias são ótimas alternativas para quem deseja investir no mercado de franquias e aparecem como um dos principais nichos do mercado. Elas abrangem a comercialização de perfumes e cosméticos, que crescem consideravelmente, não apenas entre as mulheres, mas também, entre os homens.

Eles estão cada dia mais interessados em preservar a saúde e a beleza, levando as marcas a buscar inovações para atendê-los com qualidade. Esse modelo de negócio pode ser desde as lojas convencionais das ruas e shoppings até os empreendimentos que ficam em quiosques e que atuam com vendas diretas.

Para empreender nesse setor, é importante investir em marcas que procuram sempre inovar em seus produtos e que mantenham um bom relacionamento com seus clientes.

Entretenimento

O segmento de franquia voltado para entretenimento e lazer é outra tendência e vem se diversificando ao longo dos anos. Isso porque o ramo também compreende as redes de franquias que vendem brinquedos.

Mesmo com o foco ainda muito voltado para o público infantil, as estratégias de marketing das redes mostram que as marcas já tentam envolver públicos mais velhos, como avós ou os responsáveis, nas atividades e na venda dos produtos. As melhores franquias de entretenimento são as que oferecem produtos para todas as épocas do ano, desde a Páscoa até o Natal.

Energia solar

A franquia de energia solar oferece serviços relacionados a energia fotovoltaica, que podem envolver desde a orientação para a compra de determinados equipamentos até o serviço completo de instalação do sistema. A empresa pode atender a residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

A energia solar é uma tecnologia que está em constante crescimento no Brasil e as franquias já apontam ótimas oportunidades de retorno do investimento, com expressiva margem de lucro. As empresas desse setor são responsáveis pelo fornecimento de serviços de instalação, manutenção, dimensionamento dos projetos, comercialização dos kits fotovoltaicos e tudo mais que esteja ligado ao universo de energia solar.

O setor fotovoltaico apresenta várias vantagens para quem deseja investir em franquias, como não-sazonalidade, possibilidade de comissão em toda venda, acesso a treinamentos e cursos de capacitação, necessidade de estoque mínimo, suporte constante do franqueador e baixo investimento. Existem alguns tipos de franquia de energia solar:

  • franquia unitária: modelo mais usado e está presente em lojas e quiosques de centros comerciais e shopping;
  • microfranquia: tem baixo custo de investimento e o retorno financeiro é mais rápido. É mais independente e o próprio empreendedor pode gerenciá-la;
  • franquia de desenvolvimento de área: quando o fraqueado é responsável por uma região determinada;
  • franquia master: possibilita instalar mais de uma unidade em uma área específica e precisa de maior investimento;
  • franquia de conversão: permite implementar várias unidades em algumas regiões;
  • shop in shop: quando o empreendedor pode instalar um quiosque da franquia dentro do seu próprio negócio;
  • franquia combinada: em um ponto comercial, o empresário pode comercializar marcas diferentes.

Portanto, para encontrar as melhores franquias para investir, é preciso conhecer o mercado e empreender nos segmentos mais promissores. A HCC Energia Solar oferece soluções completas em franquias no setor de energia fotovoltaica. Seja um franqueado e ganhe liberdade energética com muito mais economia e ótimo retorno financeiro.

Quer saber mais sobre as franquias da HCC? Entre em contato com nossos consultores e invista nesse mercado que só cresce no Brasil!