Quais os benefícios da energia solar para irrigação? Confira!

Benefícios da energia solar para irrigação

A energia solar vem crescendo no Brasil e já é uma tendência no setor do agronegócio. Os avanços tecnológicos proporcionam ferramentas que ajudam o produtor a otimizar a produtividade e os lucros da lavoura. Por isso, o uso da energia solar para irrigação é uma alternativa para solucionar alguns problemas na agricultura.

Com grande capacidade agrícola, o Brasil está entre os maiores produtores de grãos do mundo devido aos solos férteis e ao clima bastante favorável. Porém, algumas regiões sofrem com a falta de água, dependendo da irrigação para manter a lavoura. Bombas de irrigação movidas a energia solar são soluções inteligentes para os produtores rurais que sofrem com esses problemas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, vamos mostrar como a energia solar pode facilitar a vida no campo e de que forma essa tecnologia pode ser aplicada. Confira!

 

Os métodos de irrigação

A irrigação é um técnica que favorece o desenvolvimento das plantações sem depender da água das chuvas. Dessa maneira, é possível ter uma plantação drenada com a quantidade adequada de água e garantir produtos de qualidade. Existem algumas práticas de irrigação para regar canteiros, plantas e pastagens. Veja quais são as mais utilizadas.

 

Irrigação por aspersão

Simula a chuva natural a partir de pequenas subdivisões que levam a água até as plantas. As principais técnicas são: convencional, pivô-central e autopropelido. Tem baixo custo com mão de obra e alta eficiência, porém, tem elevado custo inicial e pode causar danos ao solo.

 

Irrigação por gotejamento

Recomendada para plantações pequenas de frutas e vegetais e tem um ótimo aproveitamento da água. Esse método oferece aumento na qualidade da produção, economia de água e menor dependência do clima.

 

Irrigação por microaspersão

Um cano é instalado para aguar as plantas, juntamente a um filtro para evitar a entrada de insetos e o entupimento do sistema. Emissores lançam gotículas de água e oferecem uma precipitação uniforme e suave.

 

Irrigação movida a energia solar

Esse sistema dispensa o uso de combustíveis para irrigar a plantação. Painéis solares são instalados nas propriedades rurais para captar os raios de sol e transformá-los em energia para ser utilizada em diversos processos do campo.

 

A energia solar para irrigação

Os sistemas de energia solar são capazes de facilitar, otimizar e reduzir custos no processo de irrigação de solos, plantações e pastagens. O uso da energia fotovoltaica para os sistemas de irrigação oferece diversos benefícios para os produtores rurais, principalmente, em locais onde não chega eletricidade.

Muitas vezes, em lugares mais remotos, os custos com a extensão da rede ficam altos e inviáveis para o agricultor. Por isso, nesses locais, é recomendado o uso da energia solar para acionar bombas e filtros de água usados para diferentes tipos de irrigação. Além da alta eficiência dos sistemas, a economia nas contas de luz é outra vantagem oferecida pela energia solar ao produtor rural.

Inicialmente, os custos para a instalação do sistema fotovoltaico podem parecer altos, mas esse é um investimento que vale a pena. Estima-se que as contas cheguem a reduzir em até 95%. Além disso, os equipamentos são de fácil instalação e de alta durabilidade.

A técnica é sustentável e garante o fornecimento de água sem interrupções, impedindo a escassez do recurso durante o período de estiagem. Muitos produtores que plantam em regiões secas ou com escassez de água não têm acesso à energia elétrica para irrigar sua plantação, optando pelos sistemas fotovoltaicos, que só dependem da luz do sol para funcionar.

 

Aplicação na irrigação

Normalmente, os projetos tradicionais de irrigação demandam alto custo de manutenção, já que dependem do bombeamento de água utilizando energia elétrica. Esse é um dos motivos que levam os produtores rurais a adotar os sistemas de irrigação por energia solar em suas propriedades.

A energia fotovoltaica no campo tem um papel importante na redução dos impactos ambientais. Além disso, esse sistema pode ser implantado nas áreas rurais para suprir as demandas de energia e permitir que os produtores acessem sistemas modernos de irrigação. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade dos produtos e a lucratividade.

A automação dos sistemas de irrigação controla o uso de água, energia e produtos químicos, além de diminuir a necessidade de mão de obra. Ao contrário do manejo manual, esse controle é capaz de evitar uma irrigação excessiva, que pode vir a comprometer toda a safra.

 

Tipos de sistemas de energia solar para o campo

As áreas agrícolas têm espaços ideais para a instalação do sistema fotovoltaico por ter muitos locais sem sombreamento. As placas solares devem ser instaladas em lugares com alta exposição aos raios solares para garantir a total eficiência do sistema.

Cada modelo de placa tem uma potência, por isso, é preciso calcular a quantidade necessária para cada tipo de projeto de irrigação. Existem dois tipos de sistemas de energia solar para esse objetivo.

 

Conectados à rede (on-grid)

Esses geradores funcionam junto à rede elétrica e, quando a geração de energia é baixa, o restante é puxado da distribuidora. Por outro lado, quando a produção de energia for acima da quantidade utilizada pela propriedade são gerados créditos energéticos. No fim do mês, esses créditos são usados para abater a energia consumida na rede, proporcionando economia na conta.

 

Não conectados à rede (off-grid)

Esses sistemas são caracterizados por não ser conectados à rede elétrica e se sustentam por meio do uso de banco de baterias. São utilizados em propriedades rurais mais isoladas para bombeamento de água, eletrificação de cercas, postes de luz, entre outros. A energia gerada também pode ser armazenada nas baterias e ser usada à noite ou em períodos nublados.

 

Apoio de empresas especializadas

Para garantir durabilidade e eficiência, é fundamental contar com empresas especializadas na instalação, manutenção e acompanhamento de sistemas de energia solar. A HCC Energia Solar tem soluções personalizadas em sistemas fotovoltaicos residenciais, comerciais, industriais e rurais, oferecendo independência energética para os clientes e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Portanto, a energia solar para irrigação proporciona redução de custos aos agricultores, além de otimizar a qualidade dos produtos e os lucros. Essa também é uma forma de os agricultores contribuírem para um meio ambiente mais sustentável. Conte com empresas especializadas e monte o melhor projeto de irrigação com sistema fotovoltaico para sua propriedade agrícola.

Quer saber mais sobre energia solar? Entre em contato com a HCC Energia Solar e tire todas as suas dúvidas!

POSTS RELACIONADOS