Tecnologia e sustentabilidade: saiba como esses conceitos se relacionam!

HCC Energia Solar

Tempo de leitura: 

4 minutos

A sustentabilidade é um tema em alta. Afinal, os impactos ambientais causados pela sociedade já estão sendo sentidos. Isso traz uma demanda para as empresas e indústrias, que também precisam levar a preservação do meio ambiente em consideração na hora de realizar as suas atividades.

A boa notícia é que a tecnologia pode ser a sua grande aliada na hora de adotar políticas sustentáveis no negócio e garantir a sua responsabilidade social. Isso porque há várias inovações que podem auxiliar na redução de resíduos e na economia no consumo de energia e outros recursos naturais.

Quer saber como tecnologia e sustentabilidade podem ser alinhados na sua empresa? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

Utilização de serviços de nuvem

Os serviços de nuvem se popularizaram nos últimos anos e estão ganhando cada vez mais espaço na organização de arquivos pessoais e de empresas. Isso porque trazem uma série de benefícios, como a facilidade para armazenar dados e a criação de documentos.

Além disso, eles protegem a sua empresa contra a perda de documentos devido a ações do tempo ou acidentes. Mas o que pouca gente sabe é que esse tipo de tecnologia também contribui para a sustentabilidade do negócio.

Isso porque você é capaz de reduzir a necessidade de impressão de documentos e relatórios, o que diminui o consumo desse tipo de recurso natural. Dessa forma, além de aproveitar todos os benefícios que o serviço de nuvem é capaz de oferecer, você ainda contribui com a preservação do meio ambiente.

Investimento em digitalização

Outra forma de reduzir o consumo de papéis na sua empresa é a digitalização de documentos. Você pode utilizar esse serviço para armazenar, de forma digital, toda a papelada que já foi gerada pela sua empresa. Além disso, é possível investir em uma assinatura digital para evitar a necessidade de impressão dos novos documentos.

Um detalhe importante é a possibilidade de aliar a digitalização ao serviço de nuvem. Isso pode fazer com que você dispense, quase totalmente, a necessidade de impressões por parte da sua empresa. Além disso, protege os seus documentos e dados importantes sobre a organização.

Reutilização da água das chuvas

A tecnologia permite que você colete a água das chuvas para reutilizá-la na limpeza ou em descargas da sua empresa. Dessa forma, você é capaz de reduzir muito o consumo desse recurso natural tão valioso para a sociedade.

Esse sistema já existe há alguns anos, mas, com o avanço da tecnologia de captação e armazenamento de água, ficou ainda mais fácil e viável implementá-lo em empresas e indústrias. A água é coletada pelas calhas ou outros sistemas de sua preferência, armazenada em local adequado e filtrada para ser utilizada dentro do seu negócio.

Economia de energia elétrica

A energia elétrica também exige o uso de recursos naturais. Dessa forma, é essencial que você busque estratégias eficientes para a redução desse consumo.

Uma das formas de fazer isso é utilizar as modernas luzes de LED, uma tecnologia recente que vem ganhando espaço no mercado. Elas são mais econômicas e ainda duram mais do que as lâmpadas convencionais, o que pode reduzir a quantidade de resíduos gerados pela empresa.

Para completar as estratégias de economia, também é importante instalar sensores de movimento nos banheiros e corredores, por exemplo, evitando que a luz fique acessa durante todo o tempo. Aproveite para incentivar os colaboradores a economizar energia, apagando a luz de ambientes vazios e desligando aparelhos que não estão sendo utilizados.

Aposta em energia solar

Por falar em economizar, a energia solar pode ser a sua maior aliada nesse aspecto. Essa tecnologia ganhou espaço nas residências brasileiras para esquentar a água utilizada nos chuveiros.

Porém, com o avanço tecnológico, é possível gerar energia elétrica a partir da energia do sol e, inclusive, armazená-la. Isso permite que a sua empresa utilize uma energia limpa nas suas operações!

Para isso, é necessário instalar painéis fotovoltaicos. Apesar de ser necessário um investimento inicial, isso é retornado rapidamente, uma vez que, com essa tecnologia, você é capaz de reduzir as suas contas de energia elétrica. Dependendo da estação do ano e da sua localização, poderá eliminar por completo esse gasto na sua empresa.

Investimento em software para a sustentabilidade

Existem diversos softwares de gestão capazes de ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável. Eles realizam uma série de atividades, como o controle da legislação ambiental que se aplica ao seu negócio, o gerenciamento de impactos ambientais, com a geração de relatórios, e o gerenciamento de resíduos, por exemplo.

Esses sistemas podem ser grandes aliados na hora de transformar os processos internos da sua empresa, de forma a garantir a preservação do meio ambiente. Pode ser importante, inclusive, utilizar esses softwares para realizar diagnósticos periódicos sobre os níveis de sustentabilidade do seu negócio.

Monitoramento da emissão de gás carbônico em tempo real

Você sabia que o gás carbônico é um dos grandes vilões do meio ambiente? Dessa forma, é importante que a sua empresa tenha consciência sobre a quantidade desse gás que libera com as suas operações. A tecnologia também é uma grande aliada nesse aspecto!

Usando equipamentos adequados, você é capaz de monitorar, em tempo real, qual é o índice de liberação de gás carbônico na sua empresa e, a partir disso, identificar os pontos mais poluentes. Dessa forma, você consegue ter um panorama geral da sua produção, de forma a identificar onde precisam ser feitas mudanças para reduzir essa emissão.

Como você já sabe, a sustentabilidade é importante tanto para garantir a preservação do meio ambiente quanto para manter a sua empresa competitiva e fazer com que sua marca será considerada confiável pelos consumidores. Afinal, eles estão de olho na poluição gerada pelas empresas das quais consomem produtos e serviços. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a aliar tecnologia e sustentabilidade no seu negócio!

Gostou do nosso artigo? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar uma ideia de inovação sustentável? Então, aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!